A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Iane Licurgo Gurgel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995
Resumo: Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e possíveis estratégias para o seu ensino nas aulas de dança, na Educação Básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as prováveis relações entre esses conceitos e os modos de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança, a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. O trabalho se caracteriza por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e de cunho teórico e tem como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Teatro, Educação Artística e áreas correlatas, que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de Natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos, no ensino formal e alguns modos de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da prática pedagógica desses professores. Foi possível compreender que a improvisação em dança e a composição coreográfica são conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras e artísticas, além de formar alunos mais autônomos, criativos, críticos, flexíveis, tolerantes e mais sensíveis à descoberta de si, do seu entorno e de modos diversos de dançar.
id UFRN_55c871c17886509bf45f81077286e8ca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25995
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Iane Licurgo GurgelPorpino, Karenine de OliveiraVieira, Marcilio de SouzaHernandez, Márcia Maria StrazzacappaMarques, Larissa Kelly de Oliveira2018-10-09T20:18:30Z2018-10-09T20:18:30Z2018-04-25FERNANDES, Iane Licurgo Gurgel. A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e possíveis estratégias para o seu ensino nas aulas de dança, na Educação Básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as prováveis relações entre esses conceitos e os modos de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança, a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. O trabalho se caracteriza por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e de cunho teórico e tem como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Teatro, Educação Artística e áreas correlatas, que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de Natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos, no ensino formal e alguns modos de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da prática pedagógica desses professores. Foi possível compreender que a improvisação em dança e a composição coreográfica são conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras e artísticas, além de formar alunos mais autônomos, criativos, críticos, flexíveis, tolerantes e mais sensíveis à descoberta de si, do seu entorno e de modos diversos de dançar.This master's research reflects on teaching improvisation and composition as dance contents and possible strategies in dance classes,in primary and secondary education. We aim to discuss the concepts of dance improvisation and composition and the probable relationships between these concepts and ways of thinking them in contemporary dance. We also aim to investigate teaching strategies on these contents in dance classes, starting with interviewees dialogue the and specialized literature. The work is characterized by a methodological approach of a qualitative and theoretical nature and has as interlocutors teachers trained in the areas of Dance, Theater, Arts Education and related areas, which were approved at public services as dance teacher in cities of Rio Grande do Norte,capital and other vicinities,authors that dialogue with this theme such as Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo and Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) and others. Dance as an area of knowledge, our study traces the paths faced by teachers to perform the work with composition and improvisation with their students, in formal education and some ways of developing these contents, based on the pedagogical practice of these teachers . It was possible to understand that improvisation in dance and choreographic composition are contents that contribute to motor and artistic skills development, as well as unfold autonomous, creative, critical, flexible, tolerant sensitive and sensible students discovering themselves, their environment and various ways of dancing.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASEscolaEnsino de dançaComposição coreográficaImprovisaçãoA improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdfapplication/pdf1137294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/1/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdfb9cb64fb551970cc8adb2a1f2bdfe9b3MD51TEXTImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain260530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txta2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49MD52THUMBNAILImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12eMD53TEXTImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain260530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txta2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49MD52THUMBNAILImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12eMD53123456789/259952019-01-30 07:34:40.255oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T10:34:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
title A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
spellingShingle A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
Fernandes, Iane Licurgo Gurgel
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Escola
Ensino de dança
Composição coreográfica
Improvisação
title_short A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
title_full A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
title_fullStr A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
title_full_unstemmed A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
title_sort A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção
author Fernandes, Iane Licurgo Gurgel
author_facet Fernandes, Iane Licurgo Gurgel
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Iane Licurgo Gurgel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Larissa Kelly de Oliveira
contributor_str_mv Marques, Larissa Kelly de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Escola
Ensino de dança
Composição coreográfica
Improvisação
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Ensino de dança
Composição coreográfica
Improvisação
description Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e possíveis estratégias para o seu ensino nas aulas de dança, na Educação Básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as prováveis relações entre esses conceitos e os modos de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança, a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. O trabalho se caracteriza por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e de cunho teórico e tem como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Teatro, Educação Artística e áreas correlatas, que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de Natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos, no ensino formal e alguns modos de desenvolvimento desses conteúdos, a partir da prática pedagógica desses professores. Foi possível compreender que a improvisação em dança e a composição coreográfica são conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras e artísticas, além de formar alunos mais autônomos, criativos, críticos, flexíveis, tolerantes e mais sensíveis à descoberta de si, do seu entorno e de modos diversos de dançar.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-09T20:18:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-09T20:18:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Iane Licurgo Gurgel. A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995
identifier_str_mv FERNANDES, Iane Licurgo Gurgel. A improvisação e a composição em dança na escola: trajetos em construção. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/1/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/2/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25995/3/ImprovisacaoComposicaoDanca_Fernandes_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9cb64fb551970cc8adb2a1f2bdfe9b3
a2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49
82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12e
a2b8139fdea693ce4c570e7236a32f49
82aacf48e9b6c3f2fd15bbfef78da12e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117597793091584