Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prazeres, Handerson José dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852
Resumo: A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes.
id UFRN_2ff8e011b2714fe2d96645e9f8dd8a09
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32852
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Prazeres, Handerson José doshttp://lattes.cnpq.br/4503674965225428Lima, Alexsandro Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2452557056611320Souza, Thatyara Freire dehttp://lattes.cnpq.br/8483112335128610Sesion Júnior, Paulo Dantas2021-07-07T18:07:47Z2021-07-07T18:07:47Z2021-03-24PRAZERES, Handerson José dos. Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes.The flipped classroom is based on the placement of the teacher outside the school environment, making students more active in the teaching-learning process. In this methodology, students develop superior psychological functions, such as language, concept formation, voluntary attention, perception, from what would be a Potential Development Zone (ZDP), highlighted by Vygotsky's Theory of Learning. The purpose of this work is a didactic sequence on Uniform Circular Movement, in the light of the flipped classroom methodology. In this form of organization, the teacher will have a better optimization of time in the classroom, greater student engagement and better student-student and teacher-student interaction. The experimental practice is also explored, with simple educational resources, easy to apply and accessible, such as: a smartphone and a bicycle. In the application of the experiment, it is possible to explore the intrinsic concepts of angular movement, such as: angular velocity, linear velocity, the radial dependency relationship, as well as other graphical analyzes of the MCU, in a playful way, providing the development of content concepts, attitudes and procedures in students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilSala de aula invertidaMovimento circular uniformeExperimentoTeoria de aprendizagem de VygotskySala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimentoClassroom inverted in the kinematics of uniform circular motion with application of experimentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSalaaulainvertida_Prazeres_2021.pdfapplication/pdf2257343https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32852/1/Salaaulainvertida_Prazeres_2021.pdfa64ecd2c4ae06f2a52608ed420f217b7MD51123456789/328522021-07-07 15:08:32.679oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32852Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-07T18:08:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Classroom inverted in the kinematics of uniform circular motion with application of experiment
title Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
spellingShingle Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
Prazeres, Handerson José dos
Sala de aula invertida
Movimento circular uniforme
Experimento
Teoria de aprendizagem de Vygotsky
title_short Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_full Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_fullStr Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_full_unstemmed Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_sort Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
author Prazeres, Handerson José dos
author_facet Prazeres, Handerson José dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4503674965225428
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Alexsandro Pereira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2452557056611320
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Thatyara Freire de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8483112335128610
dc.contributor.author.fl_str_mv Prazeres, Handerson José dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sesion Júnior, Paulo Dantas
contributor_str_mv Sesion Júnior, Paulo Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Movimento circular uniforme
Experimento
Teoria de aprendizagem de Vygotsky
topic Sala de aula invertida
Movimento circular uniforme
Experimento
Teoria de aprendizagem de Vygotsky
description A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T18:07:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-07T18:07:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRAZERES, Handerson José dos. Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852
identifier_str_mv PRAZERES, Handerson José dos. Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32852/1/Salaaulainvertida_Prazeres_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a64ecd2c4ae06f2a52608ed420f217b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117521837391872