Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sônia Maria Cavalcanti da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16042
Resumo: In this study we analyzed the development of a teaching experience, involving students with a bachelor s degree in mathematics from UFRN, based on the history of mathematics and mathematical investigations with the aim of contributing to the improvement of the teaching-learning of mathematics. The historical investigation tasks were planned and applied in the classroom, focusing on functional thought. The results obtained during the experience were described and evaluated based on authors who support the assumption of investigation and history as an alternative to the learning of mathematics. We emphasize that the material of analysis consisted of a work diary, audio recordings, questionnaires with testimony of the students involved, and, in addition, the assessment of the teacher of that subject. With regard to the mathematical content, the study was restricted to the concept of function, forms of representation and notation. It was evident that students showed great improvement with regard to the necessary formalization of the mathematical contents which were focused on, and to the active involvement of the students at different stages of the study. We can affirm that the completed study certainly represents significant contributions to an approach in the teaching-learning of functional thought
id UFRN_34444a9cf9e253e3d7706f999638e564
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16042
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Sônia Maria Cavalcanti dahttp://lattes.cnpq.br/8385426369308061http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Mafra, José Ricardo e Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736119A6Faria, Paulo Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/3630521378837174Mendes, Iran Abreu2014-12-17T15:04:50Z2008-10-062014-12-17T15:04:50Z2008-02-26ROCHA, Sônia Maria Cavalcanti da. Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função. 2008. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16042In this study we analyzed the development of a teaching experience, involving students with a bachelor s degree in mathematics from UFRN, based on the history of mathematics and mathematical investigations with the aim of contributing to the improvement of the teaching-learning of mathematics. The historical investigation tasks were planned and applied in the classroom, focusing on functional thought. The results obtained during the experience were described and evaluated based on authors who support the assumption of investigation and history as an alternative to the learning of mathematics. We emphasize that the material of analysis consisted of a work diary, audio recordings, questionnaires with testimony of the students involved, and, in addition, the assessment of the teacher of that subject. With regard to the mathematical content, the study was restricted to the concept of function, forms of representation and notation. It was evident that students showed great improvement with regard to the necessary formalization of the mathematical contents which were focused on, and to the active involvement of the students at different stages of the study. We can affirm that the completed study certainly represents significant contributions to an approach in the teaching-learning of functional thoughtNeste estudo analisamos o desenvolvimento de uma experiência de ensino, envolvendo alunos da licenciatura em matemática da UFRN, que tomou como base a história da matemática e as investigações matemáticas com vistas a contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da matemática. Foram planejadas e aplicadas tarefas de investigação histórica em sala de aula enfocando o pensamento funcional. Descrevemos e avaliamos os resultados obtidos durante a experiência, à luz de autores que sustentam o pressuposto da investigação e da história como alternativa para a aprendizagem da matemática. Destacamos que o material de análise constituiu-se de diário de campo, gravações em áudio, questionários com depoimento dos alunos envolvidos, bem como da avaliação do professor da disciplina. Em relação ao conteúdo matemático, o estudo se limitou ao conceito de função, formas de representação e notação. Ficou evidenciado que os alunos avançaram bastante no que se refere à formalização necessária dos conteúdos matemáticos focalizados, como também, ao envolvimento ativo dos alunos nas diferentes etapas do estudo. Podemos afirmar que o estudo desenvolvido certamente representa contribuições para uma abordagem significativa no ensino-aprendizagem do pensamento funcionalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsinoHistória da matemáticaInvestigação matemáticaTeachingHistory of mathematicsMathematical investigationsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAInvestigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSoniaMCR.pdfapplication/pdf790974https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16042/1/SoniaMCR.pdf4b61f8a978ca87798933256ab674ed1dMD51TEXTSoniaMCR.pdf.txtSoniaMCR.pdf.txtExtracted texttext/plain378751https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16042/6/SoniaMCR.pdf.txtf9ed979c37db9f971ed542653548b171MD56THUMBNAILSoniaMCR.pdf.jpgSoniaMCR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2026https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16042/7/SoniaMCR.pdf.jpg53b4386f5a2e9f9eb8bf4b30b8befdf3MD57123456789/160422017-11-02 10:21:09.12oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16042Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:21:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
title Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
spellingShingle Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
Rocha, Sônia Maria Cavalcanti da
Ensino
História da matemática
Investigação matemática
Teaching
History of mathematics
Mathematical investigations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
title_full Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
title_fullStr Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
title_full_unstemmed Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
title_sort Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
author Rocha, Sônia Maria Cavalcanti da
author_facet Rocha, Sônia Maria Cavalcanti da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8385426369308061
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Mafra, José Ricardo e Souza
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736119A6
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Faria, Paulo Cezar de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3630521378837174
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sônia Maria Cavalcanti da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
contributor_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
História da matemática
Investigação matemática
topic Ensino
História da matemática
Investigação matemática
Teaching
History of mathematics
Mathematical investigations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
History of mathematics
Mathematical investigations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this study we analyzed the development of a teaching experience, involving students with a bachelor s degree in mathematics from UFRN, based on the history of mathematics and mathematical investigations with the aim of contributing to the improvement of the teaching-learning of mathematics. The historical investigation tasks were planned and applied in the classroom, focusing on functional thought. The results obtained during the experience were described and evaluated based on authors who support the assumption of investigation and history as an alternative to the learning of mathematics. We emphasize that the material of analysis consisted of a work diary, audio recordings, questionnaires with testimony of the students involved, and, in addition, the assessment of the teacher of that subject. With regard to the mathematical content, the study was restricted to the concept of function, forms of representation and notation. It was evident that students showed great improvement with regard to the necessary formalization of the mathematical contents which were focused on, and to the active involvement of the students at different stages of the study. We can affirm that the completed study certainly represents significant contributions to an approach in the teaching-learning of functional thought
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-06
2014-12-17T15:04:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Sônia Maria Cavalcanti da. Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função. 2008. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16042
identifier_str_mv ROCHA, Sônia Maria Cavalcanti da. Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função. 2008. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16042/1/SoniaMCR.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16042/6/SoniaMCR.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16042/7/SoniaMCR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b61f8a978ca87798933256ab674ed1d
f9ed979c37db9f971ed542653548b171
53b4386f5a2e9f9eb8bf4b30b8befdf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117578032676864