O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231 |
Resumo: | Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a capacitação docente a partir da aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Buscamos responder à questão norteadora “Como o PIBID da UFRN-Natal contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-lo, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis do PIBID, ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e narrativas – constituídas a partir de técnicas comuns a estudos em História Oral – de envolvidos com o Programa, coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Schön (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, organizamos um caderno de atividades matemáticas diversas voltadas para a educação básica que foram aplicadas pelos participantes do Programa que estudamos. |
id |
UFRN_8d151b2b9cfd216883b67c5f0f479e2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24231 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cruz, Klêffiton Soares dahttp://lattes.cnpq.br/9775299147746333http://lattes.cnpq.br/6258771568808939Balvin, Fabian Arley Posadahttp://lattes.cnpq.br/5612306074421036Gutierre, Liliane dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8693761992237347Assis, Márcia Maria Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7521341931915313Cury, Fernando Guedes2017-11-08T23:46:03Z2017-11-08T23:46:03Z2017-07-25CRUZ, Klêffiton Soares da. O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal. 2017. 343f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a capacitação docente a partir da aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Buscamos responder à questão norteadora “Como o PIBID da UFRN-Natal contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-lo, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis do PIBID, ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e narrativas – constituídas a partir de técnicas comuns a estudos em História Oral – de envolvidos com o Programa, coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Schön (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, organizamos um caderno de atividades matemáticas diversas voltadas para a educação básica que foram aplicadas pelos participantes do Programa que estudamos.This text presents a research on the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN/Brazil) and its contributions to the initial and continuing formation of Mathematics teachers. The PIBID is a program centered on the Ministry of Education (MEC), managed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and put into practice by higher education institutions whose main intention is to contribute to teacher training considering the approximation between the public basic school and the university. This research was guided by the question guiding "How does the PIBID of UFRN-Natal in Mathematics contribute to the initial and continued formation of Mathematics teachers from the actions developed?" and to answer it we study documents available by the responsible institutions for PIBID, we analyzed actions developed by the PIBID’s Matematics subproject of UFRN in Natal and also studied the narratives people involved with it. For our analysis we refer to Nóvoa (1992, 1999, 2009), Shulman (1986, 1987)) and Schön (1992, 2000). In addition, we organized book with a several mathematical activities as educational product. This activities were applied by the participants of the Program that we studied.porAtividades de matemática desenvolvidas no PIBID de Matemática da UFRN/NatalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAPIBIDMatemáticaFormação de professoresCaderno de atividadesO PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdfKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdfapplication/pdf4103292https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/1/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdfa89ac0562d79e7cee77eb29eaa472678MD51ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdfProdutoEducacional_Cruz_2017.pdfCaderno de atividadesapplication/pdf2101728https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/4/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf2c2a0ff2700e50a7ca63f9218c7cb2cbMD54TEXTKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txtKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain654333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/2/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txt7f8bb5cd81d9f88d64691c401de85e16MD52ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain86614https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/5/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txt3ace9aa058a35abea92bf16886381d6eMD55THUMBNAILKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpgKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/3/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpgde715c412dc3bf48fcf05159233cba4eMD53ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpgProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/6/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpg9b267bf16579e9cdb75f5fdfe9ac3481MD56123456789/242312022-04-19 18:52:49.434oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24231Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-19T21:52:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal |
title |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal |
spellingShingle |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal Cruz, Klêffiton Soares da CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA PIBID Matemática Formação de professores Caderno de atividades |
title_short |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal |
title_full |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal |
title_fullStr |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal |
title_full_unstemmed |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal |
title_sort |
O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal |
author |
Cruz, Klêffiton Soares da |
author_facet |
Cruz, Klêffiton Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9775299147746333 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6258771568808939 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gutierre, Liliane dos Santos |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8693761992237347 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Assis, Márcia Maria Alves de |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7521341931915313 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Klêffiton Soares da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Balvin, Fabian Arley Posada |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5612306074421036 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cury, Fernando Guedes |
contributor_str_mv |
Balvin, Fabian Arley Posada Cury, Fernando Guedes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA PIBID Matemática Formação de professores Caderno de atividades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Matemática Formação de professores Caderno de atividades |
description |
Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a capacitação docente a partir da aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Buscamos responder à questão norteadora “Como o PIBID da UFRN-Natal contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-lo, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis do PIBID, ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e narrativas – constituídas a partir de técnicas comuns a estudos em História Oral – de envolvidos com o Programa, coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Schön (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, organizamos um caderno de atividades matemáticas diversas voltadas para a educação básica que foram aplicadas pelos participantes do Programa que estudamos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-08T23:46:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-08T23:46:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRUZ, Klêffiton Soares da. O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal. 2017. 343f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Klêffiton Soares da. O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal. 2017. 343f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Atividades de matemática desenvolvidas no PIBID de Matemática da UFRN/Natal |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/1/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/4/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/2/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/5/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/3/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/6/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a89ac0562d79e7cee77eb29eaa472678 2c2a0ff2700e50a7ca63f9218c7cb2cb 7f8bb5cd81d9f88d64691c401de85e16 3ace9aa058a35abea92bf16886381d6e de715c412dc3bf48fcf05159233cba4e 9b267bf16579e9cdb75f5fdfe9ac3481 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832831758598144 |