A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227
Resumo: O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF.
id UFRN_335d9440ab83eb05067e5b2d5d09670d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57227
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Leite, Leilane Shamara Guedes Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6781374006043485https://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Surdi, Aguinaldo CesarCosta, Alan Queiroz daFreire, Elisabete dos SantosOliveira, Márcio Romeu Ribas dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Araújo, Allyson Carvalho de2024-01-08T22:05:30Z2024-01-08T22:05:30Z2023-07-27LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira. A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN. Orientador: Dr. Allyson Carvalho de Araújo. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF.The present study approaches themes that dialogue with the initial teacher training process in Physical Education (PE), the usage of media and technologies and the pandemic educational landscape. We believe that discussing teaching in PE in distance learning contributes to the reflections of said process and, having in mind the objectives of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation, free translation), especially the one of encouraging teacher formation at tertiary level for primary education and of mobilizing teachers of primary public schools as co-trainers of pre-service teachers, we leaned over in this study about the following issue: How can the PIBID-PE/UFRN contribute to the PE teaching in dialogue with media and technology, considering the experience in the remote learning period? In this context, this study aims to analyse the self-declared contributions that the pre-service teachers linked to PIBID-PE/UFRN experienced during the emergency remote teaching, considering the topics of media and technology for teaching in PE. It is an exploratory research, qualitative in nature, and it utilizes documental analysis of individual reports and activities as source of data, as well as online questionnaire with open and closed questions to map out evidence that respond to this study’s objectives. Data showed the pedagogical experience and the affections caused by the program, the challenges and the impact of teaching during the emergency remote teaching for the academic production produced during the program and for the financial aid impact on the continuity of academic activities of the participants. The pluralism about knowledge seen in these research documents shows a gain of skills with media and digital technologies, in contrast to the lack of space for the body in movement, resulting in the mediation through the various languages of PE.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação Física - ensinoPIBIDFormação docenteEnsino remotoA docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDocenciaeducacaofisica_Leite_2023.pdfapplication/pdf7008426https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57227/1/Docenciaeducacaofisica_Leite_2023.pdf70eec32c050367d12899bae7eff4f8a2MD51123456789/572272024-01-08 19:06:21.25oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57227Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-08T22:06:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
title A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
spellingShingle A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação Física - ensino
PIBID
Formação docente
Ensino remoto
title_short A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
title_full A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
title_fullStr A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
title_full_unstemmed A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
title_sort A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
author Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira
author_facet Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6781374006043485
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0114-8122
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Alan Queiroz da
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Freire, Elisabete dos Santos
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2629-920X
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
contributor_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação Física - ensino
PIBID
Formação docente
Ensino remoto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física - ensino
PIBID
Formação docente
Ensino remoto
description O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-08T22:05:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-08T22:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira. A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN. Orientador: Dr. Allyson Carvalho de Araújo. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227
identifier_str_mv LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira. A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN. Orientador: Dr. Allyson Carvalho de Araújo. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57227/1/Docenciaeducacaofisica_Leite_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70eec32c050367d12899bae7eff4f8a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117730576367616