Atividade cortical e desempenho motor durante a execução de um jogo virtual em pacientes com acidente vascular cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Lorenna Raquel Dantas de Macedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28786
Resumo: Os déficits sensório-motores decorrentes do Acidente Vascular Cerebral (AVC) indicam a necessidade de intervenções que favoreçam a recuperação funcional desses pacientes. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade cortical e o desempenho motor durante a execução de um jogo de realidade virtual em pacientes com AVC. Método: Participaram do estudo 12 pacientes, sendo 6 com lesão cerebral esquerda (PE), com idade média de 54,1 anos (± 9,4) e 6 com lesão à direita (PD), com idade média ± 50,6 anos (± 5,8) e 12 indivíduos saudáveis que ativaram o hemisfério cerebral esquerdo (SE) e o direito (SD). Os participantes foram submetidos a uma avaliação eletroencefalográfica ao realizar um treino com 3 blocos de 5 tentativas do jogo de dardos virtual (XBOX Kinect). O desempenho no jogo foi registrado através das medidas de erro absoluto (EA), constante (EC) e variável (EV). Os dados foram analisados através da ANOVA com teste post hoc de Tukey. Resultados: Os pacientes com lesão no hemisfério cerebral esquerdo apresentaram alterações na ativação da frequência alfa em áreas relacionadas com o planejamento motor (AF3) e com a integração das informações visuo-perceptuais (P7). Na frequência de beta, esses pacientes apresentaram problemas na ativação do córtex motor primário esquerdo (FC5) e do córtex somatossensorial e de associação esquerdo (P7), sugerindo dificuldades no controle motor e na correção de erros visuomotores durante a execução do jogo virtual.. Os pacientes com lesão cerebral direita tiveram menor potência de ativação de alfa no córtex temporal direito (T8), indicando que eles tiveram que evocar mais a memória e ensaiar mentalmente a tarefa para cumprir as demandas do jogo. Os pacientes mostraram maiores valores de EA e EC do que os saudáveis (p=0,015). Conclusão: O comportamento da ativação cortical, correlacionado com o desempenho motor nos pacientes com AVC, indicam a necessidade de se observar a lateralidade da lesão ao executar um jogo de realidade virtual dentro da neurorreabilitação.
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Método: Participaram do estudo 12 pacientes, sendo 6 com lesão cerebral esquerda (PE), com idade média de 54,1 anos (± 9,4) e 6 com lesão à direita (PD), com idade média ± 50,6 anos (± 5,8) e 12 indivíduos saudáveis que ativaram o hemisfério cerebral esquerdo (SE) e o direito (SD). Os participantes foram submetidos a uma avaliação eletroencefalográfica ao realizar um treino com 3 blocos de 5 tentativas do jogo de dardos virtual (XBOX Kinect). O desempenho no jogo foi registrado através das medidas de erro absoluto (EA), constante (EC) e variável (EV). Os dados foram analisados através da ANOVA com teste post hoc de Tukey. Resultados: Os pacientes com lesão no hemisfério cerebral esquerdo apresentaram alterações na ativação da frequência alfa em áreas relacionadas com o planejamento motor (AF3) e com a integração das informações visuo-perceptuais (P7). Na frequência de beta, esses pacientes apresentaram problemas na ativação do córtex motor primário esquerdo (FC5) e do córtex somatossensorial e de associação esquerdo (P7), sugerindo dificuldades no controle motor e na correção de erros visuomotores durante a execução do jogo virtual.. Os pacientes com lesão cerebral direita tiveram menor potência de ativação de alfa no córtex temporal direito (T8), indicando que eles tiveram que evocar mais a memória e ensaiar mentalmente a tarefa para cumprir as demandas do jogo. Os pacientes mostraram maiores valores de EA e EC do que os saudáveis (p=0,015). Conclusão: O comportamento da ativação cortical, correlacionado com o desempenho motor nos pacientes com AVC, indicam a necessidade de se observar a lateralidade da lesão ao executar um jogo de realidade virtual dentro da neurorreabilitação.Sensorimotor deficits resulting from stroke indicate the need for interventions that favor the functional recovery of these patients. Objective: This study aimed to assess cortical activity and motor performance during the execution of a virtual reality game in stroke patients. Method: 12 patients participated in the study, 6 with left brain injury (LP), mean age 54.1 years (± 9.4) and 6 with right injury (RD), mean age ± 50.6 years (± 5.8) and 12 healthy individuals who activated the left (LH) and right (RH) hemispheres. Participants underwent an electroencephalographic evaluation when performing training with 3 blocks of 5 attempts of the virtual darts game (XBOX Kinect). Game performance was recorded using absolute (AE), constant (CE) and variable (VE) error measures. Data were analyzed using ANOVA with Tukey's post hoc test. Results: Patients with lesions in the left cerebral hemisphere showed changes in the activation of the alpha frequency in areas related to motor planning (AF3) and integration of visual-perceptual information (P7). In beta frequency, these patients had problems in activating the left primary motor cortex (FC5) and the somatosensory and left association cortex (P7), suggesting difficulties in motor control and correction of visualmotor errors during the execution of the virtual game. Patients with right brain injury had lower alpha activation potency in the right temporal cortex (T8), indicating that they had to evoke more memory and mentally rehearse the task to fulfill the demands of the game. Patients showed higher AE and CE values than healthy ones (p = 0.015). Conclusion: The behavior of cortical activation, correlated with motor performance in stroke patients, indicates the need to observe the laterality of the lesion when executing a virtual reality game within neurorehabilitation.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALTranstornos cerebrovascularesTerapia de exposição à realidade virtualExtremidade superiorEletroencefalografiaReabilitaçãoAtividade cortical e desempenho motor durante a execução de um jogo virtual em pacientes com acidente vascular cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAtividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdf.txtAtividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain146502https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28786/2/Atividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdf.txt5766a6233abca09c58913a827123ea89MD52THUMBNAILAtividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdf.jpgAtividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28786/3/Atividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdf.jpg7665a0b5ccc16a9ba3d4e6685591cc19MD53ORIGINALAtividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdfapplication/pdf1441033https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28786/1/Atividadecorticaldesempenho_Borges_2020.pdfb174729ade2b6d6ba593183ce2f53708MD51123456789/287862020-04-19 04:47:03.146oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28786Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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