A gestão democrática da escola pública e a atuação do conselho escolar: uma análise da Escola Estadual 26 de Março, Paraná/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Pedro Junho Trajano de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38033
Resumo: O presente trabalho intitulado “A gestão democrática da Escola Pública e a atuação do Conselho Escolar: uma análise da Escola Estadual 26 de Março, Paraná/RN”, é fruto do anseio pesquisador enquanto profissional da educação em relação à efetivação do princípio da gestão democrática da educação pública por meio da atuação dos conselhos escolares. Tendo em vista as várias discussões sobre a temática e os entraves para a sua efetivação no cotidiano escolar, esta pesquisa torna-se fundamental para a compreensão da atuação do conselho escolar nesse cenário. Diante do exposto, a pesquisa teve como objetivo analisar o funcionamento do conselho escolar da Escola Estadual 26 de Março, no município de Paraná – RN. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a revisão da literatura e a análise documental das legislações e das atas de reuniões do Conselho Escolar da escola em tela. A análise das atas das reuniões do Conselho Escolar da Escola Estadual 26 de Março revelou pouca participação da comunidade nas tomadas coletivas de decisão e, desse modo, lacunas na efetivação do processo de implementação e consolidação da gestão democrática na instituição. Concluiu-se, ainda, que os conselhos escolares devem atuar em defesa dos interesses coletivos da escola, absorvendo diferentes pontos de vista das categorias que o constituem, no intuito de promover uma gestão participativa e democrática.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38033Universidade Federal do Rio Grande do NortePedagogia a DistânciaUFRNBrasilCentro de EducaçãoAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão democráticaConselho escolarGestão participativaA gestão democrática da escola pública e a atuação do conselho escolar: uma análise da Escola Estadual 26 de Março, Paraná/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho intitulado “A gestão democrática da Escola Pública e a atuação do Conselho Escolar: uma análise da Escola Estadual 26 de Março, Paraná/RN”, é fruto do anseio pesquisador enquanto profissional da educação em relação à efetivação do princípio da gestão democrática da educação pública por meio da atuação dos conselhos escolares. Tendo em vista as várias discussões sobre a temática e os entraves para a sua efetivação no cotidiano escolar, esta pesquisa torna-se fundamental para a compreensão da atuação do conselho escolar nesse cenário. Diante do exposto, a pesquisa teve como objetivo analisar o funcionamento do conselho escolar da Escola Estadual 26 de Março, no município de Paraná – RN. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a revisão da literatura e a análise documental das legislações e das atas de reuniões do Conselho Escolar da escola em tela. A análise das atas das reuniões do Conselho Escolar da Escola Estadual 26 de Março revelou pouca participação da comunidade nas tomadas coletivas de decisão e, desse modo, lacunas na efetivação do processo de implementação e consolidação da gestão democrática na instituição. 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