Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cossi, Marcelly Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28482
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Estudo metodológico executado em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem, testagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Nas duas primeiras etapas da pesquisa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos, envolvendo as temáticas de enfermagem obstétrica, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado por dez usuários, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System UsabilityScale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou ainda a qualidade do objeto virtual de aprendizagem, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas: gestação de risco habitual (0,719), gestação de alto risco (0,662), trabalho de parto (0,677), puerpério saudável (0,913) e puerpério patológico (0,868). O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com linguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre os usuários. No experimento, o pré-teste indicou a aleatoriedade com a qual a amostra foi dividida nos grupos de intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença de desempenho entre os grupos. Na avaliação do objeto virtual de aprendizagem pelos alunos, o mesmo apresentou boa qualidade, com score médio alto (LORI 4,88). Assim, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que a tecnologia foi eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica dos alunos de graduação.
id UFRN_5d0d014765a1906da6f85bd574002c8a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28482
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cossi, Marcelly SantosEnders, Bertha CruzVieira, Caroline Evelin Nascimento KluczynikNóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda daTinoco, Jéssica Dantas de SáLira, Ana Luisa Brandão de Carvalho2020-02-12T17:03:31Z2020-02-12T17:03:31Z2019-11-29COSSI, Marcelly Santos. Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica. 2019. 170f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28482O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Estudo metodológico executado em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem, testagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Nas duas primeiras etapas da pesquisa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos, envolvendo as temáticas de enfermagem obstétrica, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado por dez usuários, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System UsabilityScale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou ainda a qualidade do objeto virtual de aprendizagem, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas: gestação de risco habitual (0,719), gestação de alto risco (0,662), trabalho de parto (0,677), puerpério saudável (0,913) e puerpério patológico (0,868). O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com linguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre os usuários. No experimento, o pré-teste indicou a aleatoriedade com a qual a amostra foi dividida nos grupos de intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença de desempenho entre os grupos. Na avaliação do objeto virtual de aprendizagem pelos alunos, o mesmo apresentou boa qualidade, com score médio alto (LORI 4,88). Assim, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que a tecnologia foi eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica dos alunos de graduação.The aim of this study was to analyze the effectiveness of a virtual object on obstetric nursing, based on problem-based learning, for the diagnostic reasoning of undergraduate students. Methodological study carried out in four stages: elaboration of the problems used in the virtual learning object; expert content analysis of problems; virtual object development learning, testing and application of the virtual object in the experimental group. In the first two stages of the research, five problems were elaborated, in the form of clinical cases, involving the obstetric nursing contents, which had their contents analyzed by 22 specialist nurses. The third step involved the development of the virtual object, which was tested through a usability test in order to identify possible problems. This test was performed by ten users, who analyzed educational technology through the System Usability Scale. Then, the experiment was carried out using the virtual object with undergraduate Nursing students from a public university in Northeastern Brazil. Students were randomly assigned to intervention and control groups. The intervention group also assessed the quality of the virtual learning object through the Learning Object Review Instrument 2.0 instrument. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The project was approved by the Research Ethics Committee of the institution in charge, under opinion nº. 2.155.907 and Certificate of Presentation for Ethical Appraisal 69855917.1.0000.5537. The results showed that the five clinical cases obtained acceptable coefficient of agreement among the specialists: habitual risk gestation (0.719), high-risk gestation (0.662), labor (0.677), healthy puerperium (0.913) and pathological puerperium (0.868). The virtual object was developed as a web application, written with HTML, CSS and Java Script language. It obtained excellent usability (SUS 85.5 score) among users. In the experiment, the pretest indicated the randomness with which the sample was divided into intervention and control groups. In the posttest, there was no difference in performance between the groups. Finally, the virtual learning object presented good quality with a high average score (LORI 4.88). Therefore, this strategy proved promising and attractive for undergraduate nursing students. It was concluded that the technology was effective for the obstetric nursing diagnostic reasoning of undergraduate students.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemDiagnóstico de enfermagemTecnologia educacionalAprendizagem baseada em problemasEficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdfapplication/pdf4129511https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/1/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf36c4eb7e75d51dd64151f5a692624b40MD51TEXTEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.txtEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain271134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/2/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.txt29ceba9e0b26d2b9339aa478a6b1cf4fMD52THUMBNAILEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.jpgEficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/3/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.jpgf40ad70916da09afe61de8e58e4201c4MD53123456789/284822020-02-16 04:56:09.594oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28482Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-16T07:56:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
title Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
spellingShingle Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
Cossi, Marcelly Santos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Tecnologia educacional
Aprendizagem baseada em problemas
title_short Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
title_full Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
title_fullStr Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
title_full_unstemmed Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
title_sort Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica
author Cossi, Marcelly Santos
author_facet Cossi, Marcelly Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Enders, Bertha Cruz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Tinoco, Jéssica Dantas de Sá
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cossi, Marcelly Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
contributor_str_mv Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Tecnologia educacional
Aprendizagem baseada em problemas
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Tecnologia educacional
Aprendizagem baseada em problemas
description O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Estudo metodológico executado em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem, testagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Nas duas primeiras etapas da pesquisa, foram elaborados cinco problemas, sob a forma de casos clínicos, envolvendo as temáticas de enfermagem obstétrica, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 22 enfermeiros especialistas. A terceira etapa envolveu o desenvolvimento do objeto virtual, o qual foi testado por meio de um teste de usabilidade, a fim de identificar possíveis problemas. Esse teste foi realizado por dez usuários, os quais analisaram a tecnologia educacional por meio do System UsabilityScale. Em seguida, realizou-se o experimento com a utilização do objeto virtual com alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os alunos foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção avaliou ainda a qualidade do objeto virtual de aprendizagem, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer nº 2.155.907 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 69855917.1.0000.5537. Os resultados mostraram que os cincos casos clínicos criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas: gestação de risco habitual (0,719), gestação de alto risco (0,662), trabalho de parto (0,677), puerpério saudável (0,913) e puerpério patológico (0,868). O objeto virtual foi desenvolvido como uma aplicação web, escrito com linguagem HTML, CSS e Java Script. Obteve usabilidade excelente (score SUS 85,5), entre os usuários. No experimento, o pré-teste indicou a aleatoriedade com a qual a amostra foi dividida nos grupos de intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença de desempenho entre os grupos. Na avaliação do objeto virtual de aprendizagem pelos alunos, o mesmo apresentou boa qualidade, com score médio alto (LORI 4,88). Assim, essa estratégia mostrou-se promissora e atrativa para os estudantes de graduação em enfermagem. Concluiu-se que a tecnologia foi eficaz para o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica dos alunos de graduação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-12T17:03:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-12T17:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSSI, Marcelly Santos. Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica. 2019. 170f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28482
identifier_str_mv COSSI, Marcelly Santos. Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica. 2019. 170f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/1/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/2/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28482/3/Eficaciaobjetovirtual_Cossi_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36c4eb7e75d51dd64151f5a692624b40
29ceba9e0b26d2b9339aa478a6b1cf4f
f40ad70916da09afe61de8e58e4201c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832780954042368