Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Crisanto Dantas Sales de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51241
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar e encontrar respostas sobre o ensino de música, a partir da educação rítmica musical, baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa tem uma parte teórica e uma parte prática: iniciou-se a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento maior do assunto. Em um segundo passo, foi feita uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que foi a elaboração e aplicação de uma sequência de sete aulas, guiadas pelos princípios da metodologia e filosofia Dalcroziana1 . O momento seguinte dessa pesquisa foi a parte prática, que se realizou em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciaram atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia Dalcroziana, com o intuito principal de aguçar o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, foram utilizadas melodias e ritmos afroameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda à escola.
id UFRN_e7e9124b5e54beee2e6ce3efe30baed0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51241
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freitas, Crisanto Dantas Sales dehttp://lattes.cnpq.br/1373515043437343http://lattes.cnpq.br/8280794437858524Madureira, José RafaelThomé, Renata Viana de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1230598383268415Lima, Tânia Maria de Araújo2023-02-09T18:30:11Z2023-02-09T18:30:11Z2022-12-23FREITAS, Crisanto Dantas Sales de. Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos. Orientador: Tânia Maria de Araújo Lima. 2022. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51241Esta pesquisa buscou analisar e encontrar respostas sobre o ensino de música, a partir da educação rítmica musical, baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa tem uma parte teórica e uma parte prática: iniciou-se a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento maior do assunto. Em um segundo passo, foi feita uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que foi a elaboração e aplicação de uma sequência de sete aulas, guiadas pelos princípios da metodologia e filosofia Dalcroziana1 . O momento seguinte dessa pesquisa foi a parte prática, que se realizou em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciaram atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia Dalcroziana, com o intuito principal de aguçar o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, foram utilizadas melodias e ritmos afroameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda à escola.This research seeks to analyze and find answers upon the music teaching from the musical and rhythm education based on the precepts of Émile Jacques-Dalcroze (1865-1950). The plan of this research is divided into a theoretical part and a practical part: we start from readings and annotations, focusing on bibliographic research, in order to achieve a deeper theoretical interpretation. Secondly, we analyze the results to reach the main point of this study, which is the application, in a bimester, of the principles of the dalcrozian methodology in the classroom. The second stage of this research is the practical part, which is carried out in a seventh grade elementary school class at Escola Estadual João Ferreira de Souza, located in the city of Santa Cruz, RN. When appropriate, the students will experience playful activities with the experimentation of the principles of the dalcrozian methodology, with the main aim at promoting better perception and development in the teaching and learning process in the Arts/Music curricular component. During the practical interventions in the classroom, were used melodies and Afro-Amerindian rhythms of the folk group “Boi de Reis”, with the intention of bringing the educational experience closer to the community that surrounds the school. Finally, we will present the results obtained in this study in the form of a pedagogical proposal and a scientific article.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESMúsica - ensino de música - rítmica musicalMúsica - ensino de música - melodias folclóricasDalcrozeEnsino de músicaEnsino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinomusicaeducacao_Freitas_2022.pdfapplication/pdf757927https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51241/1/Ensinomusicaeducacao_Freitas_2022.pdf9a04517b04fbe033a230330588ff4620MD51123456789/512412023-02-09 15:30:54.574oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51241Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-09T18:30:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
title Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
spellingShingle Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
Freitas, Crisanto Dantas Sales de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Música - ensino de música - rítmica musical
Música - ensino de música - melodias folclóricas
Dalcroze
Ensino de música
title_short Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
title_full Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
title_fullStr Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
title_full_unstemmed Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
title_sort Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos
author Freitas, Crisanto Dantas Sales de
author_facet Freitas, Crisanto Dantas Sales de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1373515043437343
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8280794437858524
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Madureira, José Rafael
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Crisanto Dantas Sales de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Tânia Maria de Araújo
contributor_str_mv Lima, Tânia Maria de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Música - ensino de música - rítmica musical
Música - ensino de música - melodias folclóricas
Dalcroze
Ensino de música
dc.subject.por.fl_str_mv Música - ensino de música - rítmica musical
Música - ensino de música - melodias folclóricas
Dalcroze
Ensino de música
description Esta pesquisa buscou analisar e encontrar respostas sobre o ensino de música, a partir da educação rítmica musical, baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa tem uma parte teórica e uma parte prática: iniciou-se a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento maior do assunto. Em um segundo passo, foi feita uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que foi a elaboração e aplicação de uma sequência de sete aulas, guiadas pelos princípios da metodologia e filosofia Dalcroziana1 . O momento seguinte dessa pesquisa foi a parte prática, que se realizou em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciaram atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia Dalcroziana, com o intuito principal de aguçar o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, foram utilizadas melodias e ritmos afroameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda à escola.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-09T18:30:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-09T18:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Crisanto Dantas Sales de. Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos. Orientador: Tânia Maria de Araújo Lima. 2022. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51241
identifier_str_mv FREITAS, Crisanto Dantas Sales de. Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos. Orientador: Tânia Maria de Araújo Lima. 2022. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51241/1/Ensinomusicaeducacao_Freitas_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a04517b04fbe033a230330588ff4620
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117793939718144