Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Josenilda dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251
Resumo: Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo.
id UFRN_6245a7627054588db3bfc32a65e039c6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55251
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Josenilda dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9924571922070791https://orcid.org/0000-0001-9348-7273http://lattes.cnpq.br/2418222799578952Gomes, Alexandro Teixeirahttps://orcid.org/0000-0002-4612-0361http://lattes.cnpq.br/0484766599685049Pontes, Antonio LucianoSantiago, Márcio Sales2023-11-09T23:00:53Z2023-11-09T23:00:53Z2023-07-14LIMA, Josenilda dos Santos. Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa. Orientador: Dr. Márcio Sales Santiago. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo.In this research, prejudice was addressed through racist expressions propagated in the meme genre. The discussion and analysis of this problem is necessary in the classroom, since in some situations they are not presented clearly, as they are disseminated in a subtle and natural way without awareness and reflection on the stereotypes and discrimination they carry. For this reason, it is necessary to create spaces for discussions, seeking to interpret their meanings, considering what they express in the linguistic, social and cultural dimensions. Thus, this interventional research was carried out, aiming to know and discuss racist expressions contained in memes in Portuguese Language classes. Therefore, this intervention was based on lexical studies on Phraseology (Monteiro-Plantin, 2014), and the meme genre (Ferreira et al., 2022). Methodologically, the proposal started from an action-research (Thiollent, 2000) of a quantitative and qualitative nature (Gil, 2000), developed based on a didactic sequence applied in a 7th grade class of a public school in the interior of the state of Paraíba. At the end of the investigation, we sought to raise awareness about the causes and consequences caused by expressions of racist content disseminated from language, with a view to contributing to the training of students capable of reading and interpreting texts produced in different genres, using as an example the genre memes. As a product generated from the application of the didactic sequence, a list of memes with racist expressions was elaborated, together with the students, presented as a result, allowing the explanation of the studied knowledge and the importance of conscience in the lexical choices in order to prevent the spread of racism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASExpressões racistasMeme (gênero textual)LexicologiaFraseologiaLinguística textualExpressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExpressoesracistasgenero_Lima_2023.pdfapplication/pdf2481702https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55251/1/Expressoesracistasgenero_Lima_2023.pdf1235a5047fc600e6f7720643f05036aaMD51123456789/552512023-11-09 20:01:37.031oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55251Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-09T23:01:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
title Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
spellingShingle Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
Lima, Josenilda dos Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Expressões racistas
Meme (gênero textual)
Lexicologia
Fraseologia
Linguística textual
title_short Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
title_full Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
title_fullStr Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
title_sort Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
author Lima, Josenilda dos Santos
author_facet Lima, Josenilda dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9924571922070791
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9348-7273
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2418222799578952
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Alexandro Teixeira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4612-0361
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0484766599685049
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pontes, Antonio Luciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Josenilda dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santiago, Márcio Sales
contributor_str_mv Santiago, Márcio Sales
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Expressões racistas
Meme (gênero textual)
Lexicologia
Fraseologia
Linguística textual
dc.subject.por.fl_str_mv Expressões racistas
Meme (gênero textual)
Lexicologia
Fraseologia
Linguística textual
description Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T23:00:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-09T23:00:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Josenilda dos Santos. Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa. Orientador: Dr. Márcio Sales Santiago. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251
identifier_str_mv LIMA, Josenilda dos Santos. Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa. Orientador: Dr. Márcio Sales Santiago. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55251/1/Expressoesracistasgenero_Lima_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1235a5047fc600e6f7720643f05036aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832823118331904