Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28482 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Estudo metodológico executado em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem, testagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Nas duas primeiras etapas da pesquisa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos, envolvendo as temáticas de enfermagem obstétrica, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado por dez usuários, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System UsabilityScale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou ainda a qualidade do objeto virtual de aprendizagem, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas: gestação de risco habitual (0,719), gestação de alto risco (0,662), trabalho de parto (0,677), puerpério saudável (0,913) e puerpério patológico (0,868). O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com linguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre os usuários. No experimento, o pré-teste indicou a aleatoriedade com a qual a amostra foi dividida nos grupos de intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença de desempenho entre os grupos. Na avaliação do objeto virtual de aprendizagem pelos alunos, o mesmo apresentou boa qualidade, com score médio alto (LORI 4,88). Assim, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que a tecnologia foi eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica dos alunos de graduação. |
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Cossi, Marcelly SantosEnders, Bertha CruzVieira, Caroline Evelin Nascimento KluczynikNóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda daTinoco, Jéssica Dantas de SáLira, Ana Luisa Brandão de Carvalho2020-02-12T17:03:31Z2020-02-12T17:03:31Z2019-11-29COSSI, Marcelly Santos. Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica. 2019. 170f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28482O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Estudo metodológico executado em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem, testagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Nas duas primeiras etapas da pesquisa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos, envolvendo as temáticas de enfermagem obstétrica, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado por dez usuários, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System UsabilityScale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou ainda a qualidade do objeto virtual de aprendizagem, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas: gestação de risco habitual (0,719), gestação de alto risco (0,662), trabalho de parto (0,677), puerpério saudável (0,913) e puerpério patológico (0,868). O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com linguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre os usuários. No experimento, o pré-teste indicou a aleatoriedade com a qual a amostra foi dividida nos grupos de intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença de desempenho entre os grupos. Na avaliação do objeto virtual de aprendizagem pelos alunos, o mesmo apresentou boa qualidade, com score médio alto (LORI 4,88). Assim, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que a tecnologia foi eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica dos alunos de graduação.The aim of this study was to analyze the effectiveness of a virtual object on obstetric nursing, based on problem-based learning, for the diagnostic reasoning of undergraduate students. Methodological study carried out in four stages: elaboration of the problems used in the virtual learning object; expert content analysis of problems; virtual object development learning, testing and application of the virtual object in the experimental group. In the first two stages of the research, five problems were elaborated, in the form of clinical cases, involving the obstetric nursing contents, which had their contents analyzed by 22 specialist nurses. The third step involved the development of the virtual object, which was tested through a usability test in order to identify possible problems. This test was performed by ten users, who analyzed educational technology through the System Usability Scale. Then, the experiment was carried out using the virtual object with undergraduate Nursing students from a public university in Northeastern Brazil. Students were randomly assigned to intervention and control groups. The intervention group also assessed the quality of the virtual learning object through the Learning Object Review Instrument 2.0 instrument. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The project was approved by the Research Ethics Committee of the institution in charge, under opinion nº. 2.155.907 and Certificate of Presentation for Ethical Appraisal 69855917.1.0000.5537. The results showed that the five clinical cases obtained acceptable coefficient of agreement among the specialists: habitual risk gestation (0.719), high-risk gestation (0.662), labor (0.677), healthy puerperium (0.913) and pathological puerperium (0.868). The virtual object was developed as a web application, written with HTML, CSS and Java Script language. It obtained excellent usability (SUS 85.5 score) among users. In the experiment, the pretest indicated the randomness with which the sample was divided into intervention and control groups. In the posttest, there was no difference in performance between the groups. Finally, the virtual learning object presented good quality with a high average score (LORI 4.88). Therefore, this strategy proved promising and attractive for undergraduate nursing students. It was concluded that the technology was effective for the obstetric nursing diagnostic reasoning of undergraduate students.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemDiagnóstico de enfermagemTecnologia educacionalAprendizagem baseada em problemasEficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdfapplication/pdf4129511https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/1/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf36c4eb7e75d51dd64151f5a692624b40MD51TEXTEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.txtEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain271134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/2/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.txt29ceba9e0b26d2b9339aa478a6b1cf4fMD52THUMBNAILEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.jpgEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/3/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.jpgf40ad70916da09afe61de8e58e4201c4MD53123456789/284822020-02-16 04:56:09.594oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28482Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-16T07:56:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Estudo metodológico executado em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem, testagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Nas duas primeiras etapas da pesquisa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos, envolvendo as temáticas de enfermagem obstétrica, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado por dez usuários, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System UsabilityScale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou ainda a qualidade do objeto virtual de aprendizagem, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas: gestação de risco habitual (0,719), gestação de alto risco (0,662), trabalho de parto (0,677), puerpério saudável (0,913) e puerpério patológico (0,868). O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com linguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre os usuários. No experimento, o pré-teste indicou a aleatoriedade com a qual a amostra foi dividida nos grupos de intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença de desempenho entre os grupos. Na avaliação do objeto virtual de aprendizagem pelos alunos, o mesmo apresentou boa qualidade, com score médio alto (LORI 4,88). Assim, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que a tecnologia foi eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica dos alunos de graduação. |
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