A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Shirley R. M.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772
Resumo: O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.
id UFRN_3378d6944a0c9d9c0258f9fa289a0b54
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48772
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Shirley R. M.Nobre, Luiz Fernando Dal PianDa Costa, José Zilmar AlvesCarratore, Luis Roberto Rossi Del2022-07-27T15:38:17Z2022-07-27T15:38:17Z2022-07-13SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. 85f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.Sports marketing has several aspects for research media. In this monograph, we will highlight actions and campaigns that have a social character, campaigns that allow the club to position itself in a political way, or in the case of the object of study, seek a position to engage fans during the Pandemic period. The work will investigate, through descriptive and bibliographic research, the marketing actions promoted by Esporte Clube Bahia, showing that football can go far beyond the four lines, and that by associating sport with efficient communication practices, the result of this process can generate an identification on the part of the fans, making the fans also become consumers, adding value to the brand, generating profits for the club, making it part of a social construction together with its fans, becoming a symbol and reference of what could become football nowadays, creating a new guise for sport and for those who follow it.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialMarketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia.Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic.A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírusCommunication of the Sport Clube Bahia with its fan partners during the new corona virus pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfA COMUNICAÇÃO DO ESPORTE CLUBE BAHIA COM OS SEUS SÓCIOS-TORCEDORES DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUSapplication/pdf20138777https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/3/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdff12c39bff72f174f2ce9df081ac0eb42MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/487722023-01-12 16:41:19.022oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:41:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Communication of the Sport Clube Bahia with its fan partners during the new corona virus pandemic
title A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
spellingShingle A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
Silva, Shirley R. M.
Marketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia.
Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic.
title_short A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_full A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_fullStr A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_full_unstemmed A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
title_sort A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
author Silva, Shirley R. M.
author_facet Silva, Shirley R. M.
author_role author
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Da Costa, José Zilmar Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Shirley R. M.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
contributor_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia.
Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic.
topic Marketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia.
Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic.
description O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T15:38:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T15:38:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. 85f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772
identifier_str_mv SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. 85f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/3/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f12c39bff72f174f2ce9df081ac0eb42
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832848915398656