A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19020 |
Resumo: | Introdução: Os recursos que compõem a Web 2.0, em conjunto com suas características como a interatividade e o dinamismo podem ser utilizados no Serviço de Referência das bibliotecas, ampliando as possibilidades de interação e estreitando o relacionamento entre o bibliotecário e o usuário, permitindo o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, a troca de ideias e facilitando o processo de disseminação da informação. Objetivos: Analisar a aplicabilidade e o impacto da Web 2.0 no Serviço de Referência de bibliotecas das universidades federais do Nordeste do Brasil. Metodologia: Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a bibliotecas de nove universidades federais do Nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas pesquisadas sabe da importância e utiliza recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência, especialmente, para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que os recursos da Web 2.0 utilizados se limitam a uns poucos tipos, não incluindo recursos que poderiam ter impacto positivo no atendimento e fortalecimento do relacionamento com os usuários. Edinete Nascimento Pereira; Andréa Vasconcelos Carvalho A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro Conclusões: As bibliotecas pesquisadas se encontram num estágio inicial em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência. É importante salientar a necessidade de que haja ações de gestão no uso dos recursos 2.0 e que o bibliotecário faça um plano de gestão definindo quais recursos utilizar, que informação disseminar e que objetivos se pretende atingir. |
id |
UFRN_31e5c08f70b242918e8ccff4996973e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19020 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Andrea VasconcelosPereira, Edinete do Nascimento2015-04-24T16:49:49Z2015-04-24T16:49:49Z2012PEREIRA, Edinete do Nascimento; CARVALHO, Andréa Vasconcelos. A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do Nordeste brasileiro. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n.3, p. 102-124, set./dez. 2012. DOI: 10.5433/1981-8920.2012v17n3p102. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13000/pdf>. Acesso em 23 abr. 2015.1981-8920.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19020Introdução: Os recursos que compõem a Web 2.0, em conjunto com suas características como a interatividade e o dinamismo podem ser utilizados no Serviço de Referência das bibliotecas, ampliando as possibilidades de interação e estreitando o relacionamento entre o bibliotecário e o usuário, permitindo o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, a troca de ideias e facilitando o processo de disseminação da informação. Objetivos: Analisar a aplicabilidade e o impacto da Web 2.0 no Serviço de Referência de bibliotecas das universidades federais do Nordeste do Brasil. Metodologia: Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a bibliotecas de nove universidades federais do Nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas pesquisadas sabe da importância e utiliza recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência, especialmente, para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que os recursos da Web 2.0 utilizados se limitam a uns poucos tipos, não incluindo recursos que poderiam ter impacto positivo no atendimento e fortalecimento do relacionamento com os usuários. Edinete Nascimento Pereira; Andréa Vasconcelos Carvalho A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro Conclusões: As bibliotecas pesquisadas se encontram num estágio inicial em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência. É importante salientar a necessidade de que haja ações de gestão no uso dos recursos 2.0 e que o bibliotecário faça um plano de gestão definindo quais recursos utilizar, que informação disseminar e que objetivos se pretende atingir.Informação & Informação.Web 2.0 no serviço de referênciaWeb 2.0 em bibliotecaServiço de ReferênciaUniversidades Federais do NordesteA web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA web 2.0 no serviço de referência.pdfA web 2.0 no serviço de referência.pdfapplication/pdf316073https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/1/A%20web%202.0%20no%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia.pdf1d15e63198b6054742821ca2386317e4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/2/license.txt2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499MD52TEXTA web 2.0 no serviço de referência.pdf.txtA web 2.0 no serviço de referência.pdf.txtExtracted texttext/plain57120https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/7/A%20web%202.0%20no%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia.pdf.txta23295db2383c2152daa8a2b3562239fMD57THUMBNAILA web 2.0 no serviço de referência.pdf.jpgA web 2.0 no serviço de referência.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6635https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/8/A%20web%202.0%20no%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia.pdf.jpg4e52d28c981d53c297554374ed086d7bMD58123456789/190202017-11-02 20:36:44.708oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T23:36:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro |
title |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro |
spellingShingle |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro Carvalho, Andrea Vasconcelos Web 2.0 no serviço de referência Web 2.0 em biblioteca Serviço de Referência Universidades Federais do Nordeste |
title_short |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro |
title_full |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro |
title_fullStr |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro |
title_full_unstemmed |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro |
title_sort |
A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro |
author |
Carvalho, Andrea Vasconcelos |
author_facet |
Carvalho, Andrea Vasconcelos Pereira, Edinete do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Edinete do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Andrea Vasconcelos Pereira, Edinete do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 no serviço de referência Web 2.0 em biblioteca Serviço de Referência Universidades Federais do Nordeste |
topic |
Web 2.0 no serviço de referência Web 2.0 em biblioteca Serviço de Referência Universidades Federais do Nordeste |
description |
Introdução: Os recursos que compõem a Web 2.0, em conjunto com suas características como a interatividade e o dinamismo podem ser utilizados no Serviço de Referência das bibliotecas, ampliando as possibilidades de interação e estreitando o relacionamento entre o bibliotecário e o usuário, permitindo o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, a troca de ideias e facilitando o processo de disseminação da informação. Objetivos: Analisar a aplicabilidade e o impacto da Web 2.0 no Serviço de Referência de bibliotecas das universidades federais do Nordeste do Brasil. Metodologia: Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a bibliotecas de nove universidades federais do Nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas pesquisadas sabe da importância e utiliza recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência, especialmente, para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que os recursos da Web 2.0 utilizados se limitam a uns poucos tipos, não incluindo recursos que poderiam ter impacto positivo no atendimento e fortalecimento do relacionamento com os usuários. Edinete Nascimento Pereira; Andréa Vasconcelos Carvalho A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro Conclusões: As bibliotecas pesquisadas se encontram num estágio inicial em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência. É importante salientar a necessidade de que haja ações de gestão no uso dos recursos 2.0 e que o bibliotecário faça um plano de gestão definindo quais recursos utilizar, que informação disseminar e que objetivos se pretende atingir. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-24T16:49:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-24T16:49:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Edinete do Nascimento; CARVALHO, Andréa Vasconcelos. A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do Nordeste brasileiro. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n.3, p. 102-124, set./dez. 2012. DOI: 10.5433/1981-8920.2012v17n3p102. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13000/pdf>. Acesso em 23 abr. 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19020 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1981-8920. |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Edinete do Nascimento; CARVALHO, Andréa Vasconcelos. A web 2.0 no serviço de referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do Nordeste brasileiro. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n.3, p. 102-124, set./dez. 2012. DOI: 10.5433/1981-8920.2012v17n3p102. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13000/pdf>. Acesso em 23 abr. 2015. 1981-8920. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Informação & Informação. |
publisher.none.fl_str_mv |
Informação & Informação. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/1/A%20web%202.0%20no%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/7/A%20web%202.0%20no%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19020/8/A%20web%202.0%20no%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d15e63198b6054742821ca2386317e4 2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499 a23295db2383c2152daa8a2b3562239f 4e52d28c981d53c297554374ed086d7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833029941559296 |