A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Paulo Ricardo Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37606
Resumo: O avanço das Tecnologias da Inovação tem modificado toda a sociedade, sobretudo no que diz respeito ao acesso às informações. Nesse sentido, as ações de divulgação das empresas e do próprio governo tem se modificado, se ajustando ao novo paradigma vigente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das redes sociais pelo MTUR para promoção turística. Observou-se que uma das principais maneiras utilizadas pelo Ministério para promover a atividade turística através da internet é por meio das comunidades virtuais disponíveis, por onde são realizadas ações de promoção e divulgação de informações da atividade turística. Fez-se uso de um referencial teórico baseado na ideia da importância do uso da Internet e de suas ferramentas nas ações de divulgação e promoção da atividade em nível global. Através de uma metodologia baseada na elaboração de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, método de investigação empírica de análise textual utilizada tanto em investigação histórica como em trabalhos com bibliometria, analisou-se a atuação do MTUR em duas redes sociais, Twitter e YouTube e os resultados obtidos demonstram que cada vez mais o uso dessas ferramentas tem sido a principal forma de divulgação e promoção do setor turístico por parte do Governo Federal.
id UFRN_4e7cb32f7c10010c326ad16ae76a456b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37606
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guedes, Paulo Ricardo MarquesFerreira, Lissa Valéria FernandesChagas, Márcio Marreiro dasMendes Filho, Luiz Augusto Machado2017-09-15T17:07:26Z2021-09-22T13:55:27Z2017-09-15T17:07:26Z2021-09-22T13:55:27Z20132008005771GUEDES, Paulo Ricardo Marques. A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37606Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoPromoção turísticaMídias sociaisMinistério do TurismoInovaçãoA promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO avanço das Tecnologias da Inovação tem modificado toda a sociedade, sobretudo no que diz respeito ao acesso às informações. Nesse sentido, as ações de divulgação das empresas e do próprio governo tem se modificado, se ajustando ao novo paradigma vigente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das redes sociais pelo MTUR para promoção turística. Observou-se que uma das principais maneiras utilizadas pelo Ministério para promover a atividade turística através da internet é por meio das comunidades virtuais disponíveis, por onde são realizadas ações de promoção e divulgação de informações da atividade turística. Fez-se uso de um referencial teórico baseado na ideia da importância do uso da Internet e de suas ferramentas nas ações de divulgação e promoção da atividade em nível global. Através de uma metodologia baseada na elaboração de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, método de investigação empírica de análise textual utilizada tanto em investigação histórica como em trabalhos com bibliometria, analisou-se a atuação do MTUR em duas redes sociais, Twitter e YouTube e os resultados obtidos demonstram que cada vez mais o uso dessas ferramentas tem sido a principal forma de divulgação e promoção do setor turístico por parte do Governo Federal.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPauloRMG_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain96447https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37606/1/PauloRMG_Monografia.pdf.txta7f5431631ff56139093128f75910276MD51ORIGINALPauloRMG_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf2625387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37606/2/PauloRMG_Monografia.pdf7bccaa40ccef7c1b6a345481e4084a1dMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37606/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/376062021-09-22 10:55:27.167oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:55:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
title A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
spellingShingle A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
Guedes, Paulo Ricardo Marques
Promoção turística
Mídias sociais
Ministério do Turismo
Inovação
title_short A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
title_full A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
title_fullStr A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
title_full_unstemmed A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
title_sort A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo
author Guedes, Paulo Ricardo Marques
author_facet Guedes, Paulo Ricardo Marques
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Paulo Ricardo Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
contributor_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Promoção turística
Mídias sociais
Ministério do Turismo
Inovação
topic Promoção turística
Mídias sociais
Ministério do Turismo
Inovação
description O avanço das Tecnologias da Inovação tem modificado toda a sociedade, sobretudo no que diz respeito ao acesso às informações. Nesse sentido, as ações de divulgação das empresas e do próprio governo tem se modificado, se ajustando ao novo paradigma vigente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das redes sociais pelo MTUR para promoção turística. Observou-se que uma das principais maneiras utilizadas pelo Ministério para promover a atividade turística através da internet é por meio das comunidades virtuais disponíveis, por onde são realizadas ações de promoção e divulgação de informações da atividade turística. Fez-se uso de um referencial teórico baseado na ideia da importância do uso da Internet e de suas ferramentas nas ações de divulgação e promoção da atividade em nível global. Através de uma metodologia baseada na elaboração de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, método de investigação empírica de análise textual utilizada tanto em investigação histórica como em trabalhos com bibliometria, analisou-se a atuação do MTUR em duas redes sociais, Twitter e YouTube e os resultados obtidos demonstram que cada vez mais o uso dessas ferramentas tem sido a principal forma de divulgação e promoção do setor turístico por parte do Governo Federal.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-15T17:07:26Z
2021-09-22T13:55:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-15T17:07:26Z
2021-09-22T13:55:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2008005771
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, Paulo Ricardo Marques. A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37606
identifier_str_mv 2008005771
GUEDES, Paulo Ricardo Marques. A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37606/1/PauloRMG_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37606/2/PauloRMG_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37606/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7f5431631ff56139093128f75910276
7bccaa40ccef7c1b6a345481e4084a1d
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832968227618816