A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136 |
Resumo: | O presente artigo reflete sobre a construção de narrativas para gestão de marcas com o ocasional uso de inteligência artificial (IA). Para tanto, elege-se o filme publicitário da Volkswagen Brasil, o qual comemora os seus 70 anos e lança os carros elétricos (VW 70 Anos – Gerações), tendo como objetivo analisá-lo a partir de conceitos do campo comunicacional, como: branding, storytelling e de aparatos manuseados para construção de histórias. Os parâmetros metodológicos utilizados contemplam a realização de etnografia em rede social (YouTube), a partir da coleta de dado arquival, acompanhado de revisão bibliográfica. Conclusivamente, identifica-se como a utilização de novas tecnologias – dentre elas, a IA – possibilitam o desenvolvimento de campanhas publicitárias capazes de criar e ampliar os mundos possíveis para atuação das marcas, fortalecendo o efeito persuasivo das narrativas ficcionais em seu diálogo com os sentimentos do público consumidor. |
id |
UFRN_3ff84fec55262e98a1fa2a5fd229adc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57136 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Guilherme de Azevedo Silvahttps://orcid.org/0000-0003-3196-2328http://lattes.cnpq.br/9606206855814927Nobre, Luiz Fernando Dal Pianhttp://lattes.cnpq.br/1302903508054167Moreira, Marília Diógeneshttps://orcid.org/0000-0001-8255-6720http://lattes.cnpq.br/3987306680791889Carvalho, Breno da Silva2024-01-03T13:59:39Z2024-01-03T13:59:39Z2023-12-08VIEIRA, Guilherme de Azevedo Silva. A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136O presente artigo reflete sobre a construção de narrativas para gestão de marcas com o ocasional uso de inteligência artificial (IA). Para tanto, elege-se o filme publicitário da Volkswagen Brasil, o qual comemora os seus 70 anos e lança os carros elétricos (VW 70 Anos – Gerações), tendo como objetivo analisá-lo a partir de conceitos do campo comunicacional, como: branding, storytelling e de aparatos manuseados para construção de histórias. Os parâmetros metodológicos utilizados contemplam a realização de etnografia em rede social (YouTube), a partir da coleta de dado arquival, acompanhado de revisão bibliográfica. Conclusivamente, identifica-se como a utilização de novas tecnologias – dentre elas, a IA – possibilitam o desenvolvimento de campanhas publicitárias capazes de criar e ampliar os mundos possíveis para atuação das marcas, fortalecendo o efeito persuasivo das narrativas ficcionais em seu diálogo com os sentimentos do público consumidor.This article reflects on the construction of narratives for brand management with the occasional use of artificial intelligence (AI). To this end, the Volkswagen Brasil advertising film was chosen, which celebrates its 70th anniversary and launches electric cars (VW 70 Years – Generations), with the aim of analyzing it based on concepts from the communication field, such as: branding , storytelling and devices used to construct stories. The methodological parameters used includes carrying out ethnography on a social network (YouTube), based on the collection of archival data, accompanied by a bibliographic review. Conclusively, it is identified how the use of new technologies – among them, AI – make possible the development of advertising campaigns capable of creating and expanding possible worlds for brands to operate, strengthening the persuasive effect of fictional narratives in their dialogue with the feelings of the consuming public.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialInteligência ArtificialArtificial intelligenceVolkswagenStorytellingPosicionamentoPositioningBrandingNarrativaNarrativeA narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificialThe narrative of the advertising film VW 70 Years - Generations: reflections on branding and storytelling in the light of artificial intelligenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnarrativaDoFilmePublicitário_VW_70_Anos_Gerações_Vieira_2023.pdfAnarrativaDoFilmePublicitário_VW_70_Anos_Gerações_Vieira_2023.pdfapplication/pdf11329314https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/1/AnarrativaDoFilmePublicit%c3%a1rio_VW_70_Anos_Gera%c3%a7%c3%b5es_Vieira_2023.pdf92c7e0ff70a1dc3c7d9159ae412f6626MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/571362024-01-03 10:59:40.059oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-03T13:59:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The narrative of the advertising film VW 70 Years - Generations: reflections on branding and storytelling in the light of artificial intelligence |
title |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial |
spellingShingle |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial Vieira, Guilherme de Azevedo Silva Inteligência Artificial Artificial intelligence Volkswagen Storytelling Posicionamento Positioning Branding Narrativa Narrative |
title_short |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial |
title_full |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial |
title_fullStr |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial |
title_full_unstemmed |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial |
title_sort |
A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial |
author |
Vieira, Guilherme de Azevedo Silva |
author_facet |
Vieira, Guilherme de Azevedo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3196-2328 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9606206855814927 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1302903508054167 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Moreira, Marília Diógenes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8255-6720 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3987306680791889 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Guilherme de Azevedo Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
contributor_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Artificial Artificial intelligence Volkswagen Storytelling Posicionamento Positioning Branding Narrativa Narrative |
topic |
Inteligência Artificial Artificial intelligence Volkswagen Storytelling Posicionamento Positioning Branding Narrativa Narrative |
description |
O presente artigo reflete sobre a construção de narrativas para gestão de marcas com o ocasional uso de inteligência artificial (IA). Para tanto, elege-se o filme publicitário da Volkswagen Brasil, o qual comemora os seus 70 anos e lança os carros elétricos (VW 70 Anos – Gerações), tendo como objetivo analisá-lo a partir de conceitos do campo comunicacional, como: branding, storytelling e de aparatos manuseados para construção de histórias. Os parâmetros metodológicos utilizados contemplam a realização de etnografia em rede social (YouTube), a partir da coleta de dado arquival, acompanhado de revisão bibliográfica. Conclusivamente, identifica-se como a utilização de novas tecnologias – dentre elas, a IA – possibilitam o desenvolvimento de campanhas publicitárias capazes de criar e ampliar os mundos possíveis para atuação das marcas, fortalecendo o efeito persuasivo das narrativas ficcionais em seu diálogo com os sentimentos do público consumidor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-03T13:59:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-03T13:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Guilherme de Azevedo Silva. A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Guilherme de Azevedo Silva. A narrativa do filme publicitário VW 70 Anos - Gerações: reflexões sobre branding e storytelling à luz da inteligência artificial. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/1/AnarrativaDoFilmePublicit%c3%a1rio_VW_70_Anos_Gera%c3%a7%c3%b5es_Vieira_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57136/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92c7e0ff70a1dc3c7d9159ae412f6626 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833070785691648 |