Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Andersonn Henrique Simões de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20197
Resumo: Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.
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Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.This present research focus at the teaching of music in social programs, it discuss about the teaching concepts that permeates the educational-musical practice presents in Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), of Complexo Dom Bosco, in Natal-RN. The Objective is to reflect upon the music teaching concepts and the relations between musical knowledge and culture. For this, it was problematized the concepts of music teaching and learning in governmental social projects through theoretical and empirical research. After this step, it was studied the cultural aspects involving the routine in the institutions the influenced the music learning at Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, furthermore, and how these aspects are present in the constitution of the paradigms that involve music teaching. For this, it was used a qualitative approach and a case study as type of research. As data capture tool it was used the ethnographic write, photography, interviews as a Facilitator of music with the students of the program, and video recordings of musical learning situations. Theoretical support it was used authors who study the complexity, culture and music teaching in social projects. Finally, the conclusion is that musical learning, in the SCFV context, is involved of cultural conceptions steeped to the Oratório Dom Bosco space and the same time the Brazilian Social Assistance Policy. Sometimes these concepts are contradictory: discipline, leadership and combat social exclusion refer to dialogical cultural hologram of the institutions involved in the music education process.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEnsino de música em serviços socioassistenciaisMúsica e culturaEnsino de música e complexidadeFacilitadores de músicaMúsica e projetos sociaisMúsica em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdfAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf1783427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/1/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf11911ffba830e38ddd4fdaff42dd955fMD51TEXTAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.txtAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain273910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/6/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.txtd786256fa6b3415675a4c0283f8cff17MD56THUMBNAILAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgAndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2559https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20197/7/AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgb7bf18dd0c53317a6bd71a026e821b45MD57123456789/201972017-11-02 11:08:18.983oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20197Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:08:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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