A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Guilherme de Azevedo Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136
Resumo: O presente artigo reflete sobre a construção de narrativas para gestão de marcas com o ocasional uso de inteligência artificial (IA). Para tanto, elege-se o filme publicitário da Volkswagen Brasil, o qual comemora os seus 70 anos e lança os carros elétricos (VW 70 Anos – Gerações), tendo como objetivo analisá-lo a partir de conceitos do campo comunicacional, como: branding, storytelling e de aparatos manuseados para construção de histórias. Os parâmetros metodológicos utilizados contemplam a realização de etnografia em rede social (YouTube), a partir da coleta de dado arquival, acompanhado de revisão bibliográfica. Conclusivamente, identifica-se como a utilização de novas tecnologias – dentre elas, a IA – possibilitam o desenvolvimento de campanhas publicitárias capazes de criar e ampliar os mundos possíveis para atuação das marcas, fortalecendo o efeito persuasivo das narrativas ficcionais em seu diálogo com os sentimentos do público consumidor.
id UFRN_3ff84fec55262e98a1fa2a5fd229adc3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57136
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vieira, Guilherme de Azevedo Silvahttps://orcid.org/0000-0003-3196-2328http://lattes.cnpq.br/9606206855814927Nobre, Luiz Fernando Dal Pianhttp://lattes.cnpq.br/1302903508054167Moreira, Marília Diógeneshttps://orcid.org/0000-0001-8255-6720http://lattes.cnpq.br/3987306680791889Carvalho, Breno da Silva2024-01-03T13:59:39Z2024-01-03T13:59:39Z2023-12-08VIEIRA, Guilherme de Azevedo Silva. A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136O presente artigo reflete sobre a construção de narrativas para gestão de marcas com o ocasional uso de inteligência artificial (IA). Para tanto, elege-se o filme publicitário da Volkswagen Brasil, o qual comemora os seus 70 anos e lança os carros elétricos (VW 70 Anos – Gerações), tendo como objetivo analisá-lo a partir de conceitos do campo comunicacional, como: branding, storytelling e de aparatos manuseados para construção de histórias. Os parâmetros metodológicos utilizados contemplam a realização de etnografia em rede social (YouTube), a partir da coleta de dado arquival, acompanhado de revisão bibliográfica. Conclusivamente, identifica-se como a utilização de novas tecnologias – dentre elas, a IA – possibilitam o desenvolvimento de campanhas publicitárias capazes de criar e ampliar os mundos possíveis para atuação das marcas, fortalecendo o efeito persuasivo das narrativas ficcionais em seu diálogo com os sentimentos do público consumidor.This article reflects on the construction of narratives for brand management with the occasional use of artificial intelligence (AI). To this end, the Volkswagen Brasil advertising film was chosen, which celebrates its 70th anniversary and launches electric cars (VW 70 Years – Generations), with the aim of analyzing it based on concepts from the communication field, such as: branding , storytelling and devices used to construct stories. The methodological parameters used includes carrying out ethnography on a social network (YouTube), based on the collection of archival data, accompanied by a bibliographic review. Conclusively, it is identified how the use of new technologies – among them, AI – make possible the development of advertising campaigns capable of creating and expanding possible worlds for brands to operate, strengthening the persuasive effect of fictional narratives in their dialogue with the feelings of the consuming public.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialInteligência ArtificialArtificial intelligenceVolkswagenStorytellingPosicionamentoPositioningBrandingNarrativaNarrativeA narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificialThe narrative of the advertising film VW 70 Years - Generations: reflections on branding and storytelling in the light of artificial intelligenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnarrativaDoFilmePublicitário_VW_70_Anos_Gerações_Vieira_2023.pdfAnarrativaDoFilmePublicitário_VW_70_Anos_Gerações_Vieira_2023.pdfapplication/pdf11329314https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/1/AnarrativaDoFilmePublicit%c3%a1rio_VW_70_Anos_Gera%c3%a7%c3%b5es_Vieira_2023.pdf92c7e0ff70a1dc3c7d9159ae412f6626MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/571362024-01-03 10:59:40.059oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-03T13:59:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The narrative of the advertising film VW 70 Years - Generations: reflections on branding and storytelling in the light of artificial intelligence
title A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
spellingShingle A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
Vieira, Guilherme de Azevedo Silva
Inteligência Artificial
Artificial intelligence
Volkswagen
Storytelling
Posicionamento
Positioning
Branding
Narrativa
Narrative
title_short A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
title_full A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
title_fullStr A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
title_full_unstemmed A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
title_sort A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
author Vieira, Guilherme de Azevedo Silva
author_facet Vieira, Guilherme de Azevedo Silva
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3196-2328
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9606206855814927
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1302903508054167
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moreira, Marília Diógenes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8255-6720
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3987306680791889
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Guilherme de Azevedo Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial
Artificial intelligence
Volkswagen
Storytelling
Posicionamento
Positioning
Branding
Narrativa
Narrative
topic Inteligência Artificial
Artificial intelligence
Volkswagen
Storytelling
Posicionamento
Positioning
Branding
Narrativa
Narrative
description O presente artigo reflete sobre a construção de narrativas para gestão de marcas com o ocasional uso de inteligência artificial (IA). Para tanto, elege-se o filme publicitário da Volkswagen Brasil, o qual comemora os seus 70 anos e lança os carros elétricos (VW 70 Anos – Gerações), tendo como objetivo analisá-lo a partir de conceitos do campo comunicacional, como: branding, storytelling e de aparatos manuseados para construção de histórias. Os parâmetros metodológicos utilizados contemplam a realização de etnografia em rede social (YouTube), a partir da coleta de dado arquival, acompanhado de revisão bibliográfica. Conclusivamente, identifica-se como a utilização de novas tecnologias – dentre elas, a IA – possibilitam o desenvolvimento de campanhas publicitárias capazes de criar e ampliar os mundos possíveis para atuação das marcas, fortalecendo o efeito persuasivo das narrativas ficcionais em seu diálogo com os sentimentos do público consumidor.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-03T13:59:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-03T13:59:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Guilherme de Azevedo Silva. A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136
identifier_str_mv VIEIRA, Guilherme de Azevedo Silva. A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/1/AnarrativaDoFilmePublicit%c3%a1rio_VW_70_Anos_Gera%c3%a7%c3%b5es_Vieira_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 92c7e0ff70a1dc3c7d9159ae412f6626
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117914983137280