Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854 |
Resumo: | Esta campanha digital analisa a marca Lipo Corpus, do Grupo Corpus, que comercializa produtos de emagrecimento e beleza. Ao examinar o perfil da marca no Instagram, identificamos uma preferência por representações que reforçam um ideal de corpo padronizado, incentivando o uso de produtos como gel redutor, shake e gel antiestrias para alcançar esses ideais de beleza. Por isso, nosso objetivo foi transformar a comunicação da marca, trazendo a valorização da diversidade de corpos como um pilar fundamental na estratégia de comunicação da Lipo Corpus. Utilizando a abordagem metodológica baseada na análise do discurso, exploramos conceitos e reflexões relacionados ao corpo e sua relação com os padrões estéticos. Contamos com a contribuição dos autores Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco e Douglas Kellner, para embasar e direcionar a elaboração da campanha. |
id |
UFRN_332ec72689853726089033aa8253c7e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53854 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Leticia Melquiades GomesAndrade, Roberto Albert Morais deMacêdo, Verônica BeserraSilva, Victor Batista daMagno, Madja Elayne da Silva PenhaNobre, Luiz Fernando Dal PianCarvalho, Breno da SilvaBezerra, Josenildo Soares2023-07-19T22:38:15Z2023-07-19T22:38:15Z2023-07-06MACÊDO, Beserra Verônica et al. Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854Esta campanha digital analisa a marca Lipo Corpus, do Grupo Corpus, que comercializa produtos de emagrecimento e beleza. Ao examinar o perfil da marca no Instagram, identificamos uma preferência por representações que reforçam um ideal de corpo padronizado, incentivando o uso de produtos como gel redutor, shake e gel antiestrias para alcançar esses ideais de beleza. Por isso, nosso objetivo foi transformar a comunicação da marca, trazendo a valorização da diversidade de corpos como um pilar fundamental na estratégia de comunicação da Lipo Corpus. Utilizando a abordagem metodológica baseada na análise do discurso, exploramos conceitos e reflexões relacionados ao corpo e sua relação com os padrões estéticos. Contamos com a contribuição dos autores Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco e Douglas Kellner, para embasar e direcionar a elaboração da campanha.This digital campaign analyzes the brand Lipo Corpus, from Grupo Corpus, which sells slimming and beauty products. When examining the brand's profile on Instagram, we identified a preference for representations that reinforce a standardized body ideal, encouraging the use of products such as reducing gel, shake and anti-stretch mark gel to achieve these beauty ideals. Therefore, our objective was to transform the brand's communication, bringing the appreciation of the diversity of bodies as a fundamental pillar in the communication strategy of Lipo Corpus. Using a methodological approach based on discourse analysis, we explore concepts and reflections related to the body and its relationship with aesthetic standards. We had the contribution of the authors Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco and Douglas Kellner, to base and direct the elaboration of the campaign.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadePropagandaLipo CorpusPadrões de BelezaInstagramCampanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALTCC Campanha Digital com ficha catalográfica.pdfTCC Campanha Digital com ficha catalográfica.pdfapplication/pdf26244344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/1/TCC%20Campanha%20Digital%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdfcf726c81311d8a53980785cda62f3825MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/538542023-07-19 19:38:15.797oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-19T22:38:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram |
title |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram |
spellingShingle |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram Alves, Leticia Melquiades Gomes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade Propaganda Lipo Corpus Padrões de Beleza |
title_short |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram |
title_full |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram |
title_fullStr |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram |
title_full_unstemmed |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram |
title_sort |
Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram |
author |
Alves, Leticia Melquiades Gomes |
author_facet |
Alves, Leticia Melquiades Gomes Andrade, Roberto Albert Morais de Macêdo, Verônica Beserra Silva, Victor Batista da |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Roberto Albert Morais de Macêdo, Verônica Beserra Silva, Victor Batista da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Leticia Melquiades Gomes Andrade, Roberto Albert Morais de Macêdo, Verônica Beserra Silva, Victor Batista da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Magno, Madja Elayne da Silva Penha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bezerra, Josenildo Soares |
contributor_str_mv |
Magno, Madja Elayne da Silva Penha Bezerra, Josenildo Soares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade Propaganda Lipo Corpus Padrões de Beleza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Lipo Corpus Padrões de Beleza |
description |
Esta campanha digital analisa a marca Lipo Corpus, do Grupo Corpus, que comercializa produtos de emagrecimento e beleza. Ao examinar o perfil da marca no Instagram, identificamos uma preferência por representações que reforçam um ideal de corpo padronizado, incentivando o uso de produtos como gel redutor, shake e gel antiestrias para alcançar esses ideais de beleza. Por isso, nosso objetivo foi transformar a comunicação da marca, trazendo a valorização da diversidade de corpos como um pilar fundamental na estratégia de comunicação da Lipo Corpus. Utilizando a abordagem metodológica baseada na análise do discurso, exploramos conceitos e reflexões relacionados ao corpo e sua relação com os padrões estéticos. Contamos com a contribuição dos autores Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco e Douglas Kellner, para embasar e direcionar a elaboração da campanha. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-19T22:38:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-19T22:38:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACÊDO, Beserra Verônica et al. Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854 |
identifier_str_mv |
MACÊDO, Beserra Verônica et al. Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/1/TCC%20Campanha%20Digital%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c cf726c81311d8a53980785cda62f3825 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117789794697216 |