A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995 |
Resumo: | Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e possíveis estratégias para o seu ensino nas aulas de dança, na Educação Básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as prováveis relações entre esses conceitos e os modos de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança, a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. O trabalho se caracteriza por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e de cunho teórico e tem como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Teatro, Educação Artística e áreas correlatas, que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de Natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos, no ensino formal e alguns modos de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da prática pedagógica desses professores. Foi possível compreender que a improvisação em dança e a composição coreográfica são conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras e artísticas, além de formar alunos mais autônomos, criativos, críticos, flexíveis, tolerantes e mais sensíveis à descoberta de si, do seu entorno e de modos diversos de dançar. |
id |
UFRN_55c871c17886509bf45f81077286e8ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25995 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Iane Licurgo GurgelPorpino, Karenine de OliveiraVieira, Marcilio de SouzaHernandez, Márcia Maria StrazzacappaMarques, Larissa Kelly de Oliveira2018-10-09T20:18:30Z2018-10-09T20:18:30Z2018-04-25FERNANDES, Iane Licurgo Gurgel. A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e possíveis estratégias para o seu ensino nas aulas de dança, na Educação Básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as prováveis relações entre esses conceitos e os modos de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança, a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. O trabalho se caracteriza por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e de cunho teórico e tem como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Teatro, Educação Artística e áreas correlatas, que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de Natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos, no ensino formal e alguns modos de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da prática pedagógica desses professores. Foi possível compreender que a improvisação em dança e a composição coreográfica são conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras e artísticas, além de formar alunos mais autônomos, criativos, críticos, flexíveis, tolerantes e mais sensíveis à descoberta de si, do seu entorno e de modos diversos de dançar.This master's research reflects on teaching improvisation and composition as dance contents and possible strategies in dance classes,in primary and secondary education. We aim to discuss the concepts of dance improvisation and composition and the probable relationships between these concepts and ways of thinking them in contemporary dance. We also aim to investigate teaching strategies on these contents in dance classes, starting with interviewees dialogue the and specialized literature. The work is characterized by a methodological approach of a qualitative and theoretical nature and has as interlocutors teachers trained in the areas of Dance, Theater, Arts Education and related areas, which were approved at public services as dance teacher in cities of Rio Grande do Norte,capital and other vicinities,authors that dialogue with this theme such as Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo and Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) and others. Dance as an area of knowledge, our study traces the paths faced by teachers to perform the work with composition and improvisation with their students, in formal education and some ways of developing these contents, based on the pedagogical practice of these teachers . It was possible to understand that improvisation in dance and choreographic composition are contents that contribute to motor and artistic skills development, as well as unfold autonomous, creative, critical, flexible, tolerant sensitive and sensible students discovering themselves, their environment and various ways of dancing.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASEscolaEnsino de dançaComposição coreográficaImprovisaçãoA improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdfapplication/pdf1137294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/1/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdfb9cb64fb551970cc8adb2a1f2bdfe9b3MD51TEXTImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain260530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txta2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49MD52THUMBNAILImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12eMD53TEXTImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain260530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txta2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49MD52THUMBNAILImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12eMD53123456789/259952019-01-30 07:34:40.255oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:34:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção |
title |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção |
spellingShingle |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção Fernandes, Iane Licurgo Gurgel CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS Escola Ensino de dança Composição coreográfica Improvisação |
title_short |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção |
title_full |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção |
title_fullStr |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção |
title_full_unstemmed |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção |
title_sort |
A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção |
author |
Fernandes, Iane Licurgo Gurgel |
author_facet |
Fernandes, Iane Licurgo Gurgel |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Vieira, Marcilio de Souza |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Iane Licurgo Gurgel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Larissa Kelly de Oliveira |
contributor_str_mv |
Marques, Larissa Kelly de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS Escola Ensino de dança Composição coreográfica Improvisação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Ensino de dança Composição coreográfica Improvisação |
description |
Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e possíveis estratégias para o seu ensino nas aulas de dança, na Educação Básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as prováveis relações entre esses conceitos e os modos de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança, a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. O trabalho se caracteriza por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e de cunho teórico e tem como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Teatro, Educação Artística e áreas correlatas, que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de Natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos, no ensino formal e alguns modos de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da prática pedagógica desses professores. Foi possível compreender que a improvisação em dança e a composição coreográfica são conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras e artísticas, além de formar alunos mais autônomos, criativos, críticos, flexíveis, tolerantes e mais sensíveis à descoberta de si, do seu entorno e de modos diversos de dançar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-09T20:18:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-09T20:18:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Iane Licurgo Gurgel. A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Iane Licurgo Gurgel. A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/1/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9cb64fb551970cc8adb2a1f2bdfe9b3 a2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49 82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12e a2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49 82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832731522072576 |