Novos caminhos para a performance da bateria mediada por interfaces tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Sílvia Patrícia Calixto de Lira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43756
Resumo: Em um contexto em que a tecnologia digital é utilizada cada vez mais no mundo da música contemporânea, faz-se necessário analisar, discutir e aplicar as possibilidades de inserção da bateria às práticas interpretativas musicais mediadas por recursos tecnológicos, mais especificamente, no contexto da música eletroacústica mista. A partir da segunda metade do século XX, o computador passou a ser cada vez mais utilizado como parte do setup de instrumentistas nas performances musicais. Como um dos desdobramentos, sons eletrônicos poderiam ser gravados, processados e somados às sonoridades dos instrumentos acústicos, tanto em tempo diferido quanto em tempo real. Paralelamente, os sons dos instrumentos acústicos também puderam ser captados e processados de diversas formas. Somado a essas possibilidades, interfaces e/de instrumentos digitais seguiram em desenvolvimento, também se apresentando como novos recursos tecnológicos para a manipulação sonora a serem explorados por intérpretes no momento da performance. Nesse contexto, por meio desta pesquisa, notou-se certa escassez de trabalhos realizados, em âmbito acadêmico, que associassem a performance da bateria com diferentes tipos e processos de interação, com mediação tecnológica. Portanto, este trabalho se torna pioneiro em âmbito acadêmico brasileiro, uma vez que o seu objetivo é analisar a construção da performance musical a partir da interpretação de cinco obras inseridas no contexto da música eletroacústica mista. Mais especificamente, com o estudo, análise e execução das obras, buscou-se entender e atribuir uma ressignificação à função do instrumento bateria a partir da reflexão da performance, com foco na discussão dos aspectos interpretativos associados à relação intérprete – máquina. A metodologia deste trabalho foi baseada na realização de oficinas de experimentação, a partir da escolha do repertório, análise das etapas de preparo e sua respectiva interpretação. Por meio das oficinas de experimentação, foram exploradas as diversas possibilidades relacionadas a esta temática na construção de performances vinculadas ao contexto da música contemporânea. Assim, as obras estudadas e apresentadas são: Buttonwood, Post-Lightened, Gravidade Zero, Maracá: para tape, instrumentos de percussão e uma bateria compartilhada e Quatro Voltas ao Início. A análise se deu a partir dos registros de áudio e vídeo dos ensaios e performances das obras. Dentre os resultados apresentados, destaca-se a criação de levadas para duo de baterias e uso de celular com eletrônica em tempo real. Discutiu-se, também, sobre a necessidade do refinamento técnico/interpretativo aplicado a cada uma das obras interpretadas. Mais especificamente, reflete-se a partir da observação analítica sobre os gestos musicais e a postura do músico em um ambiente com mais atribuições e percepções, que vão além de tocar seu instrumento. Portanto, a reflexão sobre aspectos técnico-interpretativos, bem como as performances dessas obras contribuíram para que pesquisas, envolvendo bateria e interfaces tecnológicas, fossem desenvolvidas, e os materiais sonoros fossem gerados e analisados nesse âmbito.
