As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandre Araújo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500
Resumo: Sob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética.
id UFRN_3969f10abce7af1968d80d9279ffb235
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34500
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Alexandre Araújo deBragato, Marcos2015-08-12T17:52:50Z2021-09-20T12:51:18Z2015-08-12T17:52:50Z2021-09-20T12:51:18Z2013-12-122010021932OLIVEIRA, Alexandre Araújo de. As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de The Hot One Hundred Choreographers e vestígios. Orientador: Marcos Bragato. 2013. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em dançaEmoções básicasExpressões fácio-corporaisThe Hot One Hundred ChoreographersVestígiosAs expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTOliveira_Alexandre_Araújo_de.pdf.txtExtracted texttext/plain53320https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/1/Oliveira_Alexandre_Ara%c3%bajo_de.pdf.txt98e4b783a56d1b8a0bba1cbcffc7d4c7MD51ORIGINALExpressoesFacio-corporaisEmocoes_Oliveira_2013.pdfapplication/pdf430101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/2/ExpressoesFacio-corporaisEmocoes_Oliveira_2013.pdf38b3063cf5e2f15ce5991d6846811f7dMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/345002023-01-20 14:38:18.653oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-20T17:38:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
title As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
spellingShingle As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
Oliveira, Alexandre Araújo de
Emoções básicas
Expressões fácio-corporais
The Hot One Hundred Choreographers
Vestígios
title_short As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
title_full As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
title_fullStr As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
title_full_unstemmed As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
title_sort As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
author Oliveira, Alexandre Araújo de
author_facet Oliveira, Alexandre Araújo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandre Araújo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bragato, Marcos
contributor_str_mv Bragato, Marcos
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Emoções básicas
Expressões fácio-corporais
The Hot One Hundred Choreographers
Vestígios
topic Emoções básicas
Expressões fácio-corporais
The Hot One Hundred Choreographers
Vestígios
description Sob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-12T17:52:50Z
2021-09-20T12:51:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-12T17:52:50Z
2021-09-20T12:51:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010021932
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Alexandre Araújo de. As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de The Hot One Hundred Choreographers e vestígios. Orientador: Marcos Bragato. 2013. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500
identifier_str_mv 2010021932
OLIVEIRA, Alexandre Araújo de. As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de The Hot One Hundred Choreographers e vestígios. Orientador: Marcos Bragato. 2013. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/1/Oliveira_Alexandre_Ara%c3%bajo_de.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/2/ExpressoesFacio-corporaisEmocoes_Oliveira_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 98e4b783a56d1b8a0bba1cbcffc7d4c7
38b3063cf5e2f15ce5991d6846811f7d
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117630498177024