Implementação da disciplina de cuidados paliativos na graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Amanda Baptista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28946
Resumo: Contexto: A mudança no perfil de morbi-mortalidade no Brasil cria a necessidade de formar médicos capazes de atender pacientes com doenças ameaçadoras de vida através de ações paliativas. Objetivo: A criação da disciplina de cuidado paliativo (CP) na graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Métodos: O planejamento da disciplina foi realizado a partir das principais diretrizes internacionais, analisando as temáticas que deveriam ser abordadas, destacando a interdisciplinaridade, comunicação e vivência prática. Durante o desenvolvimento da disciplina definiu-se ainda carga horária, metodologia de ensino-aprendizagem para cada encontro, além dos processos avaliativos e ementa da disciplina. Quinze vagas foram disponibilizadas, com carga horária total de 45 horas, divididas em encontros teóricos, práticos, avaliações e feedbacks. Ao final do semestre os discentes avaliaram a disciplina através de um questionário eletrônico. Resultados: A disciplina foi ofertada em 2016.2, com um encontro semanal, 30 discentes se pré matricularam na disciplina e 15 cursaram. Foram 10 encontros teóricos, todos em metodologias ativas de ensino aprendizagem, 6 encontros práticos, além das avaliações, sempre com feedbacks imediatos. As avaliações foram somativa, prática simulada do tipo OSCE (Objective Structered Clinical Examination) e de profissionalismo, sendo a última de maneira continuada. Os alunos avaliaram a disciplina de forma satisfatória, sendo as metodologias mais elogiadas as aulas expositivas dialogadas, TBL (Team Based Learning), Role Play e Estudo de Caso. O desempenho dos alunos foi considerado bom e bastante semelhante entre os diferentes períodos. Conclusão: As professoras obtiveram sucesso no planejamento e implementação da disciplina, traduzidos pelo desempenho estudantil e a avaliação da disciplina. A continuidade da disciplina ainda esbarra na falta de especialização do corpo docente e de espaço no currículo da graduação em medicina.
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Métodos: O planejamento da disciplina foi realizado a partir das principais diretrizes internacionais, analisando as temáticas que deveriam ser abordadas, destacando a interdisciplinaridade, comunicação e vivência prática. Durante o desenvolvimento da disciplina definiu-se ainda carga horária, metodologia de ensino-aprendizagem para cada encontro, além dos processos avaliativos e ementa da disciplina. Quinze vagas foram disponibilizadas, com carga horária total de 45 horas, divididas em encontros teóricos, práticos, avaliações e feedbacks. Ao final do semestre os discentes avaliaram a disciplina através de um questionário eletrônico. Resultados: A disciplina foi ofertada em 2016.2, com um encontro semanal, 30 discentes se pré matricularam na disciplina e 15 cursaram. Foram 10 encontros teóricos, todos em metodologias ativas de ensino aprendizagem, 6 encontros práticos, além das avaliações, sempre com feedbacks imediatos. As avaliações foram somativa, prática simulada do tipo OSCE (Objective Structered Clinical Examination) e de profissionalismo, sendo a última de maneira continuada. Os alunos avaliaram a disciplina de forma satisfatória, sendo as metodologias mais elogiadas as aulas expositivas dialogadas, TBL (Team Based Learning), Role Play e Estudo de Caso. O desempenho dos alunos foi considerado bom e bastante semelhante entre os diferentes períodos. Conclusão: As professoras obtiveram sucesso no planejamento e implementação da disciplina, traduzidos pelo desempenho estudantil e a avaliação da disciplina. A continuidade da disciplina ainda esbarra na falta de especialização do corpo docente e de espaço no currículo da graduação em medicina.Background: Epidemiological changes of diseases in the world and in Brazil result in the need of physicians able to attend patients with life-limiting illness through palliative actions. Objective: The creation of a discipline of Palliative Care (PC) in medical school of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Methods: Based on international guidelines recommendations, relevant contents were defined and multi-professional education, communication and practical training were prized. During the curriculum planning, learning methods, workload, assessments and syllabus were defined. Fifteen places were available with a total workload of 45 hours divided into theoretical, practical training, evaluations and feedbacks. At the end of the semester, an electronic questionnaire was sent to students to evaluate the PC course. Results: The PC subject were taught in second semester of 2016, thirty students pre registered in the optional component and 15 attended. Ten theoretical classes, 6 practical meetings and 3 assessments were provided. The syllabus were well evaluated and most praised educational strategies were lectures, TBL, Role-play and Case Study. The performance of the students was satisfactory and similar between different years students. Conclusion: The planning and implementation of the PC component were well accomplished given the positive evaluation of the course and satisfactory student performance. The lack of qualified teachers and the overload of undergraduate medical curriculum are still the major challenge to continue with PC curriculum.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDECuidado paliativoEducação médicaGraduaçãoMetodologias ativasImplementação da disciplina de cuidados paliativos na graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Development of undergraduate curricula in palliative care in brazilian medical school - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImplementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdf.txtImplementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain86734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28946/2/Implementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdf.txt12157ad5737d34f3e2572692ad315826MD52THUMBNAILImplementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdf.jpgImplementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28946/3/Implementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdf.jpg1dd0c0ffb7502fa17af373c86481cf0bMD53ORIGINALImplementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdfapplication/pdf1451786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28946/1/Implementacaodisciplinacuidados_Aranha_2019.pdff072efb165df13b2262e262536f3c5d0MD51123456789/289462020-05-10 04:31:14.238oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28946Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-10T07:31:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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