Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251 |
Resumo: | Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo. |
id |
UFRN_6245a7627054588db3bfc32a65e039c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55251 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Josenilda dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9924571922070791https://orcid.org/0000-0001-9348-7273http://lattes.cnpq.br/2418222799578952Gomes, Alexandro Teixeirahttps://orcid.org/0000-0002-4612-0361http://lattes.cnpq.br/0484766599685049Pontes, Antonio LucianoSantiago, Márcio Sales2023-11-09T23:00:53Z2023-11-09T23:00:53Z2023-07-14LIMA, Josenilda dos Santos. Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa. Orientador: Dr. Márcio Sales Santiago. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo.In this research, prejudice was addressed through racist expressions propagated in the meme genre. The discussion and analysis of this problem is necessary in the classroom, since in some situations they are not presented clearly, as they are disseminated in a subtle and natural way without awareness and reflection on the stereotypes and discrimination they carry. For this reason, it is necessary to create spaces for discussions, seeking to interpret their meanings, considering what they express in the linguistic, social and cultural dimensions. Thus, this interventional research was carried out, aiming to know and discuss racist expressions contained in memes in Portuguese Language classes. Therefore, this intervention was based on lexical studies on Phraseology (Monteiro-Plantin, 2014), and the meme genre (Ferreira et al., 2022). Methodologically, the proposal started from an action-research (Thiollent, 2000) of a quantitative and qualitative nature (Gil, 2000), developed based on a didactic sequence applied in a 7th grade class of a public school in the interior of the state of Paraíba. At the end of the investigation, we sought to raise awareness about the causes and consequences caused by expressions of racist content disseminated from language, with a view to contributing to the training of students capable of reading and interpreting texts produced in different genres, using as an example the genre memes. As a product generated from the application of the didactic sequence, a list of memes with racist expressions was elaborated, together with the students, presented as a result, allowing the explanation of the studied knowledge and the importance of conscience in the lexical choices in order to prevent the spread of racism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASExpressões racistasMeme (gênero textual)LexicologiaFraseologiaLinguística textualExpressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExpressoesracistasgenero_Lima_2023.pdfapplication/pdf2481702https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55251/1/Expressoesracistasgenero_Lima_2023.pdf1235a5047fc600e6f7720643f05036aaMD51123456789/552512023-11-09 20:01:37.031oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55251Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-09T23:01:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa |
title |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa |
spellingShingle |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa Lima, Josenilda dos Santos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Expressões racistas Meme (gênero textual) Lexicologia Fraseologia Linguística textual |
title_short |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa |
title_full |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa |
title_fullStr |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa |
title_sort |
Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa |
author |
Lima, Josenilda dos Santos |
author_facet |
Lima, Josenilda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9924571922070791 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9348-7273 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2418222799578952 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gomes, Alexandro Teixeira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4612-0361 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0484766599685049 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pontes, Antonio Luciano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Josenilda dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santiago, Márcio Sales |
contributor_str_mv |
Santiago, Márcio Sales |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Expressões racistas Meme (gênero textual) Lexicologia Fraseologia Linguística textual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressões racistas Meme (gênero textual) Lexicologia Fraseologia Linguística textual |
description |
Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-09T23:00:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-09T23:00:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Josenilda dos Santos. Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa. Orientador: Dr. Márcio Sales Santiago. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251 |
identifier_str_mv |
LIMA, Josenilda dos Santos. Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa. Orientador: Dr. Márcio Sales Santiago. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55251/1/Expressoesracistasgenero_Lima_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1235a5047fc600e6f7720643f05036aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832823118331904 |