Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648 |
Resumo: | Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa área |
id |
UFRN_5c1749d76d46f4f58eabab794e5e5b90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19648 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Angelo, Cristiane Borgeshttp://lattes.cnpq.br/6611423874164067http://lattes.cnpq.br/4490674057492872Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Pereira, Francisco de Assishttp://lattes.cnpq.br/4147987722156261Lucena, Izabel Cristina Rodrigues deSad, Lígia Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231Silva, Rosália de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/2560174506689869Nobre, Sérgio Robertohttp://lattes.cnpq.br/45863294248978782016-01-22T18:04:21Z2016-01-22T18:04:21Z2014-08-15ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa áreaThis research aims to make a reflective analysis about the academic production originated in the stricto sensu post graduation programs in the country, produced in the period of 1990 to 2010, in the field of History of Mathematics, especifically on works about the History of Mathematics in Mathematics education and that present pedagogical proposals that make use of the History of Mathematics in order to teach Mathematics. Defending the thesis that the researches on mathematics education with goals turned to the use of didactic proposals related to the history of mathematic that take in consideration the coherency between epistemological aspects inherent to mathematics history and anthological elements materialized on the conceptions of mathematics and mathematics history and of apprenticeship (implicitly or explicitly exposed) may originate significant contribution to the field of history of mathematics on education. Among these, nine were Master’s Degree dissertations and five PHD’s theses. The reflective analysis was accomplished from two matrixes; one from theoretical nature and the other, ontologic nature, elaborated from the pretexts of Sanches Gamboa, about the epistemological analysis from academic production in the field of Mathematics Education and the following theoretical perspectives in the field of History of Mathematics Education, that are: linear evolutionary theory, structural construtivist operative, evolutionary discontinuous, historical and socialcultural investigation and the use of activities estimulating the usage of verbal and nonverbal expressions. These perspectives were based on the works of Miguel and Miorim, Mendes and Radford. As results, we have detected some established dissonances between the categories related to theoretical and ontologic levels and the pedagogical proposal presented in these researches. On the other hand, we have discovered works that are able to establish consonances between the theoretical and ontological elements and the presented pedagogical proposal. These works carry significative contributions to the field of History of Mathematics applied to Mathematics pedagogical practice, inclusively presenting significative theoretical elements to the production of knowledge recognized as scientific in the Mathematics fieldporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da matemática no ensino de matemáticaPesquisa epistemológicaPerspectivas teóricas no campo da história na educação matemáticaCenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdfCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdfapplication/pdf959097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/1/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf83bc194a7c0022bc71fcebd8eed5f300MD51TEXTCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txtCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain325702https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/6/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txt86f7b53440837749da3dc5f329e639baMD56CenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.txtCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain325313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/8/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.txta0256030efbf1cd2d3c9a063f1888f9dMD58THUMBNAILCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpgCristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/7/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpg4adaf14d9d562fb82dce2691ba00edd2MD57CenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.jpgCenárioProduçãoAcadêmica_Angelo_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/9/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.jpg84a8a6c3fa42f8cba516b344009a7c95MD59123456789/196482019-06-23 02:15:01.4oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19648Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:15:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) |
title |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) |
spellingShingle |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) Angelo, Cristiane Borges CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO História da matemática no ensino de matemática Pesquisa epistemológica Perspectivas teóricas no campo da história na educação matemática |
title_short |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) |
title_full |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) |
title_fullStr |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) |
title_full_unstemmed |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) |
title_sort |
Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010) |
author |
Angelo, Cristiane Borges |
author_facet |
Angelo, Cristiane Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6611423874164067 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pereira, Francisco de Assis |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4147987722156261 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Lucena, Izabel Cristina Rodrigues de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Sad, Lígia Arantes |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1714140036102231 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Silva, Rosália de Fátima e |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2560174506689869 |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Nobre, Sérgio Roberto |
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4586329424897878 |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Cristiane Borges |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO História da matemática no ensino de matemática Pesquisa epistemológica Perspectivas teóricas no campo da história na educação matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática no ensino de matemática Pesquisa epistemológica Perspectivas teóricas no campo da história na educação matemática |
description |
Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa área |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-22T18:04:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-22T18:04:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648 |
identifier_str_mv |
ANGELO, Cristiane Borges. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/1/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/6/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/8/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/7/CristianeBorgesAngelo_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19648/9/Cen%c3%a1rioProdu%c3%a7%c3%a3oAcad%c3%aamica_Angelo_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83bc194a7c0022bc71fcebd8eed5f300 86f7b53440837749da3dc5f329e639ba a0256030efbf1cd2d3c9a063f1888f9d 4adaf14d9d562fb82dce2691ba00edd2 84a8a6c3fa42f8cba516b344009a7c95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832893443178496 |