Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Cristiane Borges
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa área
id UFRN_5c1749d76d46f4f58eabab794e5e5b90
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19648
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Angelo, Cristiane Borgeshttp://lattes.cnpq.br/6611423874164067http://lattes.cnpq.br/4490674057492872Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Pereira, Francisco de Assishttp://lattes.cnpq.br/4147987722156261Lucena, Izabel Cristina Rodrigues deSad, Lígia Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231Silva, Rosália de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/2560174506689869Nobre, Sérgio Robertohttp://lattes.cnpq.br/45863294248978782016-01-22T18:04:21Z2016-01-22T18:04:21Z2014-08-15ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa áreaThis research aims to make a reflective analysis about the academic production originated in the stricto sensu post graduation programs in the country, produced in the period of 1990 to 2010, in the field of History of Mathematics, especifically on works about the History of Mathematics in Mathematics education and that present pedagogical proposals that make use of the History of Mathematics in order to teach Mathematics. Defending the thesis that the researches on mathematics education with goals turned to the use of didactic proposals related to the history of mathematic that take in consideration the coherency between epistemological aspects inherent to mathematics history and anthological elements materialized on the conceptions of mathematics and mathematics history and of apprenticeship (implicitly or explicitly exposed) may originate significant contribution to the field of history of mathematics on education. Among these, nine were Master’s Degree dissertations and five PHD’s theses. The reflective analysis was accomplished from two matrixes; one from theoretical nature and the other, ontologic nature, elaborated from the pretexts of Sanches Gamboa, about the epistemological analysis from academic production in the field of Mathematics Education and the following theoretical perspectives in the field of History of Mathematics Education, that are: linear evolutionary theory, structural construtivist operative, evolutionary discontinuous, historical and socialcultural investigation and the use of activities estimulating the usage of verbal and nonverbal expressions. These perspectives were based on the works of Miguel and Miorim, Mendes and Radford. As results, we have detected some established dissonances between the categories related to theoretical and ontologic levels and the pedagogical proposal presented in these researches. On the other hand, we have discovered works that are able to establish consonances between the theoretical and ontological elements and the presented pedagogical proposal. These works carry significative contributions to the field of History of Mathematics applied to Mathematics pedagogical practice, inclusively presenting significative theoretical elements to the production of knowledge recognized as scientific in the Mathematics fieldporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da matemática no ensino de matemáticaPesquisa epistemológicaPerspectivas teóricas no campo da história na educação matemáticaCenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdfCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdfapplication/pdf959097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/1/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf83bc194a7c0022bc71fcebd8eed5f300MD51TEXTCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txtCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain325702https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/6/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txt86f7b53440837749da3dc5f329e639baMD56CenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.txtCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain325313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/8/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.txta0256030efbf1cd2d3c9a063f1888f9dMD58THUMBNAILCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpgCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/7/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpg4adaf14d9d562fb82dce2691ba00edd2MD57CenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.jpgCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/9/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.jpg84a8a6c3fa42f8cba516b344009a7c95MD59123456789/196482019-06-23 02:15:01.4oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19648Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:15:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
title Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
spellingShingle Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
Angelo, Cristiane Borges
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História da matemática no ensino de matemática
Pesquisa epistemológica
Perspectivas teóricas no campo da história na educação matemática
title_short Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
title_full Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
title_fullStr Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
title_full_unstemmed Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
title_sort Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
author Angelo, Cristiane Borges
author_facet Angelo, Cristiane Borges
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6611423874164067
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4490674057492872
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, Francisco de Assis
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4147987722156261
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lucena, Izabel Cristina Rodrigues de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sad, Lígia Arantes
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1714140036102231
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Silva, Rosália de Fátima e
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Nobre, Sérgio Roberto
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4586329424897878
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Cristiane Borges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História da matemática no ensino de matemática
Pesquisa epistemológica
Perspectivas teóricas no campo da história na educação matemática
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática no ensino de matemática
Pesquisa epistemológica
Perspectivas teóricas no campo da história na educação matemática
description Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa área
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-22T18:04:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-22T18:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648
identifier_str_mv ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/1/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/6/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/8/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/7/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/9/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83bc194a7c0022bc71fcebd8eed5f300
86f7b53440837749da3dc5f329e639ba
a0256030efbf1cd2d3c9a063f1888f9d
4adaf14d9d562fb82dce2691ba00edd2
84a8a6c3fa42f8cba516b344009a7c95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832893443178496