Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988 |
Resumo: | A Fórmula 1 é uma modalidade do automobilismo que, apesar de já ter mais de 70 anos de história, continua a colecionar entusiastas e fãs em todas as partes do mundo, fãs estes cada vez mais engajados nas mídias sociais, já que esta é uma forma de se conectar ainda mais com o esporte. O presente trabalho tem como objeto de estudo a Fórmula 1, especialmente o piloto Nikita Mazepin e a equipe Haas. Especificamente, a pesquisa objetivou analisar como se deu a construção de marca do piloto na modalidade, considerando a opinião pública e da mídia especializada sobre seus comportamentos dentro e fora das pistas. Para tanto, analisou-se alguns tweets, através de um estudo de caso, com base em uma análise de conteúdo, realizadas entre o período novembro de 2021 e janeiro de 2022, e através de levantamento bibliográfico, com suporte principal em Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) e Philip Kotler (2017). Assim, foi feita uma pesquisa qualitativa com amostragem por refinação de busca no Twitter, sendo considerados ao todo 164 tweets de 100 perfis diferentes, a fim de entender as impressões dos usuários em relação ao piloto Mazepin. Os tweets foram transcritos e analisados tendo como base as referências bibliográficas apresentadas no trabalho e temas como: marketing esportivo, mídia publicitária e discurso publicitário. |
id |
UFRN_5d9adc69367117e40a1f58cb82c03561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45988 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8353828972736254http://lattes.cnpq.br/9135739980597122Santos, Rodrigo ParronMilanez, Melina KassimatiSpaniol, Bruna Paiani Nasser2022-02-15T23:12:16Z2022-02-15T23:12:16Z2022-02-04BEZERRA, Pedro Henrique Cadó de Macedo. Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin. 2022. 76f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988A Fórmula 1 é uma modalidade do automobilismo que, apesar de já ter mais de 70 anos de história, continua a colecionar entusiastas e fãs em todas as partes do mundo, fãs estes cada vez mais engajados nas mídias sociais, já que esta é uma forma de se conectar ainda mais com o esporte. O presente trabalho tem como objeto de estudo a Fórmula 1, especialmente o piloto Nikita Mazepin e a equipe Haas. Especificamente, a pesquisa objetivou analisar como se deu a construção de marca do piloto na modalidade, considerando a opinião pública e da mídia especializada sobre seus comportamentos dentro e fora das pistas. Para tanto, analisou-se alguns tweets, através de um estudo de caso, com base em uma análise de conteúdo, realizadas entre o período novembro de 2021 e janeiro de 2022, e através de levantamento bibliográfico, com suporte principal em Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) e Philip Kotler (2017). Assim, foi feita uma pesquisa qualitativa com amostragem por refinação de busca no Twitter, sendo considerados ao todo 164 tweets de 100 perfis diferentes, a fim de entender as impressões dos usuários em relação ao piloto Mazepin. Os tweets foram transcritos e analisados tendo como base as referências bibliográficas apresentadas no trabalho e temas como: marketing esportivo, mídia publicitária e discurso publicitário.Formula 1 is a motorsport modality that, despite having more than 70 years of history, continues to collect enthusiasts and fans all over the world, fans who are increasingly engaged on social media, as this is a way to connect even more with the sport. The present academic work has as its object of study the Formula 1, especially the F1 race pilot Nikita Mazepin and the Haas team. Specifically, the research aimed to analyze how the pilot's brand was built in the modality, considering public opinion and the specialized media about his behaviors on and off the tracks. To this end, some tweets were analyzed through a case study, based on a content analysis, carried out between November 2021 and January 2022, and through a bibliographic survey, with main support in Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) and Philip Kotler (2017). Thus, a qualitative research was carried out with sampling by refining the search on Twitter, considering a total of 164 tweets from 100 different profiles, in order to understand users' impressions regarding the Mazepin. The tweets were transcribed and analyzed based on the bibliographic references presented in the work and topics such as: sports marketing, advertising media and advertising discourse.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialFórmula 1Construção de marcaMarketingMarketing esportivoTwitterConstrução de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdfConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdfapplication/pdf3225537https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/1/ConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdfbbe5db7bf17d62a4a522e1b52a906fccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/459882023-02-15 15:07:46.688oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T18:07:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin |
title |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin |
spellingShingle |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo Fórmula 1 Construção de marca Marketing Marketing esportivo |
title_short |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin |
title_full |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin |
title_fullStr |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin |
title_full_unstemmed |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin |
title_sort |
Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin |
author |
Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo |
author_facet |
Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8353828972736254 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9135739980597122 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Parron |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Milanez, Melina Kassimati |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Pedro Henrique Cadó de Macedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Spaniol, Bruna Paiani Nasser |
contributor_str_mv |
Spaniol, Bruna Paiani Nasser |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fórmula 1 Construção de marca Marketing Marketing esportivo |
topic |
Fórmula 1 Construção de marca Marketing Marketing esportivo |
description |
A Fórmula 1 é uma modalidade do automobilismo que, apesar de já ter mais de 70 anos de história, continua a colecionar entusiastas e fãs em todas as partes do mundo, fãs estes cada vez mais engajados nas mídias sociais, já que esta é uma forma de se conectar ainda mais com o esporte. O presente trabalho tem como objeto de estudo a Fórmula 1, especialmente o piloto Nikita Mazepin e a equipe Haas. Especificamente, a pesquisa objetivou analisar como se deu a construção de marca do piloto na modalidade, considerando a opinião pública e da mídia especializada sobre seus comportamentos dentro e fora das pistas. Para tanto, analisou-se alguns tweets, através de um estudo de caso, com base em uma análise de conteúdo, realizadas entre o período novembro de 2021 e janeiro de 2022, e através de levantamento bibliográfico, com suporte principal em Laurence Bardin (1977), José Luiz Braga (2008) e Philip Kotler (2017). Assim, foi feita uma pesquisa qualitativa com amostragem por refinação de busca no Twitter, sendo considerados ao todo 164 tweets de 100 perfis diferentes, a fim de entender as impressões dos usuários em relação ao piloto Mazepin. Os tweets foram transcritos e analisados tendo como base as referências bibliográficas apresentadas no trabalho e temas como: marketing esportivo, mídia publicitária e discurso publicitário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T23:12:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T23:12:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, Pedro Henrique Cadó de Macedo. Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin. 2022. 76f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Pedro Henrique Cadó de Macedo. Construção de marca na Fórmula 1: uma relação conflituosa entre a mídia e o piloto Nikita Mazepin. 2022. 76f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/1/ConstrucaoMarcaFormula1_Bezerra_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45988/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbe5db7bf17d62a4a522e1b52a906fcc 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832643604217856 |