Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_6399b0b2bc573fbf41192b506b286379
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14525
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7792275216361433http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6Souza, Elizeu Clementino dehttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173Carvalho, Maria do Rosário de Fátima dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspCampelo, Maria Estela Costa Holandahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J72014-12-17T14:36:42Z2014-12-052014-12-17T14:36:42Z2014-02-21GASPAR, Mônica Maria Gadêlha de Souza. Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA tese tem como objeto de estudo o acompanhamento da escrita de memoriais de formação, elaborados como trabalho de conclusão do curso de graduação em Pedagogia (PROGRAPE). A pesquisa organizou-se em torno das seguintes questões norteadoras: Como se entrecruzam experiência profissional das professoras-formadoras e suas práticas de acompanhamento da escrita dos memoriais; Quais as inquietações das professoras e alunas sobre o processo de biografização? Que procedimentos possibilitam o acompanhamento dos memoriais de formação sem perder de vista sua dimensão formadora? O pressuposto que embasa esta investigação baseia-se na compreensão de que acompanhamento da escrita do memorial de formação constitui-se das dimensões de ensinar e aprender ao longo de um processo de coinvestimento nas práticas de orientação em grupo. Participaram da pesquisa duas professoras-formadoras e um grupo de sete alunas -formandas. Como fontes de pesquisa foram utilizados: dois ensaios autobiográficos escritos pelas professoras-formadoras e seus diários de acompanhamento das alunas elaborados durante o ano letivo de 2011; a transcrição da interação entre as professoras-formadoras e a pesquisadora em dois grupos reflexivos, realizados para a discussão e o aprofundamento das questões orientadoras da pesquisa. Do ponto de vista conceitual, três categorias teóricas fundamentaram as análises: (i) a noção de experiência, compreendida como auto(trans)formadora da pessoa que narra e faz uma reflexão sobre a própria experiência (LARROSA, 2002, 2004, 2010; JOSSO 2010, 2012); (ii) aprendizagem que resulta do trabalho de escrita para dar sentido à experiência vivida (CHARLOT, 2000, 2001, 2008; JOSSO, 2004, 2010, 2012) e (iii) identidade, que é (re)construída durante o processo de biografização, na interação social com o outro (NÓVOA, 1992; DUBAR, 1997; LAWN, 2001; PIMENTA 1997). A análise dos dados revela a importância do trabalho no grupo reflexivo com as professoras-formadoras fortalecendo, por um lado, a dinâmica do coinvestimento biográfico para o desenvolvimento da compreensão delas mesmas e de sua identidade docente e, por outro lado, para que saíssem de uma visão individual de acompanhamento e adotassem uma prática coletiva mais profícua para o processo de biografização. Observou-se, ainda, que experiências, saberes e práticas profissionais entrecruzam-se na dimensão do cuidar do outro e repercutem para além das injunções institucionais às quais devem responder um memorial de formação. Os registros realizados nos diários pelas professoras-formadoras sobre a prática do acompanhamento oportunizaram reflexão, reorientação e avaliação no percurso de escrita de cada aluna, ao tempo em que apontaram para as possibilidades da continuidade da formação das professoras-formadoras. Conclui-se que as dimensões da autoformação, heteroformação e ecoformação estão imbricadas no acompanhamento do processo de biografização e confirmam que o acompanhamento é uma prática de aprendizagens mútuas e complexas que põe em diálogo a subjetividade das pessoas envolvidas, sem deixar de atentar para os elementos contextuais e institucionais nos quais estão inseridosapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoAcompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográficaFollow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical ResearchCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAcompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-seinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdfapplication/pdf2137179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/1/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdfbe2875c835812f62fd3bd7fcdbd9b948MD51TEXTMonicaMGSG_TESE.pdf.txtMonicaMGSG_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain510249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/6/MonicaMGSG_TESE.pdf.txt20a99d45132bf9076bb6ee56ce4664d2MD56AcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.txtAcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain509947https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/8/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.txt4e8ea4e6714006e248ae32d1da20034fMD58THUMBNAILMonicaMGSG_TESE.pdf.jpgMonicaMGSG_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3943https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/7/MonicaMGSG_TESE.pdf.jpgf23421be782022248a694a34269b9398MD57AcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.jpgAcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/9/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.jpg255c6aa531b51ee03a2e925077e10c62MD59123456789/145252019-07-07 02:16:20.909oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14525Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-07T05:16:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
title Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
spellingShingle Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza
Acompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográfica
Follow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
title_full Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
title_fullStr Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
title_full_unstemmed Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
title_sort Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
author Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza
author_facet Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7792275216361433
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Souza, Elizeu Clementino de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3968241717391173
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Campelo, Maria Estela Costa Holanda
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográfica
topic Acompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográfica
Follow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Follow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical Research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-05
2014-12-17T14:36:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GASPAR, Mônica Maria Gadêlha de Souza. Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525
identifier_str_mv GASPAR, Mônica Maria Gadêlha de Souza. Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/1/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/6/MonicaMGSG_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/8/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/7/MonicaMGSG_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/9/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be2875c835812f62fd3bd7fcdbd9b948
20a99d45132bf9076bb6ee56ce4664d2
4e8ea4e6714006e248ae32d1da20034f
f23421be782022248a694a34269b9398
255c6aa531b51ee03a2e925077e10c62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832757547728896