As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500 |
Resumo: | Sob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética. |
id |
UFRN_3969f10abce7af1968d80d9279ffb235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34500 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Alexandre Araújo deBragato, Marcos2015-08-12T17:52:50Z2021-09-20T12:51:18Z2015-08-12T17:52:50Z2021-09-20T12:51:18Z2013-12-122010021932OLIVEIRA, Alexandre Araújo de. As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de The Hot One Hundred Choreographers e vestígios. Orientador: Marcos Bragato. 2013. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em dançaEmoções básicasExpressões fácio-corporaisThe Hot One Hundred ChoreographersVestígiosAs expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTOliveira_Alexandre_Araújo_de.pdf.txtExtracted texttext/plain53320https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/1/Oliveira_Alexandre_Ara%c3%bajo_de.pdf.txt98e4b783a56d1b8a0bba1cbcffc7d4c7MD51ORIGINALExpressoesFacio-corporaisEmocoes_Oliveira_2013.pdfapplication/pdf430101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/2/ExpressoesFacio-corporaisEmocoes_Oliveira_2013.pdf38b3063cf5e2f15ce5991d6846811f7dMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/345002023-01-20 14:38:18.653oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-20T17:38:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios |
title |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios |
spellingShingle |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios Oliveira, Alexandre Araújo de Emoções básicas Expressões fácio-corporais The Hot One Hundred Choreographers Vestígios |
title_short |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios |
title_full |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios |
title_fullStr |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios |
title_full_unstemmed |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios |
title_sort |
As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios |
author |
Oliveira, Alexandre Araújo de |
author_facet |
Oliveira, Alexandre Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alexandre Araújo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bragato, Marcos |
contributor_str_mv |
Bragato, Marcos |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Emoções básicas Expressões fácio-corporais The Hot One Hundred Choreographers Vestígios |
topic |
Emoções básicas Expressões fácio-corporais The Hot One Hundred Choreographers Vestígios |
description |
Sob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-12T17:52:50Z 2021-09-20T12:51:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-12T17:52:50Z 2021-09-20T12:51:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2010021932 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alexandre Araújo de. As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de The Hot One Hundred Choreographers e vestígios. Orientador: Marcos Bragato. 2013. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500 |
identifier_str_mv |
2010021932 OLIVEIRA, Alexandre Araújo de. As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de The Hot One Hundred Choreographers e vestígios. Orientador: Marcos Bragato. 2013. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Licenciatura em dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/1/Oliveira_Alexandre_Ara%c3%bajo_de.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/2/ExpressoesFacio-corporaisEmocoes_Oliveira_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34500/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98e4b783a56d1b8a0bba1cbcffc7d4c7 38b3063cf5e2f15ce5991d6846811f7d a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117630498177024 |