Análise da atuação das ouvidorias públicas das Instituições Federais de Ensino como instrumentos de democratização da participação social
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28038 |
Resumo: | O presente estudo, que se insere no contexto das pesquisas quali-quantitativas, teve como objetivo analisar a implicação da qualidade dos canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino no desempenho destas na perspectiva da participação social. A amostra pesquisada foi de 104 unidades com representatividade em todos os Estados da federação. Dessa forma, foram traçados os percursos metodológicos para o alcance de cada uma das etapas escolhidas a saber: pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria e da teoria participativa, pesquisa documental e a utilização de três bancos de informações que serviram de fontes da coleta de dados, (i) consulta aos sítios institucionais de todas as autarquias da amostra, com uso da Internet analisados através de estatística descritiva com números absolutos e média; (ii) o “Painel Resolveu?” disponibilizado pela CGU com resultados advindos do sistema “e-Ouv”, onde foram feitas pesquisas individualizadas de cada uma das instituições relativas aos anos de 2016 a 2018 e os resultados foram apresentados por unidade de análise, por região e por rankings, através de números absolutos, relativos, em percentual, por média e por análise de conteúdo e; (iii) microdados disponibilizados pela CGU. Quanto aos resultados da primeira etapa, que consistiu em verificar a acessibilidade às Ouvidorias das autarquias de ensino federais através dos sítios institucionais de cada uma das 104 instituições que compuseram a amostra pesquisada, os principais resultados apontaram que cerca de 20% das instituições não disponibilizam outras formas de comunicação além do formulário eletrônico. No que concerne à segunda etapa, que se deu através da consulta ao “Painel Resolveu?”, os principais resultados apontam para uma grande discrepância entre as instituições mais demandadas e as menos demandadas. Além disso, é grande a incidência de descumprimento dos prazos de resposta especialmente aos três tipos de manifestação mais demandas, com maior prevalência para o tipo Denúncia. Quanto ao ranking entre os tipos de manifestação, o resultado prevalente nas duas redes foi para o tipo Reclamação, em todas as regiões do país. Para cumprimento da terceira etapa em que se utilizou os resultados da última pesquisa realizada pela CGU concernente à avaliação dos canais de comunicação utilizados pela Ouvidoria, a maior parte das Ouvidorias não atende em 40% os itens julgados necessários relativos aos canais de comunicação, indicando a necessidade de aperfeiçoamento desse mecanismo. Outro resultado nessa etapa foi que houve uma correlação negativa entre a avaliação dos canais e o tempo médio da resposta, evidenciando que quanto melhor avaliados os canais, menor é o tempo de resposta em dias. Conclui-se, portanto, com base na análise dos três bancos de dados consultados, que os canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino apresentam um desempenho solidificado, especialmente após a implantação do e-Ouv. |
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Oliveira, Sílvia Letícia Abreu deCosta, Maria Teresa PiresAlves Filho, AntonioGomes, Anna Cécilia ChavesAraújo, Fábio Resende de2019-11-26T23:53:14Z2019-11-26T23:53:14Z2019-03-18OLIVEIRA, Sílvia Letícia Abreu de. Análise da atuação das ouvidorias públicas das Instituições Federais de Ensino como instrumentos de democratização da participação social. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28038O presente estudo, que se insere no contexto das pesquisas quali-quantitativas, teve como objetivo analisar a implicação da qualidade dos canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino no desempenho destas na perspectiva da participação social. A amostra pesquisada foi de 104 unidades com representatividade em todos os Estados da federação. Dessa forma, foram traçados os percursos metodológicos para o alcance de cada uma das etapas escolhidas a saber: pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria e da teoria participativa, pesquisa documental e a utilização de três bancos de informações que serviram de fontes da coleta de dados, (i) consulta aos sítios institucionais de todas as autarquias da amostra, com uso da Internet analisados através de estatística descritiva com números absolutos e média; (ii) o “Painel Resolveu?” disponibilizado pela CGU com resultados advindos do sistema “e-Ouv”, onde foram feitas