A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227 |
Resumo: | O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF. |
id |
UFRN_335d9440ab83eb05067e5b2d5d09670d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57227 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Leilane Shamara Guedes Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6781374006043485https://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Surdi, Aguinaldo CesarCosta, Alan Queiroz daFreire, Elisabete dos SantosOliveira, Márcio Romeu Ribas dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Araújo, Allyson Carvalho de2024-01-08T22:05:30Z2024-01-08T22:05:30Z2023-07-27LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira. A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN. Orientador: Dr. Allyson Carvalho de Araújo. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF.The present study approaches themes that dialogue with the initial teacher training process in Physical Education (PE), the usage of media and technologies and the pandemic educational landscape. We believe that discussing teaching in PE in distance learning contributes to the reflections of said process and, having in mind the objectives of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation, free translation), especially the one of encouraging teacher formation at tertiary level for primary education and of mobilizing teachers of primary public schools as co-trainers of pre-service teachers, we leaned over in this study about the following issue: How can the PIBID-PE/UFRN contribute to the PE teaching in dialogue with media and technology, considering the experience in the remote learning period? In this context, this study aims to analyse the self-declared contributions that the pre-service teachers linked to PIBID-PE/UFRN experienced during the emergency remote teaching, considering the topics of media and technology for teaching in PE. It is an exploratory research, qualitative in nature, and it utilizes documental analysis of individual reports and activities as source of data, as well as online questionnaire with open and closed questions to map out evidence that respond to this study’s objectives. Data showed the pedagogical experience and the affections caused by the program, the challenges and the impact of teaching during the emergency remote teaching for the academic production produced during the program and for the financial aid impact on the continuity of academic activities of the participants. The pluralism about knowledge seen in these research documents shows a gain of skills with media and digital technologies, in contrast to the lack of space for the body in movement, resulting in the mediation through the various languages of PE.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação Física - ensinoPIBIDFormação docenteEnsino remotoA docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDocenciaeducacaofisica_Leite_2023.pdfapplication/pdf7008426https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57227/1/Docenciaeducacaofisica_Leite_2023.pdf70eec32c050367d12899bae7eff4f8a2MD51123456789/572272024-01-08 19:06:21.25oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57227Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-08T22:06:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN |
title |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN |
spellingShingle |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação Física - ensino PIBID Formação docente Ensino remoto |
title_short |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN |
title_full |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN |
title_fullStr |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN |
title_full_unstemmed |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN |
title_sort |
A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN |
author |
Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira |
author_facet |
Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6781374006043485 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0114-8122 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Surdi, Aguinaldo Cesar |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, Alan Queiroz da |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Freire, Elisabete dos Santos |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2629-920X |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
contributor_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação Física - ensino PIBID Formação docente Ensino remoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física - ensino PIBID Formação docente Ensino remoto |
description |
O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciadas durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, com questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade dos saberes vista nesses documentos de pesquisa denota um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-08T22:05:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-08T22:05:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira. A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN. Orientador: Dr. Allyson Carvalho de Araújo. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227 |
identifier_str_mv |
LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira. A docência em educação física no ensino remoto: um diálogo com o PIBID-EF/UFRN. Orientador: Dr. Allyson Carvalho de Araújo. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57227/1/Docenciaeducacaofisica_Leite_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70eec32c050367d12899bae7eff4f8a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117730576367616 |