Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabyana Soares de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29449
Resumo: Considerando que um dos desafios dos professores de Educação Física, no âmbito escolar, é pensar sua prática pedagógica na perspectiva inclusiva e promover experiências educacionais que considerem as especificidades e a subjetividade de cada educando, entre eles aqueles que apresentam algum tipo de deficiência, torna-se fundamental repensar o processo formativo do professor, a fim de encontrar possibilidades na formação docente, de modo a valorizar as diferenças individuais dos alunos e ampliar sua participação, aprendizagem e desenvolvimento durante a prática pedagógica. Com o objetivo de analisar os aspectos formativos que viabilizam a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, de forma específica, nos propusemos a identificar os conhecimentos prévios dos professores de Educação Física sobre o aluno com deficiência, caracterizar os desafios e as possibilidades da prática pedagógica do professor de Educação Física, no contexto da formação continuada, diante da inclusão de alunos com deficiência na escola regular e aplicar uma formação continuada a partir da necessidade formativa dos professores. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e descritiva, com base na prática da pesquisa-ação colaborativa, que envolveu 34 professores de Educação Física e 01 coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Inicialmente, desenvolvemos a aplicação do questionário e, em seguida, a intervenção da formação continuada na perspectiva inclusiva, sistematizando os encontros a partir da necessidade apontada pelos partícipes, frente à inclusão. Nesse sentido, o entrelaçar de conexões estabelecidas através dos encontros formativos permitiu desconstruir os paradigmas existentes sobre a pessoa com deficiência, ressignificando-os em paradigmas de inclusão a partir do olhar sensível diante das diferenças, viabilizando a reflexão sobre o fazer pedagógico mediante a prática inclusiva e a inserção de todos os educandos nas aulas de Educação Física.
id UFRN_54d6831705dce2bf969f1437ba9fa59d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29449
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Fabyana Soares deNunes, Débora Regina de PaulaSantos, Antonio de Pádua dosRodrigues, Graciele MassoliSilva, Maria Eleni Henrique daDias, Maria Aparecida2020-07-06T17:31:33Z2020-07-06T17:31:33Z2020-02-19OLIVEIRA, Fabyana Soares de. Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular. 2020. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29449Considerando que um dos desafios dos professores de Educação Física, no âmbito escolar, é pensar sua prática pedagógica na perspectiva inclusiva e promover experiências educacionais que considerem as especificidades e a subjetividade de cada educando, entre eles aqueles que apresentam algum tipo de deficiência, torna-se fundamental repensar o processo formativo do professor, a fim de encontrar possibilidades na formação docente, de modo a valorizar as diferenças individuais dos alunos e ampliar sua participação, aprendizagem e desenvolvimento durante a prática pedagógica. Com o objetivo de analisar os aspectos formativos que viabilizam a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, de forma específica, nos propusemos a identificar os conhecimentos prévios dos professores de Educação Física sobre o aluno com deficiência, caracterizar os desafios e as possibilidades da prática pedagógica do professor de Educação Física, no contexto da formação continuada, diante da inclusão de alunos com deficiência na escola regular e aplicar uma formação continuada a partir da necessidade formativa dos professores. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e descritiva, com base na prática da pesquisa-ação colaborativa, que envolveu 34 professores de Educação Física e 01 coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Inicialmente, desenvolvemos a aplicação do questionário e, em seguida, a intervenção da formação continuada na perspectiva inclusiva, sistematizando os encontros a partir da necessidade apontada pelos partícipes, frente à inclusão. Nesse sentido, o entrelaçar de conexões estabelecidas através dos encontros formativos permitiu desconstruir os paradigmas existentes sobre a pessoa com deficiência, ressignificando-os em paradigmas de inclusão a partir do olhar sensível diante das diferenças, viabilizando a reflexão sobre o fazer pedagógico mediante a prática inclusiva e a inserção de todos os educandos nas aulas de Educação Física.Considering that one of the challenges of Physical Education teachers, in the school context, is to think about their pedagogical practice in an inclusive perspective and to promote educational experiences that consider the specificities and subjectivity of each student, including those who have some type of disability, it is essential to rethink the teacher's training process, in order to find possibilities in teacher training, in order to value students' individual differences and expand their participation, learning and development during pedagogical practice. In order to analyze the formative aspects that enable the participation of students with disabilities in Physical Education classes, in a specific way, we set out to identify the previous knowledge of Physical Education teachers about the student with disabilities, characterize the challenges and possibilities the pedagogical practice of the Physical Education teacher, in the context of continuing education, given the inclusion of students with disabilities in regular schools and applying continuing education based on the teachers' training needs. For this, we adopted a qualitative and descriptive approach, based on the practice of collaborative action research, which involved 34 Physical Education