pesquisas individualizadas de cada uma das instituições relativas aos anos de 2016 a 2018 e os resultados foram apresentados por unidade de análise, por região e por rankings, através de números absolutos, relativos, em percentual, por média e por análise de conteúdo e; (iii) microdados disponibilizados pela CGU. Quanto aos resultados da primeira etapa, que consistiu em verificar a acessibilidade às Ouvidorias das autarquias de ensino federais através dos sítios institucionais de cada uma das 104 instituições que compuseram a amostra pesquisada, os principais resultados apontaram que cerca de 20% das instituições não disponibilizam outras formas de comunicação além do formulário eletrônico. No que concerne à segunda etapa, que se deu através da consulta ao “Painel Resolveu?”, os principais resultados apontam para uma grande discrepância entre as instituições mais demandadas e as menos demandadas. Além disso, é grande a incidência de descumprimento dos prazos de resposta especialmente aos três tipos de manifestação mais demandas, com maior prevalência para o tipo Denúncia. Quanto ao ranking entre os tipos de manifestação, o resultado prevalente nas duas redes foi para o tipo Reclamação, em todas as regiões do país. Para cumprimento da terceira etapa em que se utilizou os resultados da última pesquisa realizada pela CGU concernente à avaliação dos canais de comunicação utilizados pela Ouvidoria, a maior parte das Ouvidorias não atende em 40% os itens julgados necessários relativos aos canais de comunicação, indicando a necessidade de aperfeiçoamento desse mecanismo. Outro resultado nessa etapa foi que houve uma correlação negativa entre a avaliação dos canais e o tempo médio da resposta, evidenciando que quanto melhor avaliados os canais, menor é o tempo de resposta em dias. Conclui-se, portanto, com base na análise dos três bancos de dados consultados, que os canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino apresentam um desempenho solidificado, especialmente após a implantação do e-Ouv.The present study, which is part of the qualitative-quantitative research, aimed to analyze the implication of the quality of the communication channels of the Ombudsman's offices of the federal teaching authorities in their performance in the perspective of social participation. The sample surveyed was of 104 units with representativeness in all states of the federation. Thus, the methodological paths were traced to reach each of the chosen stages: bibliographic research on Ombudsman and participatory theory, documentary research and the use of three information database that served as sources of data collection, (i) inquiry to the institutional sites of all the municipalities of the sample, using the Internet analyzed through descriptive statistics with absolute and average numbers; (ii) "Painel Resolveu?"available by CGU with results from the “e-Ouv” system, where individual surveys were carried out on each of the institutions from 2016 to 2018 and the results were presented by unit of analysis, by region and by rankings, absolute and relative values, by percentage, by average, and by analysis of content and; (iii) microdata available by CGU.As for the results of the first stage, which consisted in verifying the accessibility to the Ombudsman's offices of the federal teaching authorities through the institutional sites of each of the 104 institutions that composed the sample, the main results indicated that about 20% of the institutions do not provide other forms of communication beyond the electronic form. Regarding the second stage, which took place through consultation with “Painel Resolveu?”, the main results point to a large difference between the most demanded and least demanded institutions. Besides, the incidence of noncompliance with response times is high, especially for the three types of manifestation more demanded, with a higher prevalence for the complaint type. As for the ranking among the types of manifestation, the prevalent result in the two networks was for the complaint type in all regions of the country. In order to comply with the third stage in which the results of the last CGU survey concerning the evaluation of the communication channels used by the Ombudsman's Office were used, most Ombudsmen do not serve to 40% of the items judged necessary regarding the communication channels, indicating the need to improve this mechanism. Another result in this stage was that there was a negative correlation between the channel evaluation and the mean response time, showing that the better the channels evaluated the shorter the response time in days. In conclusion, based on the analysis of the three databases consulted, that the communication channels of the Ombudsman's offices of the federal educational authorities present a solidified performance, especially after the implantation of “e-Ouv”.