A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58093 |
Resumo: | A presente dissertação fundamenta-se na análise das obras que utilizaram a abordagem do Círculo de Cultura (CdC) de Paulo Freire com ênfase na Educação Física Escolar (EFE), bem como na reflexão sobre seus principais elementos teórico-metodológicos como potencialidades e desafios para a área. Como recurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Para a coleta de dados foi explorado o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Utilizou-se um recorte temporal entre 2010 e 2022. Foram selecionadas 22 obras de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, sendo 6 teses de doutorado, 10 dissertações de mestrado e 6 artigos de periódicos nacionais. Aplicou-se a Análise Temática com a finalidade de compreender os principais temas geradores das investigações, em que emergiu quatro categorias temáticas, sendo: Formação Docente; Currículo; Ensino; e Diversidade Cultural. No que se refere às discussões sobre Formação Docente, as obras destacam a necessidade de uma formação permanente e relacional, que reverberam sobre temas diversos da EFE, como os desafios da inclusão, formação política e emancipatória na escola, reflexões autoformativas e sua relação com a prática pedagógica, prática pedagógico-avaliativa e autoavaliativa, formação interdisciplinar relacionada aos esportes radicais, etc. As obras que investigaram o Currículo trazem para a discussão acadêmica uma crítica relacionada aos currículos esportivistas e o abandono docente nas aulas de EFE, e como essas perspectivas refletem na atuação docente, exacerbando a exclusão e a impossibilidade de diversificação dos conhecimentos. Em contrapartida, apresenta também superações desses paradigmas em contextos pesquisados. Na categoria de Ensino, as obras versam sobre diferentes formas de abordar o CdC nas aulas de EFE, oportunizando a tematização e problematização de saberes relacionados às Danças, Esportes, Lutas, Jogos, Brincadeiras, conhecimentos sobre corpo e saúde e mídias e tecnologias, assim como diferentes elementos que podem integrar o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação dos professores. Na categoria de Diversidade Cultural se discute como essa temática vem sendo utilizada na EFE, em que se pontua marcadores associados a relações étnico-raciais, política, religião, gênero e sexualidade, bem como a necessidade de repensar a formação docente, o currículo e o ensino. Considera-se que as pesquisas que utilizam o recurso do CdC de Paulo Freire na EFE apresentam potencialidades em diferentes segmentos de atuação e seu principal desafio se ampara na sua apropriação acadêmica. |
id |
UFRN_620927fd92308f01a77cb82c63da7434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58093 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Sampaio, João Márcio Fialhohttps://orcid.org/0000-0003-1458-4011http://lattes.cnpq.br/5583121173096690https://orcid.org/0000-0002-7809-7266http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Dias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Fonseca, Rubiane GiovaniNascimento, Paulo Rogério Barbosa doMartins, Raphaell MoreiraSurdi, Aguinaldo César2024-04-10T20:47:54Z2024-04-10T20:47:54Z2024-02-05SAMPAIO, João Márcio Fialho. A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar. Orientador: Dr. Aguinaldo César Surdi. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58093A presente dissertação fundamenta-se na análise das obras que utilizaram a abordagem do Círculo de Cultura (CdC) de Paulo Freire com ênfase na Educação Física Escolar (EFE), bem como na reflexão sobre seus principais elementos teórico-metodológicos como potencialidades e desafios para a área. Como recurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Para a coleta de dados foi explorado o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Utilizou-se um recorte temporal entre 2010 e 2022. Foram selecionadas 22 obras de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, sendo 6 teses de doutorado, 10 dissertações de mestrado e 6 artigos de periódicos nacionais. Aplicou-se a Análise Temática com a finalidade de compreender os principais temas geradores das investigações, em que emergiu quatro categorias temáticas, sendo: Formação Docente; Currículo; Ensino; e Diversidade Cultural. No que se refere às discussões sobre Formação Docente, as obras destacam a necessidade de uma formação permanente e relacional, que reverberam sobre temas diversos da EFE, como os desafios da inclusão, formação política e emancipatória na escola, reflexões autoformativas e sua relação com a prática pedagógica, prática pedagógico-avaliativa e autoavaliativa, formação interdisciplinar relacionada aos esportes radicais, etc. As obras que investigaram o Currículo trazem para a discussão