teachers and 01 Physical Education coordinator from the Municipal Department of Basic Education (SMEB) in the city of Ceará-Mirim/RN. Initially, we developed the application of the questionnaire and then the intervention of continuing education in an inclusive perspective, systematizing the meetings based on the need pointed out by the participants, in view of inclusion. In this sense, the intertwining of connections established through the formative meetings allowed to deconstruct the existing paradigms about the person with disabilities, re-signifying them into inclusion paradigms from the sensitive view of differences, enabling reflection on pedagogical practice through inclusive practice. and the inclusion of all students in Physical Education classes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuadaEducação física inclusivaDeficiênciaFormação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.txtFormacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain358242https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29449/2/Formacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.txtd8f5036d0309da9639d8694ac7c9d6b0MD52THUMBNAILFormacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.jpgFormacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29449/3/Formacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.jpgc42dd1988c05d8b5ed52e5a62cbc038dMD53ORIGINALFormacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf1843677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29449/1/Formacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdfd4ccc6f5db7791249fe0f7bbb4c4a93fMD51123456789/294492020-07-12 04:48:13.733oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29449Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-12T07:48:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
title Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
spellingShingle Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
Oliveira, Fabyana Soares de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação continuada
Educação física inclusiva
Deficiência
title_short Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
title_full Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
title_fullStr Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
title_full_unstemmed Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
title_sort Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
author Oliveira, Fabyana Soares de
author_facet Oliveira, Fabyana Soares de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Antonio de Pádua dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Rodrigues, Graciele Massoli
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabyana Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
contributor_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação continuada
Educação física inclusiva
Deficiência
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Educação física inclusiva
Deficiência
description Considerando que um dos desafios dos professores de Educação Física, no âmbito escolar, é pensar sua prática pedagógica na perspectiva inclusiva e promover experiências educacionais que considerem as especificidades e a subjetividade de cada educando, entre eles aqueles que apresentam algum tipo de deficiência, torna-se fundamental repensar o processo formativo do professor, a fim de encontrar possibilidades na formação docente, de modo a valorizar as diferenças individuais dos alunos e ampliar sua participação, aprendizagem e desenvolvimento durante a prática pedagógica. Com o objetivo de analisar os aspectos formativos que viabilizam a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, de forma específica, nos propusemos a identificar os conhecimentos prévios dos professores de Educação Física sobre o aluno com deficiência, caracterizar os desafios e as possibilidades da prática pedagógica do professor de Educação Física, no contexto da formação continuada, diante da inclusão de alunos com deficiência na escola regular e aplicar uma formação continuada a partir da necessidade formativa dos professores. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e descritiva, com base na prática da pesquisa-ação colaborativa, que envolveu 34 professores de Educação Física e 01 coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Inicialmente, desenvolvemos a aplicação do questionário e, em seguida, a intervenção da formação continuada na perspectiva inclusiva, sistematizando os encontros a partir da necessidade apontada pelos partícipes, frente à inclusão. Nesse sentido, o entrelaçar de conexões estabelecidas através dos encontros formativos permitiu desconstruir os paradigmas existentes sobre a pessoa com deficiência, ressignificando-os em paradigmas de inclusão a partir do olhar sensível diante das diferenças, viabilizando a reflexão sobre o fazer pedagógico mediante a prática inclusiva e a inserção de todos os educandos nas aulas de Educação Física.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-06T17:31:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-06T17:31:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabyana Soares de. Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular. 2020. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29449
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabyana Soares de. Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular. 2020. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29449/2/Formacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29449/3/Formacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29449/1/Formacaocontinuadaeducacao_Oliveira_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8f5036d0309da9639d8694ac7c9d6b0
c42dd1988c05d8b5ed52e5a62cbc038d
d4ccc6f5db7791249fe0f7bbb4c4a93f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117843221741568