Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988
Resumo: A Fórmula 1 é uma modalidade do automobilismo que, apesar de já ter mais de 70 anos de história, continua a colecionar entusiastas e fãs em todas as partes do mundo, fãs estes cada vez mais engajados nas mídias sociais, já que esta é uma forma de se conectar ainda mais com o esporte. O presente trabalho tem como objeto de estudo a Fórmula 1, especialmente o piloto Nikita Mazepin e a equipe Haas. Especificamente, a pesquisa objetivou analisar como se deu a construção de marca do piloto na modalidade, considerando a opinião pública e da mídia especializada sobre seus comportamentos dentro e fora das pistas. Para tanto, analisou-se alguns tweets, através de um estudo de caso, com base em uma análise de conteúdo, realizadas entre o período novembro de 2021 e janeiro de 2022, e através de levantamento bibliográfico, com suporte principal em Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) e Philip Kotler (2017). Assim, foi feita uma pesquisa qualitativa com amostragem por refinação de busca no Twitter, sendo considerados ao todo 164 tweets de 100 perfis diferentes, a fim de entender as impressões dos usuários em relação ao piloto Mazepin. Os tweets foram transcritos e analisados tendo como base as referências bibliográficas apresentadas no trabalho e temas como: marketing esportivo, mídia publicitária e discurso publicitário.
id UFRN_5d9adc69367117e40a1f58cb82c03561
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45988
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8353828972736254http://lattes.cnpq.br/9135739980597122Santos, Rodrigo ParronMilanez, Melina KassimatiSpaniol, Bruna Paiani Nasser2022-02-15T23:12:16Z2022-02-15T23:12:16Z2022-02-04BEZERRA, Pedro Henrique Cadó de Macedo. Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin. 2022. 76f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988A Fórmula 1 é uma modalidade do automobilismo que, apesar de já ter mais de 70 anos de história, continua a colecionar entusiastas e fãs em todas as partes do mundo, fãs estes cada vez mais engajados nas mídias sociais, já que esta é uma forma de se conectar ainda mais com o esporte. O presente trabalho tem como objeto de estudo a Fórmula 1, especialmente o piloto Nikita Mazepin e a equipe Haas. Especificamente, a pesquisa objetivou analisar como se deu a construção de marca do piloto na modalidade, considerando a opinião pública e da mídia especializada sobre seus comportamentos dentro e fora das pistas. Para tanto, analisou-se alguns tweets, através de um estudo de caso, com base em uma análise de conteúdo, realizadas entre o período novembro de 2021 e janeiro de 2022, e através de levantamento bibliográfico, com suporte principal em Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) e Philip Kotler (2017). Assim, foi feita uma pesquisa qualitativa com amostragem por refinação de busca no Twitter, sendo considerados ao todo 164 tweets de 100 perfis diferentes, a fim de entender as impressões dos usuários em relação ao piloto Mazepin. Os tweets foram transcritos e analisados tendo como base as referências bibliográficas apresentadas no trabalho e temas como: marketing esportivo, mídia publicitária e discurso publicitário.Formula 1 is a motorsport modality that, despite having more than 70 years of history, continues to collect enthusiasts and fans all over the world, fans who are increasingly engaged on social media, as this is a way to connect even more with the sport. The present academic work has as its object of study the Formula 1, especially the F1 race pilot Nikita Mazepin and the Haas team. Specifically, the research aimed to analyze how the pilot's brand was built in the modality, considering public opinion and the specialized media about his behaviors on and off the tracks. To this end, some tweets were analyzed through a case study, based on a content analysis, carried out between November 2021 and January 2022, and through a bibliographic survey, with main support in Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) and Philip Kotler (2017). Thus, a qualitative research was carried out with sampling by refining the search on Twitter, considering a total of 164 tweets from 100 different profiles, in order to understand users' impressions regarding the Mazepin. The tweets were transcribed and analyzed based on the bibliographic references presented in the work and topics such as: sports marketing, advertising media and advertising discourse.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialFórmula 1Construção de marcaMarketingMarketing esportivoTwitterConstrução de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdfConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdfapplication/pdf3225537https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/1/ConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdfbbe5db7bf17d62a4a522e1b52a906fccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/459882023-02-15 15:07:46.688oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T18:07:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
title Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
spellingShingle Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo
Fórmula 1
Construção de marca
Marketing
Marketing esportivo
Twitter
title_short Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
title_full Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
title_fullStr Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
title_full_unstemmed Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
title_sort Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
author Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo
author_facet Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8353828972736254
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9135739980597122
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Rodrigo Parron
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Milanez, Melina Kassimati
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spaniol, Bruna Paiani Nasser
contributor_str_mv Spaniol, Bruna Paiani Nasser
dc.subject.por.fl_str_mv Fórmula 1
Construção de marca
Marketing
Marketing esportivo
Twitter
topic Fórmula 1
Construção de marca
Marketing
Marketing esportivo
Twitter
description A Fórmula 1 é uma modalidade do automobilismo que, apesar de já ter mais de 70 anos de história, continua a colecionar entusiastas e fãs em todas as partes do mundo, fãs estes cada vez mais engajados nas mídias sociais, já que esta é uma forma de se conectar ainda mais com o esporte. O presente trabalho tem como objeto de estudo a Fórmula 1, especialmente o piloto Nikita Mazepin e a equipe Haas. Especificamente, a pesquisa objetivou analisar como se deu a construção de marca do piloto na modalidade, considerando a opinião pública e da mídia especializada sobre seus comportamentos dentro e fora das pistas. Para tanto, analisou-se alguns tweets, através de um estudo de caso, com base em uma análise de conteúdo, realizadas entre o período novembro de 2021 e janeiro de 2022, e através de levantamento bibliográfico, com suporte principal em Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) e Philip Kotler (2017). Assim, foi feita uma pesquisa qualitativa com amostragem por refinação de busca no Twitter, sendo considerados ao todo 164 tweets de 100 perfis diferentes, a fim de entender as impressões dos usuários em relação ao piloto Mazepin. Os tweets foram transcritos e analisados tendo como base as referências bibliográficas apresentadas no trabalho e temas como: marketing esportivo, mídia publicitária e discurso publicitário.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T23:12:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T23:12:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Pedro Henrique Cadó de Macedo. Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin. 2022. 76f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988
identifier_str_mv BEZERRA, Pedro Henrique Cadó de Macedo. Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin. 2022. 76f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/1/ConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bbe5db7bf17d62a4a522e1b52a906fcc
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832643604217856