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A partir da segunda metade do século XX, o computador passou a ser cada vez mais utilizado como parte do setup de instrumentistas nas performances musicais. Como um dos desdobramentos, sons eletrônicos poderiam ser gravados, processados e somados às sonoridades dos instrumentos acústicos, tanto em tempo diferido quanto em tempo real. Paralelamente, os sons dos instrumentos acústicos também puderam ser captados e processados de diversas formas. Somado a essas possibilidades, interfaces e/de instrumentos digitais seguiram em desenvolvimento, também se apresentando como novos recursos tecnológicos para a manipulação sonora a serem explorados por intérpretes no momento da performance. Nesse contexto, por meio desta pesquisa, notou-se certa escassez de trabalhos realizados, em âmbito acadêmico, que associassem a performance da bateria com diferentes tipos e processos de interação, com mediação tecnológica. Portanto, este trabalho se torna pioneiro em âmbito acadêmico brasileiro, uma vez que o seu objetivo é analisar a construção da performance musical a partir da interpretação de cinco obras inseridas no contexto da música eletroacústica mista. Mais especificamente, com o estudo, análise e execução das obras, buscou-se entender e atribuir uma ressignificação à função do instrumento bateria a partir da reflexão da performance, com foco na discussão dos aspectos interpretativos associados à relação intérprete – máquina. A metodologia deste trabalho foi baseada na realização de oficinas de experimentação, a partir da escolha do repertório, análise das etapas de preparo e sua respectiva interpretação. Por meio das oficinas de experimentação, foram exploradas as diversas possibilidades relacionadas a esta temática na construção de performances vinculadas ao contexto da música contemporânea. Assim, as obras estudadas e apresentadas são: Buttonwood, Post-Lightened, Gravidade Zero, Maracá: para tape, instrumentos de percussão e uma bateria compartilhada e Quatro Voltas ao Início. A análise se deu a partir dos registros de áudio e vídeo dos ensaios e performances das obras. Dentre os resultados apresentados, destaca-se a criação de levadas para duo de baterias e uso de celular com eletrônica em tempo real. Discutiu-se, também, sobre a necessidade do refinamento técnico/interpretativo aplicado a cada uma das obras interpretadas. Mais especificamente, reflete-se a partir da observação analítica sobre os gestos musicais e a postura do músico em um ambiente com mais atribuições e percepções, que vão além de tocar seu instrumento. Portanto, a reflexão sobre aspectos técnico-interpretativos, bem como as performances dessas obras contribuíram para que pesquisas, envolvendo bateria e interfaces tecnológicas, fossem desenvolvidas, e os materiais sonoros fossem gerados e analisados nesse âmbito.In a context in which technology is increasingly used in the world of music, it is necessary to analyze, discuss and apply this possibility of inserting the drums into musical interpretive practices mediated by technological resources, more specifically, in the mixed electroacoustic music context. From the second half of the twentieth century, computers began to be increasingly used as part of the setup of instrumentalists within musical performances. As one of the developments, electronic sounds could be recorded, processed and added together to the sounds of acoustic instruments, both in deferred time and real time. In parallel, the sound of acoustic instruments could also be captured and processed in different ways. Added to these possibilities, interfaces and/of digital instruments continued to be developed, also presenting themselves as new technological resources for sound manipulation to be explored by performers at the time of performance. In this research, it was noted that few studies were carried out in the academic field that associated drums performance with different types and processes of interaction, with technological mediation. Therefore, this work becomes a pioneer in the brazilian academic field, since its objective is to analyze the development of the performance of five works of mixed electroacoustic music directed to the drums. More specifically, through studying, analyzing and executing the works, it was tried to understand and attribute the role of the resignification of the function of the drums from the reflection of performance, focusing on the discussion of the interpretive aspects associated with the interpreter-machine relation. The methodology of this work was based on the realization of experimentation workshops, from the choice of repertoire, analysis of the preparation steps and their respective interpretation. Through experimental workshops, it was explored various possibilities related to this theme in the construction of performances of contemporary music. Thus, the studied and presented works are: Buttonwood, Post-Lightened, Gravidade Zero, Maracá: para tape, instrumentos de percussão e uma bateria compartilhada and Quatro Voltas ao Início. The analysis took place from the audio and video records of the rehearsals and performances of the works. Among the results, the creation of grooves for the drum duo and the use of cell phone with electronics in real time stand out as particularly significant. The need for a greater technical and interpretive refinement to be applied to each of the interpreted works was also discussed. More specifically, it was reflected about the analytical observation of musical gestures and the musician behavior in an environment with more attributions and perceptions that go beyond playing his or her instrument. Therefore, a reflection on technical-interpretive aspects of these works, as well as their performances, contributed for a research that delves into the use of drums with technological interfaces for the creation of new sound material.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilBateriaMúsica eletroacústica mistaRelação intérprete e tecnologia digitalEletrônica em tempo realNovos caminhos para a performance da bateria mediada por interfaces tecnológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNovoscaminhosperformance_Santana_2021.pdfapplication/pdf7958690https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43756/1/Novoscaminhosperformance_Santana_2021.pdf224ffc0e053cb2463cded366146baf61MD51123456789/437562022-05-02 12:51:42.658oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:51:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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