Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Delanne Paulino da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55713
Resumo: O ensino de Língua Inglesa tem demandado a utilização de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa para os estudantes. Assim, compreendendo a formação continuada como um elemento fundamental para proporcionar aos professores a possibilidade de atualizarem seus conhecimentos e adquirirem novas habilidades e competências, esta pesquisa propôs capacitá-los a utilizarem a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), uma vez ela promove a ampliação do espaço de aprendizagem para além da sala de aula física, otimiza e personaliza o processo educacional (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, entre outros). Objetivou-se, portanto, compreender as percepções dos professores de uma escola regular, com relação a um curso de formação voltado para a implementação da SAI no processo de ensino e aprendizagem da gramática da Língua Inglesa com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) e quantitativa (SCHNEIDER, FUJII e CORAZZA, 2017), com base em uma pesquisa-ação (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), idealizada conforme as etapas de planejamento, ação e reflexão de um curso de educação continuada que utilizou a metaformação como proposta metodológica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, registros das observações participantes e análise de materiais produzidos pelos professores ao longo dos momentos formativos. A partir da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que o curso se mostrou eficaz em capacitar os professores para implementarem a SAI em seus contextos reais de ensino. Os professores perceberam que um planejamento cuidadoso e a atenção a alguns detalhes importantes, como a seleção dos tópicos gramaticais, a definição dos objetivos de aprendizagem e a escolha das estratégias pedagógicas são necessários para implementar essa metodologia com sucesso. Além disso, a utilização da SAI como metodologia do curso proporcionou conhecimentos valiosos, destacando a importância de desenvolver um sistema eficiente de feedback, e a necessidade de selecionar materiais que ofereçam o suporte adequado aos professores para a realização das tarefas propostas com autonomia.
id UFRN_5834d86c01afa770b93cd6c6e286cc64
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55713
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Delanne Paulino dahttp://lattes.cnpq.br/2010205568990942https://orcid.org/0000-0001-6203-8379http://lattes.cnpq.br/9585462037655988Leandro, Diêgo CesarMagalhães, Ismênia Blavatsky dehttp://lattes.cnpq.br/7041359168937281Aquino, Lucélio Dantas de2023-12-08T20:48:54Z2023-12-08T20:48:54Z2023-08-17SILVA, Delanne Paulino da. Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II. Orientador: Dr. Lucélio Dantas de Aquino. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55713O ensino de Língua Inglesa tem demandado a utilização de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa para os estudantes. Assim, compreendendo a formação continuada como um elemento fundamental para proporcionar aos professores a possibilidade de atualizarem seus conhecimentos e adquirirem novas habilidades e competências, esta pesquisa propôs capacitá-los a utilizarem a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), uma vez ela promove a ampliação do espaço de aprendizagem para além da sala de aula física, otimiza e personaliza o processo educacional (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, entre outros). Objetivou-se, portanto, compreender as percepções dos professores de uma escola regular, com relação a um curso de formação voltado para a implementação da SAI no processo de ensino e aprendizagem da gramática da Língua Inglesa com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) e quantitativa (SCHNEIDER, FUJII e CORAZZA, 2017), com base em uma pesquisa-ação (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), idealizada conforme as etapas de planejamento, ação e reflexão de um curso de educação continuada que utilizou a metaformação como proposta metodológica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, registros das observações participantes e análise de materiais produzidos pelos professores ao longo dos momentos formativos. A partir da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que o curso se mostrou eficaz em capacitar os professores para implementarem a SAI em seus contextos reais de ensino. Os professores perceberam que um planejamento cuidadoso e a atenção a alguns detalhes importantes, como a seleção dos tópicos gramaticais, a definição dos objetivos de aprendizagem e a escolha das estratégias pedagógicas são necessários para implementar essa metodologia com sucesso. Além disso, a utilização da SAI como metodologia do curso proporcionou conhecimentos valiosos, destacando a importância de desenvolver um sistema eficiente de feedback, e a necessidade de selecionar materiais que ofereçam o suporte adequado aos professores para a realização das tarefas propostas com autonomia.English language teaching has demanded the use of methodologies and strategies that enable meaningful learning for students. Thus, understanding continuous education as a fundamental element to provide teachers with the opportunity to update their knowledge and acquire new skills and competencies, this research proposed to enable them to use the active methodology of Flipped Classroom (FC), as it expands the learning apportunities beyond the physical classroom, optimizes and personalizes the educational process (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, among others). The objective, therefore, was to understand the perceptions of teachers of a regular school regarding a training course aimed at implementing the FC in the teaching and learning process of English language grammar with students from Middle School. For this purpose, a qualitative (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) and quantitative (SCHNEIDER, FUJII, and CORAZZA, 