Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados. |
id |
UFRN_3aab3dbdb04f1fb63b3cd0b274bb347b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26352 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães, Magno Elias de SouzaTroleis, Adriano LimaSantos, José Erimar dosDozena, Alessandro2018-12-13T20:44:50Z2018-12-13T20:44:50Z2018-08-29GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados.The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your contribution to the geography classes. The game arises from the need of different methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The theoretical framework starts from a historical survey on the use of games throughout history, as well as its positive aspects for teaching and learning and the construction of a product totally aimed to be applied in geography classes. The methodology of the game was based in three applications at different times and with three classes of the sixth year, besides the application of a questionnaire about the game. It was carried out in a private school in Parnamirim/RN. It is believed that at the end of the experiment, the built game can turn a permanent aid tool for teachers. With this relevant creation, most of important subjects that are studied will be reinforced. For example, the concepts of Place, Landscape, Geography, Geology, Geomorphology, among others. Thus contributing in this way to the fixing of contents.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)JogoGeografiaAçãoEnsinoAprendizagemJogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)UFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.txtJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain152807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/2/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.txtbc53e27561bde48237d1a385e66f1dbdMD52THUMBNAILJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.jpgJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2951https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/3/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.jpgb06010359265f10a9a6c6a494487d5c1MD53ORIGINALJogarbrincaraprender_Guimarães_2018.pdfapplication/pdf4195857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/1/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdfd72f0ffaa03e249c478a382d27be1883MD51123456789/263522019-01-30 13:35:19.305oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26352Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:35:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
spellingShingle |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia Guimarães, Magno Elias de Souza CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) Jogo Geografia Ação Ensino Aprendizagem |
title_short |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_full |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_fullStr |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_full_unstemmed |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_sort |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
author |
Guimarães, Magno Elias de Souza |
author_facet |
Guimarães, Magno Elias de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Troleis, Adriano Lima |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, José Erimar dos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Magno Elias de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dozena, Alessandro |
contributor_str_mv |
Dozena, Alessandro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) Jogo Geografia Ação Ensino Aprendizagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Geografia Ação Ensino Aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-13T20:44:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-13T20:44:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/2/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/3/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26352/1/Jogarbrincaraprender_Guimar%c3%a3es_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc53e27561bde48237d1a385e66f1dbd b06010359265f10a9a6c6a494487d5c1 d72f0ffaa03e249c478a382d27be1883 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833060363894784 |