Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Andersonn Henrique Simões de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20197
Resumo: Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.
id UFRN_5051c9de16ef74f22af051113266bd0a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20197
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Andersonn Henrique Simões dehttp://lattes.cnpq.br/2503613615366209http://lattes.cnpq.br/9224599605968743Queiroz, Luis Ricardo Silvahttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356Nascimento, Antonio Dias doMendes, Jean Joubert Freitas2016-04-06T23:31:54Z2016-04-06T23:31:54Z2015-02-20ARAÚJO, Andersonn Henrique Simões de. Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20197Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.This present research focus at the teaching of music in social programs, it discuss about the teaching concepts that permeates the educational-musical practice presents in Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), of Complexo Dom Bosco, in Natal-RN. The Objective is to reflect upon the music teaching concepts and the relations between musical knowledge and culture. For this, it was problematized the concepts of music teaching and learning in governmental social projects through theoretical and empirical research. After this step, it was studied the cultural aspects involving the routine in the institutions the influenced the music learning at Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, furthermore, and how these aspects are present in the constitution of the paradigms that involve music teaching. For this, it was used a qualitative approach and a case study as type of research. As data capture tool it was used the ethnographic write, photography, interviews as a Facilitator of music with the students of the program, and video recordings of musical learning situations. Theoretical support it was used authors who study the complexity, culture and music teaching in social projects. Finally, the conclusion is that musical learning, in the SCFV context, is involved of cultural conceptions steeped to the Oratório Dom Bosco space and the same time the Brazilian Social Assistance Policy. Sometimes these concepts are contradictory: discipline, leadership and combat social exclusion refer to dialogical cultural hologram of the institutions involved in the music education process.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEnsino de música em serviços socioassistenciaisMúsica e culturaEnsino de música e complexidadeFacilitadores de músicaMúsica e projetos sociaisMúsica em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdfAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf1783427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/1/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf11911ffba830e38ddd4fdaff42dd955fMD51TEXTAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.txtAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain273910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/6/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.txtd786256fa6b3415675a4c0283f8cff17MD56THUMBNAILAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2559https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/7/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgb7bf18dd0c53317a6bd71a026e821b45MD57123456789/201972017-11-02 11:08:18.983oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20197Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:08:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
title Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
spellingShingle Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
Araújo, Andersonn Henrique Simões de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Ensino de música em serviços socioassistenciais
Música e cultura
Ensino de música e complexidade
Facilitadores de música
Música e projetos sociais
title_short Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
title_full Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
title_fullStr Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
title_full_unstemmed Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
title_sort Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
author Araújo, Andersonn Henrique Simões de
author_facet Araújo, Andersonn Henrique Simões de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2503613615366209
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9224599605968743
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Queiroz, Luis Ricardo Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5224390361847356
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nascimento, Antonio Dias do
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Andersonn Henrique Simões de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
contributor_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Ensino de música em serviços socioassistenciais
Música e cultura
Ensino de música e complexidade
Facilitadores de música
Música e projetos sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música em serviços socioassistenciais
Música e cultura
Ensino de música e complexidade
Facilitadores de música
Música e projetos sociais
description Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-06T23:31:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-06T23:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Andersonn Henrique Simões de. Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20197
identifier_str_mv ARAÚJO, Andersonn Henrique Simões de. Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/1/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/6/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/7/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11911ffba830e38ddd4fdaff42dd955f
d786256fa6b3415675a4c0283f8cff17
b7bf18dd0c53317a6bd71a026e821b45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117917628694528