Questões sociocientíficas: subsídios para uma ação didático-pedagógica em escolas em tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Brunno Inácio da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32423
Resumo: Pesquisas na área de Ensino de Ciências vêm sinalizando muito recentemente a necessidade de elementos para o incentivo à formação de cidadãos ativos e engajados na nossa sociedade. Com o grande avanço da Ciência e da Tecnologia faz-se necessário também uma formação crítica para compreender e vivenciar o impacto destes avanços na sociedade. Nesse sentido, é importante fazer uso de estratégias no ensino de ciências que fomente tais discussões e, nessa perspectiva, surge como abordagem metodológica as Questões Sociocientíficas (QSC), consideradas como elementos que proporcionam maior reflexão sobre o papel social da ciência e suas implicações na sociedade. Atualmente com o avanço do neoliberalismo temos várias instituições que levantam a bandeira da mudança na educação. No Brasil, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), é o órgão responsável por levantar essa bandeira com a Educação em Tempo Integral. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a potencialidade da abordagem de QSC no ensino de ciências em Escolas em Tempo Integral no estado do Rio Grande do Norte, sob a ótica dos documentos orientadores do projeto Escola da Escolha e de alguns docentes. Para isso utilizamos como ferramenta de pesquisa o software IRAMUTEQ, o qual viabiliza as análises Classificação Hierárquica Dependente (CHD), Análise Fatorial de Correspondências (AFC) e Nuvem de Palavras. No intuito de melhor compreender a realidade dos professores, foi realizada uma entrevista semiestruturada com docentes de três Escolas em Tempo Integral. Os resultados apontam diversos elementos das QSC como a interdisciplinaridade, a consideração por características regionais e as práticas e vivências em protagonismo. Também identificamos as disciplinas eletivas, o Projeto de Vida, a formação de valores e o estudo orientado como subsídios para uma ação didáticopedagógica nessas escolas. Nesse sentido esperamos contribuir para professores em exercício no Ensino Integral e futuros docentes desse sistema de ensino.
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spelling Silva, Brunno Inácio daAraújo, Magnólia Fernandes Florêncio deCarvalho, Rozicleide Bezerra deDantas, Josivania Marisa2021-05-06T18:16:45Z2021-05-06T18:16:45Z2020-12-11SILVA, Brunno Inácio da. Questões sociocientíficas: subsídios para uma ação didático-pedagógica em escolas em tempo integral. 2020. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32423Pesquisas na área de Ensino de Ciências vêm sinalizando muito recentemente a necessidade de elementos para o incentivo à formação de cidadãos ativos e engajados na nossa sociedade. Com o grande avanço da Ciência e da Tecnologia faz-se necessário também uma formação crítica para compreender e vivenciar o impacto destes avanços na sociedade. Nesse sentido, é importante fazer uso de estratégias no ensino de ciências que fomente tais discussões e, nessa perspectiva, surge como abordagem metodológica as Questões Sociocientíficas (QSC), consideradas como elementos que proporcionam maior reflexão sobre o papel social da ciência e suas implicações na sociedade. Atualmente com o avanço do neoliberalismo temos várias instituições que levantam a bandeira da mudança na educação. No Brasil, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), é o órgão responsável por levantar essa bandeira com a Educação em Tempo Integral. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a potencialidade da abordagem de QSC no ensino de ciências em Escolas em Tempo Integral no estado do Rio Grande do Norte, sob a ótica dos documentos orientadores do projeto Escola da Escolha e de alguns docentes. Para isso utilizamos como ferramenta de pesquisa o software IRAMUTEQ, o qual viabiliza as análises Classificação Hierárquica Dependente (CHD), Análise Fatorial de Correspondências (AFC) e Nuvem de Palavras. No intuito de melhor compreender a realidade dos professores, foi realizada uma entrevista semiestruturada com docentes de três Escolas em Tempo Integral. Os resultados apontam diversos elementos das QSC como a interdisciplinaridade, a consideração por características regionais e as práticas e vivências em protagonismo. Também identificamos as disciplinas eletivas, o Projeto de Vida, a formação de valores e o estudo orientado como subsídios para uma ação didáticopedagógica nessas escolas. Nesse sentido esperamos contribuir para professores em exercício no Ensino Integral e futuros docentes desse sistema de ensino.Research in Science Education has recently signaled the need for elements to encourage the formation of active and engaged citizens in our society. With the great advance of Science and Technology, it is also necessary a critical training to understand and experience the impact of these advances in society. In this sense, it is important to make use of strategies in science education that foster such discussions and, in this perspective, Socio-scientific Issues (QSC) appear as a methodological approach, considered as elements that provide greater reflection on the social role of science and its implications in science society. Currently, with the advancement of neoliberalism, we have several institutions that raise the banner of change in education. In Brazil, the Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), is the organizationresponsible for raising this banner with full-time education. Therefore, this research aims to analyze the potential of the QSC approach in science teaching in full-time schools in the state of Rio Grande do Norte, from the perspective of the project's guiding documents and some teachers. For that, we used the IRAMUTEQ software as a research tool, which makes the Classificação Hierárquica Dependente (CHD), Análise Fatorial de Correspondências (AFC) and Word Cloud analyzes possible. To better understand the reality of teachers, a semi-structured interview was conducted with teachers from three schools’ full time. The results show several elements of the QSC, such as interdisciplinarity, the consideration for regional characteristics, the practices, and experiences in protagonist. We also identified the electives, the Life Project, the formation of values and the oriented study as subsidies for an educational didactic action in full-time schools. With that, we hope to contribute to teachers working in integral education and future teachers in this education system.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilQuestões sociocientíficasEducação integralEnsino de CiênciasQuestões sociocientíficas: subsídios para uma ação didático-pedagógica em escolas em tempo integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuestoessociocientificassubsidios_Silva_2020.pdfapplication/pdf1296672https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32423/1/Questoessociocientificassubsidios_Silva_2020.pdf6b536288fc384827d5c8dadb84173dd9MD51123456789/324232021-05-06 15:17:43.156oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-06T18:17:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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