Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Magno Elias de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados.
id UFRN_3aab3dbdb04f1fb63b3cd0b274bb347b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26352
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guimarães, Magno Elias de SouzaTroleis, Adriano LimaSantos, José Erimar dosDozena, Alessandro2018-12-13T20:44:50Z2018-12-13T20:44:50Z2018-08-29GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados.The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your contribution to the geography classes. The game arises from the need of different methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The theoretical framework starts from a historical survey on the use of games throughout history, as well as its positive aspects for teaching and learning and the construction of a product totally aimed to be applied in geography classes. The methodology of the game was based in three applications at different times and with three classes of the sixth year, besides the application of a questionnaire about the game. It was carried out in a private school in Parnamirim/RN. It is believed that at the end of the experiment, the built game can turn a permanent aid tool for teachers. With this relevant creation, most of important subjects that are studied will be reinforced. For example, the concepts of Place, Landscape, Geography, Geology, Geomorphology, among others. Thus contributing in this way to the fixing of contents.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)JogoGeografiaAçãoEnsinoAprendizagemJogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)UFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.txtJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain152807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/2/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.txtbc53e27561bde48237d1a385e66f1dbdMD52THUMBNAILJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.jpgJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2951https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/3/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.jpgb06010359265f10a9a6c6a494487d5c1MD53ORIGINALJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdfapplication/pdf4195857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/1/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdfd72f0ffaa03e249c478a382d27be1883MD51123456789/263522019-01-30 13:35:19.305oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26352Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:35:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
spellingShingle Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
Guimarães, Magno Elias de Souza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)
Jogo
Geografia
Ação
Ensino
Aprendizagem
title_short Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_full Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_fullStr Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_full_unstemmed Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_sort Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
author Guimarães, Magno Elias de Souza
author_facet Guimarães, Magno Elias de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, José Erimar dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Magno Elias de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dozena, Alessandro
contributor_str_mv Dozena, Alessandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)
Jogo
Geografia
Ação
Ensino
Aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Geografia
Ação
Ensino
Aprendizagem
description O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-13T20:44:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-13T20:44:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352
identifier_str_mv GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/2/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/3/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/1/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc53e27561bde48237d1a385e66f1dbd
b06010359265f10a9a6c6a494487d5c1
d72f0ffaa03e249c478a382d27be1883
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117905030053888