acadêmica uma crítica relacionada aos currículos esportivistas e o abandono docente nas aulas de EFE, e como essas perspectivas refletem na atuação docente, exacerbando a exclusão e a impossibilidade de diversificação dos conhecimentos. Em contrapartida, apresenta também superações desses paradigmas em contextos pesquisados. Na categoria de Ensino, as obras versam sobre diferentes formas de abordar o CdC nas aulas de EFE, oportunizando a tematização e problematização de saberes relacionados às Danças, Esportes, Lutas, Jogos, Brincadeiras, conhecimentos sobre corpo e saúde e mídias e tecnologias, assim como diferentes elementos que podem integrar o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação dos professores. Na categoria de Diversidade Cultural se discute como essa temática vem sendo utilizada na EFE, em que se pontua marcadores associados a relações étnico-raciais, política, religião, gênero e sexualidade, bem como a necessidade de repensar a formação docente, o currículo e o ensino. Considera-se que as pesquisas que utilizam o recurso do CdC de Paulo Freire na EFE apresentam potencialidades em diferentes segmentos de atuação e seu principal desafio se ampara na sua apropriação acadêmica.This dissertation is based on the analysis of works that used Paulo Freire's Culture Circle (CdC) approach with an emphasis on School Physical Education (EFE), as well as reflection on its main theoretical-methodological elements such as potentialities and challenges for the area. As a methodological resource, bibliographic research of the integrative literature review type was used. For data collection, the CAPES Theses and Dissertations Catalog, the Digital Library of Theses and Dissertations and Google Scholar were explored. A time frame between 2010 and 2022 was used. 22 works were selected according to the established inclusion and exclusion criteria, including 6 doctoral theses, 10 master's dissertations and 6 articles from national journals. Thematic Analysis was applied with the purpose of understanding the main themes generating the investigations, in which four thematic categories emerged, namely: Teacher Training; Curriculum; Teaching; and Cultural Diversity. With regard to discussions on Teacher Training, the works highlight the need for permanent and relational training, which reverberate on different themes from EFE, such as the challenges of inclusion, political and emancipatory training at school, self-training reflections and their relationship with pedagogical practice, pedagogical-evaluative and self-evaluative practice, interdisciplinary training related to extreme sports, etc. The works that investigated the Curriculum bring to the academic discussion a critique related to sports curricula and teaching abandonment in EFE classes, and how these perspectives reflect on teaching performance, exacerbating exclusion and the impossibility of diversifying knowledge. On the other hand, it also presents overcoming of these paradigms in researched contexts. In the Teaching category, the works deal with different ways of approaching CdC in EFE classes, providing the opportunity to thematize and problematize knowledge related to Dances, Sports, Fights, Games, Games, knowledge about the body and health and media and technologies, as well as different elements that can integrate planning, pedagogical practice and teacher evaluation. The Cultural Diversity category discusses how this theme has been used in EFE, highlighting markers associated with ethnicracial relations, politics, religion, gender and sexuality, as well as the need to rethink teacher training, the curriculum and the teaching. It is considered that research using Paulo Freire's CdC resource at EFE has potential in different segments of activity and its main challenge is based on its academic appropriation.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação física - escolaPaulo FreireCírculo de culturaRevisão integrativaEstudos pedagógicosTeoriaA produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaoconhecimentosobreCirculo_Sampaio_2024.pdfapplication/pdf1587809https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58093/1/ProducaoconhecimentosobreCirculo_Sampaio_2024.pdf4fd0b2c37c899656f7f1f584513691b0MD51123456789/580932024-04-10 17:48:41.876oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58093Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-10T20:48:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar |
title |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar |
spellingShingle |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar Sampaio, João Márcio Fialho CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física - escola Paulo Freire Círculo de cultura Revisão integrativa Estudos pedagógicos Teoria |
