Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groto, Silvia Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14518
Resumo: Advocating education as a humanizing task, the humanizing function of literature and the importance of scientific education, this paper proposes linking Science and Literature in Science Teaching using two specific books of Monteiro Lobato in the final series of elementary school level. Adopting the action research methodology, an interdisciplinary approach, we used the books A Reforma da Natureza and Serões de Dona Benta in two classes (8th and 9th) at Escola Estadual Professor José Mamede, located in the town of Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. The readings were performed in Portuguese Language s course and the scientific content were discussed in Science´s classrooms. The book A Reforma da Natureza permitted to approach issues related to the environment, while the use of Serões de Dona Benta showed particularly its effectiveness in questioning the concepts of matter, mass, weight and some questions about the Nature of Science (NOS). In general, the analysis of results shows that the readings of these two books permitted interaction and dialogicity in the classroom, as well as indicates the potential of these books in contextualing and questioning the scientific content contained in it. We advise, however, the need for the science teacher be aware of the conceptual mistakes present in literary works, avoiding erroneous learning and reinforcement of alternative conceptions
id UFRN_5f8ed4945d265b9f8b027d709e605eff
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14518
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Groto, Silvia Reginahttp://lattes.cnpq.br/3744790839975966http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Morais, Andréia Guerra deMendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Martins, Andre Ferrer Pinto2014-12-17T14:36:42Z2013-03-012014-12-17T14:36:42Z2012-08-27GROTO, Silvia Regina. Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14518Advocating education as a humanizing task, the humanizing function of literature and the importance of scientific education, this paper proposes linking Science and Literature in Science Teaching using two specific books of Monteiro Lobato in the final series of elementary school level. Adopting the action research methodology, an interdisciplinary approach, we used the books A Reforma da Natureza and Serões de Dona Benta in two classes (8th and 9th) at Escola Estadual Professor José Mamede, located in the town of Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. The readings were performed in Portuguese Language s course and the scientific content were discussed in Science´s classrooms. The book A Reforma da Natureza permitted to approach issues related to the environment, while the use of Serões de Dona Benta showed particularly its effectiveness in questioning the concepts of matter, mass, weight and some questions about the Nature of Science (NOS). In general, the analysis of results shows that the readings of these two books permitted interaction and dialogicity in the classroom, as well as indicates the potential of these books in contextualing and questioning the scientific content contained in it. We advise, however, the need for the science teacher be aware of the conceptual mistakes present in literary works, avoiding erroneous learning and reinforcement of alternative conceptionsDefendendo a educação como uma tarefa humanizante, a função humanizadora da literatura e a importância da educação científica, este estudo propõe uma aproximação entre Ciência e Literatura no Ensino de Ciências, por meio da utilização de duas obras específicas de Monteiro Lobato nos anos finais do Ensino Fundamental. Adotando a metodologia da pesquisa-ação, numa abordagem interdisciplinar, foram utilizadas as obras A Reforma da Natureza e os Serões de Dona Benta em duas turmas (8º e 9º anos) da Escola Estadual Professor José Mamede, localizada no município de Tibau do Sul/RN. As leituras das obras foram realizadas na disciplina de Língua Portuguesa e os conteúdos científicos foram discutidos nas aulas de Ciências. A Obra A Reforma da Natureza oportunizou, principalmente, a abordagem de temas relativos ao meio ambiente, enquanto a utilização da obra Serões de Dona Benta se mostrou particularmente eficiente na problematização dos conceitos de matéria, massa, peso e de algumas questões acerca da Natureza da Ciência. De um modo geral, a análise dos resultados aponta que a leitura das obras oportunizou a interação e a dialogicidade em sala de aula, bem como indica o potencial dessas duas obras na contextualização e na problematização dos conteúdos científicos nelas presentes. Alertamos, entretanto, para a necessidade de o professor de ciências estar atento aos erros conceituais presentes em obras literárias, evitando aprendizagens equivocadas e o reforço de concepções alternativasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoliteratura no ensino de ciênciasciência e literaturaMonteiro Lobatointerdisciplinaridadeliterature in science teachingscience and literatureMonteiro LobatointerdisciplinarityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLiteratura de monteiro lobato no ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSilviaRG_DISSERT.pdfapplication/pdf2024795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14518/1/SilviaRG_DISSERT.pdff851c372fb7101b5838aa04ef91bf617MD51TEXTSilviaRG_DISSERT.pdf.txtSilviaRG_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain404174https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14518/6/SilviaRG_DISSERT.pdf.txtaf02dac112dbf0bf70aad4d08f0f48c0MD56THUMBNAILSilviaRG_DISSERT.pdf.jpgSilviaRG_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1741https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14518/7/SilviaRG_DISSERT.pdf.jpg8eac83eee5192b8e6d1c2d6fd5ebfd21MD57123456789/145182017-11-01 22:39:36.345oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14518Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T01:39:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
title Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
spellingShingle Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
Groto, Silvia Regina
literatura no ensino de ciências
ciência e literatura
Monteiro Lobato
interdisciplinaridade
literature in science teaching
science and literature
Monteiro Lobato
interdisciplinarity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
title_full Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
title_fullStr Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
title_full_unstemmed Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
title_sort Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências
author Groto, Silvia Regina
author_facet Groto, Silvia Regina
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3744790839975966
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2557880242678680
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Morais, Andréia Guerra de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Groto, Silvia Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Andre Ferrer Pinto
contributor_str_mv Martins, Andre Ferrer Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv literatura no ensino de ciências
ciência e literatura
Monteiro Lobato
interdisciplinaridade
topic literatura no ensino de ciências
ciência e literatura
Monteiro Lobato
interdisciplinaridade
literature in science teaching
science and literature
Monteiro Lobato
interdisciplinarity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv literature in science teaching
science and literature
Monteiro Lobato
interdisciplinarity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Advocating education as a humanizing task, the humanizing function of literature and the importance of scientific education, this paper proposes linking Science and Literature in Science Teaching using two specific books of Monteiro Lobato in the final series of elementary school level. Adopting the action research methodology, an interdisciplinary approach, we used the books A Reforma da Natureza and Serões de Dona Benta in two classes (8th and 9th) at Escola Estadual Professor José Mamede, located in the town of Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. The readings were performed in Portuguese Language s course and the scientific content were discussed in Science´s classrooms. The book A Reforma da Natureza permitted to approach issues related to the environment, while the use of Serões de Dona Benta showed particularly its effectiveness in questioning the concepts of matter, mass, weight and some questions about the Nature of Science (NOS). In general, the analysis of results shows that the readings of these two books permitted interaction and dialogicity in the classroom, as well as indicates the potential of these books in contextualing and questioning the scientific content contained in it. We advise, however, the need for the science teacher be aware of the conceptual mistakes present in literary works, avoiding erroneous learning and reinforcement of alternative conceptions
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-27
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-01
2014-12-17T14:36:42Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GROTO, Silvia Regina. Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14518
identifier_str_mv GROTO, Silvia Regina. Literatura de monteiro lobato no ensino de ciências. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14518/1/SilviaRG_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14518/6/SilviaRG_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14518/7/SilviaRG_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f851c372fb7101b5838aa04ef91bf617
af02dac112dbf0bf70aad4d08f0f48c0
8eac83eee5192b8e6d1c2d6fd5ebfd21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117714025644032