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASParticipação socialOuvidorias públicasInstituições federais de ensinoAnálise da atuação das ouvidorias públicas das Instituições Federais de Ensino como instrumentos de democratização da participação socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnáliseatuaçãoouvidorias_Oliveira_2019.pdf.txtAnáliseatuaçãoouvidorias_Oliveira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain343858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28038/2/An%c3%a1liseatua%c3%a7%c3%a3oouvidorias_Oliveira_2019.pdf.txt4443bd09eb0a25d62bd7b0eaa8467b73MD52THUMBNAILAnáliseatuaçãoouvidorias_Oliveira_2019.pdf.jpgAnáliseatuaçãoouvidorias_Oliveira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28038/3/An%c3%a1liseatua%c3%a7%c3%a3oouvidorias_Oliveira_2019.pdf.jpg74c701406b255c00c51468994bdbc147MD53ORIGINALAnáliseatuaçãoouvidorias_Oliveira_2019.pdfapplication/pdf2664591https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28038/1/An%c3%a1liseatua%c3%a7%c3%a3oouvidorias_Oliveira_2019.pdf5b7609a530a2bb4170600864116919eeMD51123456789/280382019-12-01 02:29:25.267oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28038Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:29:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente estudo, que se insere no contexto das pesquisas quali-quantitativas, teve como objetivo analisar a implicação da qualidade dos canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino no desempenho destas na perspectiva da participação social. A amostra pesquisada foi de 104 unidades com representatividade em todos os Estados da federação. Dessa forma, foram traçados os percursos metodológicos para o alcance de cada uma das etapas escolhidas a saber: pesquisa bibliográfica sobre Ouvidoria e da teoria participativa, pesquisa documental e a utilização de três bancos de informações que serviram de fontes da coleta de dados, (i) consulta aos sítios institucionais de todas as autarquias da amostra, com uso da Internet analisados através de estatística descritiva com números absolutos e média; (ii) o “Painel Resolveu?” disponibilizado pela CGU com resultados advindos do sistema “e-Ouv”, onde foram feitas pesquisas individualizadas de cada uma das instituições relativas aos anos de 2016 a 2018 e os resultados foram apresentados por unidade de análise, por região e por rankings, através de números absolutos, relativos, em percentual, por média e por análise de conteúdo e; (iii) microdados disponibilizados pela CGU. Quanto aos resultados da primeira etapa, que consistiu em verificar a acessibilidade às Ouvidorias das autarquias de ensino federais através dos sítios institucionais de cada uma das 104 instituições que compuseram a amostra pesquisada, os principais resultados apontaram que cerca de 20% das instituições não disponibilizam outras formas de comunicação além do formulário eletrônico. No que concerne à segunda etapa, que se deu através da consulta ao “Painel Resolveu?”, os principais resultados apontam para uma grande discrepância entre as instituições mais demandadas e as menos demandadas. Além disso, é grande a incidência de descumprimento dos prazos de resposta especialmente aos três tipos de manifestação mais demandas, com maior prevalência para o tipo Denúncia. Quanto ao ranking entre os tipos de manifestação, o resultado prevalente nas duas redes foi para o tipo Reclamação, em todas as regiões do país. Para cumprimento da terceira etapa em que se utilizou os resultados da última pesquisa realizada pela CGU concernente à avaliação dos canais de comunicação utilizados pela Ouvidoria, a maior parte das Ouvidorias não atende em 40% os itens julgados necessários relativos aos canais de comunicação, indicando a necessidade de aperfeiçoamento desse mecanismo. Outro resultado nessa etapa foi que houve uma correlação negativa entre a avaliação dos canais e o tempo médio da resposta, evidenciando que quanto melhor avaliados os canais, menor é o tempo de resposta em dias. Conclui-se, portanto, com base na análise dos três bancos de dados consultados, que os canais de comunicação das Ouvidorias das autarquias federais de ensino apresentam um desempenho solidificado, especialmente após a implantação do e-Ouv. |
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