title_short |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar |
title_full |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar |
title_fullStr |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar |
title_sort |
A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar |
author |
Sampaio, João Márcio Fialho |
author_facet |
Sampaio, João Márcio Fialho |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1458-4011 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5583121173096690 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7809-7266 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2452504102904189 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1131977255034974 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Fonseca, Rubiane Giovani |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Nascimento, Paulo Rogério Barbosa do |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Martins, Raphaell Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, João Márcio Fialho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Surdi, Aguinaldo César |
contributor_str_mv |
Surdi, Aguinaldo César |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física - escola Paulo Freire Círculo de cultura Revisão integrativa Estudos pedagógicos Teoria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - escola Paulo Freire Círculo de cultura Revisão integrativa Estudos pedagógicos Teoria |
description |
A presente dissertação fundamenta-se na análise das obras que utilizaram a abordagem do Círculo de Cultura (CdC) de Paulo Freire com ênfase na Educação Física Escolar (EFE), bem como na reflexão sobre seus principais elementos teórico-metodológicos como potencialidades e desafios para a área. Como recurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Para a coleta de dados foi explorado o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Utilizou-se um recorte temporal entre 2010 e 2022. Foram selecionadas 22 obras de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, sendo 6 teses de doutorado, 10 dissertações de mestrado e 6 artigos de periódicos nacionais. Aplicou-se a Análise Temática com a finalidade de compreender os principais temas geradores das investigações, em que emergiu quatro categorias temáticas, sendo: Formação Docente; Currículo; Ensino; e Diversidade Cultural. No que se refere às discussões sobre Formação Docente, as obras destacam a necessidade de uma formação permanente e relacional, que reverberam sobre temas diversos da EFE, como os desafios da inclusão, formação política e emancipatória na escola, reflexões autoformativas e sua relação com a prática pedagógica, prática pedagógico-avaliativa e autoavaliativa, formação interdisciplinar relacionada aos esportes radicais, etc. As obras que investigaram o Currículo trazem para a discussão acadêmica uma crítica relacionada aos currículos esportivistas e o abandono docente nas aulas de EFE, e como essas perspectivas refletem na atuação docente, exacerbando a exclusão e a impossibilidade de diversificação dos conhecimentos. Em contrapartida, apresenta também superações desses paradigmas em contextos pesquisados. Na categoria de Ensino, as obras versam sobre diferentes formas de abordar o CdC nas aulas de EFE, oportunizando a tematização e problematização de saberes relacionados às Danças, Esportes, Lutas, Jogos, Brincadeiras, conhecimentos sobre corpo e saúde e mídias e tecnologias, assim como diferentes elementos que podem integrar o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação dos professores. Na categoria de Diversidade Cultural se discute como essa temática vem sendo utilizada na EFE, em que se pontua marcadores associados a relações étnico-raciais, política, religião, gênero e sexualidade, bem como a necessidade de repensar a formação docente, o currículo e o ensino. Considera-se que as pesquisas que utilizam o recurso do CdC de Paulo Freire na EFE apresentam potencialidades em diferentes segmentos de atuação e seu principal desafio se ampara na sua apropriação acadêmica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-10T20:47:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-10T20:47:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAMPAIO, João Márcio Fialho. A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar. Orientador: Dr. Aguinaldo César Surdi. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58093 |
identifier_str_mv |
SAMPAIO, João Márcio Fialho. A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar. Orientador: Dr. Aguinaldo César Surdi. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58093/1/ProducaoconhecimentosobreCirculo_Sampaio_2024.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fd0b2c37c899656f7f1f584513691b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117882050510848 |