2017) approach was adopted, based on action research (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), designed following the stages of planning, action and reflection of an extension training course that used meta-training as a methodological proposal. Questionnaires, participant observation records, and analysis of materials produced by teachers during the training sessions were used as data collection instruments. Based on the analysis of the obtained results, it was concluded that the training course proved to be effective in empowering teachers to implement the flipped classroom in their real teaching contexts. Teachers recognized that careful planning and attention to some important details, such as the selection of grammar topics, defining learning objectives, and choosing learning strategies, are necessary for successful implementation of this methodology. Furthermore, the use of the FC as the course methodology provided valuable insights, highlighting the importance of developing an efficient feedback system, and the need to select materials that offer adequate support to teachers for carrying out tasks autonomously.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMetodologias ativasSala de aula invertidaFormação de professoresGramática de língua inglesaFormação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaoprofessoresuso_Silva_2023.pdfapplication/pdf2535591https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55713/1/Formacaoprofessoresuso_Silva_2023.pdfde201f292bb2051941b7ccbc87ae0b02MD51123456789/557132023-12-08 17:49:33.854oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-08T20:49:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
spellingShingle Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
Silva, Delanne Paulino da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Formação de professores
Gramática de língua inglesa
title_short Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_full Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_fullStr Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
title_sort Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II
author Silva, Delanne Paulino da
author_facet Silva, Delanne Paulino da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2010205568990942
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6203-8379
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9585462037655988
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Leandro, Diêgo Cesar
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Magalhães, Ismênia Blavatsky de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7041359168937281
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Delanne Paulino da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aquino, Lucélio Dantas de
contributor_str_mv Aquino, Lucélio Dantas de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Formação de professores
Gramática de língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Sala de aula invertida
Formação de professores
Gramática de língua inglesa
description O ensino de Língua Inglesa tem demandado a utilização de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa para os estudantes. Assim, compreendendo a formação continuada como um elemento fundamental para proporcionar aos professores a possibilidade de atualizarem seus conhecimentos e adquirirem novas habilidades e competências, esta pesquisa propôs capacitá-los a utilizarem a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), uma vez ela promove a ampliação do espaço de aprendizagem para além da sala de aula física, otimiza e personaliza o processo educacional (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, entre outros). Objetivou-se, portanto, compreender as percepções dos professores de uma escola regular, com relação a um curso de formação voltado para a implementação da SAI no processo de ensino e aprendizagem da gramática da Língua Inglesa com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) e quantitativa (SCHNEIDER, FUJII e CORAZZA, 2017), com base em uma pesquisa-ação (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), idealizada conforme as etapas de planejamento, ação e reflexão de um curso de educação continuada que utilizou a metaformação como proposta metodológica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, registros das observações participantes e análise de materiais produzidos pelos professores ao longo dos momentos formativos. A partir da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que o curso se mostrou eficaz em capacitar os professores para implementarem a SAI em seus contextos reais de ensino. Os professores perceberam que um planejamento cuidadoso e a atenção a alguns detalhes importantes, como a seleção dos tópicos gramaticais, a definição dos objetivos de aprendizagem e a escolha das estratégias pedagógicas são necessários para implementar essa metodologia com sucesso. Além disso, a utilização da SAI como metodologia do curso proporcionou conhecimentos valiosos, destacando a importância de desenvolver um sistema eficiente de feedback, e a necessidade de selecionar materiais que ofereçam o suporte adequado aos professores para a realização das tarefas propostas com autonomia.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-08T20:48:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-08T20:48:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Delanne Paulino da. Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II. Orientador: Dr. Lucélio Dantas de Aquino. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55713
identifier_str_mv SILVA, Delanne Paulino da. Formação de professores para uso da metodologia sala de aula invertida no processo de ensino a aprendizagem da gramática da língua inglesa no ensino fundamental II. Orientador: Dr. Lucélio Dantas de Aquino. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55713/1/Formacaoprofessoresuso_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de201f292bb2051941b7ccbc87ae0b02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832898599026688