O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRN |
Download full: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931 |
Summary: | Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo. |
id |
UFRN_42e90870dc495a73ecbd9a63193dff5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21931 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Damasceno, João Maria dos SantosAraújo, José Sávio Oliveira deAndruchak, Marcos AlbertoBezerra, Maura CostaTavares, Rogério Júnior Correia2017-02-09T19:48:02Z2017-02-09T19:48:02Z2016-09-05DAMASCENO, João Maria dos Santos. O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.This investigation embraces the importance of the teacher's performance space for Arts teaching and learning process in the classroom. Therefore, the text brings testimonials from teachers and artists who emphasize the art studio as essential for artistic production. The guiding principles of this discussion are examples of pedagogical proposals as the ‘Escola da Ponte’, Pedagogy of Reggio Emilia and Freinet techniques, which are based on ideas that, epistemically, counteract the traditional models, becoming innovative and worthy of attention for possible reflections on the current Brazilian educational situation, especially with regard to Arts education in public schools. The paper refers to some artists from Rio Grande do Norte that emphasize the importance of the art studio as a place of knowledge production. There is also the view of some high school students about what they think of the space used in the school subject of Visual Arts. It also assumes that the space of artistic production is fundamental in the process of developing the work of students in school as well as a significant feature in the support to the objectives of the subject. It discusses the gaps, constraints and limitations in the school context in terms of spaces for Visual Arts activities. In addition, the aim is to discuss the subject from current parameters and educational criteria, which indicate how the influence of physical structure and the environment can be determinant in the teaching-learning process. Also contributed to a proposal for art studio explained in the last chapter.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTESAteliê de arteEspaço educativoEscolaArtes visuaisO ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdfJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdfapplication/pdf6721564https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/1/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdff492e55d1f6b2c620c3815f477939d43MD51TEXTJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txtJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain191480https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/4/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txtb965337f828ea8816f1bf957387ba854MD54THUMBNAILJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpgJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2664https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/5/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpg4eff9ccbf0039f0069a80413e9dfb815MD55123456789/219312017-11-03 22:52:48.116oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21931Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T01:52:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola |
title |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola |
spellingShingle |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola Damasceno, João Maria dos Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTES Ateliê de arte Espaço educativo Escola Artes visuais |
title_short |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola |
title_full |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola |
title_fullStr |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola |
title_full_unstemmed |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola |
title_sort |
O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola |
author |
Damasceno, João Maria dos Santos |
author_facet |
Damasceno, João Maria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, José Sávio Oliveira de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andruchak, Marcos Alberto |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Bezerra, Maura Costa |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, João Maria dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares, Rogério Júnior Correia |
contributor_str_mv |
Tavares, Rogério Júnior Correia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTES |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTES Ateliê de arte Espaço educativo Escola Artes visuais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ateliê de arte Espaço educativo Escola Artes visuais |
description |
Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-09T19:48:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-09T19:48:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DAMASCENO, João Maria dos Santos. O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931 |
identifier_str_mv |
DAMASCENO, João Maria dos Santos. O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/1/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/4/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/5/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f492e55d1f6b2c620c3815f477939d43 b965337f828ea8816f1bf957387ba854 4eff9ccbf0039f0069a80413e9dfb815 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686642171379712 |