Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_6399b0b2bc573fbf41192b506b286379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14525 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7792275216361433http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6Souza, Elizeu Clementino dehttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173Carvalho, Maria do Rosário de Fátima dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspCampelo, Maria Estela Costa Holandahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J72014-12-17T14:36:42Z2014-12-052014-12-17T14:36:42Z2014-02-21GASPAR, Mônica Maria Gadêlha de Souza. Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA tese tem como objeto de estudo o acompanhamento da escrita de memoriais de formação, elaborados como trabalho de conclusão do curso de graduação em Pedagogia (PROGRAPE). A pesquisa organizou-se em torno das seguintes questões norteadoras: Como se entrecruzam experiência profissional das professoras-formadoras e suas práticas de acompanhamento da escrita dos memoriais; Quais as inquietações das professoras e alunas sobre o processo de biografização? Que procedimentos possibilitam o acompanhamento dos memoriais de formação sem perder de vista sua dimensão formadora? O pressuposto que embasa esta investigação baseia-se na compreensão de que acompanhamento da escrita do memorial de formação constitui-se das dimensões de ensinar e aprender ao longo de um processo de coinvestimento nas práticas de orientação em grupo. Participaram da pesquisa duas professoras-formadoras e um grupo de sete alunas -formandas. Como fontes de pesquisa foram utilizados: dois ensaios autobiográficos escritos pelas professoras-formadoras e seus diários de acompanhamento das alunas elaborados durante o ano letivo de 2011; a transcrição da interação entre as professoras-formadoras e a pesquisadora em dois grupos reflexivos, realizados para a discussão e o aprofundamento das questões orientadoras da pesquisa. Do ponto de vista conceitual, três categorias teóricas fundamentaram as análises: (i) a noção de experiência, compreendida como auto(trans)formadora da pessoa que narra e faz uma reflexão sobre a própria experiência (LARROSA, 2002, 2004, 2010; JOSSO 2010, 2012); (ii) aprendizagem que resulta do trabalho de escrita para dar sentido à experiência vivida (CHARLOT, 2000, 2001, 2008; JOSSO, 2004, 2010, 2012) e (iii) identidade, que é (re)construída durante o processo de biografização, na interação social com o outro (NÓVOA, 1992; DUBAR, 1997; LAWN, 2001; PIMENTA 1997). A análise dos dados revela a importância do trabalho no grupo reflexivo com as professoras-formadoras fortalecendo, por um lado, a dinâmica do coinvestimento biográfico para o desenvolvimento da compreensão delas mesmas e de sua identidade docente e, por outro lado, para que saíssem de uma visão individual de acompanhamento e adotassem uma prática coletiva mais profícua para o processo de biografização. Observou-se, ainda, que experiências, saberes e práticas profissionais entrecruzam-se na dimensão do cuidar do outro e repercutem para além das injunções institucionais às quais devem responder um memorial de formação. Os registros realizados nos diários pelas professoras-formadoras sobre a prática do acompanhamento oportunizaram reflexão, reorientação e avaliação no percurso de escrita de cada aluna, ao tempo em que apontaram para as possibilidades da continuidade da formação das professoras-formadoras. Conclui-se que as dimensões da autoformação, heteroformação e ecoformação estão imbricadas no acompanhamento do processo de biografização e confirmam que o acompanhamento é uma prática de aprendizagens mútuas e complexas que põe em diálogo a subjetividade das pessoas envolvidas, sem deixar de atentar para os elementos contextuais e institucionais nos quais estão inseridosapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoAcompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográficaFollow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical ResearchCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAcompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-seinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdfapplication/pdf2137179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/1/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdfbe2875c835812f62fd3bd7fcdbd9b948MD51TEXTMonicaMGSG_TESE.pdf.txtMonicaMGSG_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain510249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/6/MonicaMGSG_TESE.pdf.txt20a99d45132bf9076bb6ee56ce4664d2MD56AcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.txtAcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain509947https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/8/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.txt4e8ea4e6714006e248ae32d1da20034fMD58THUMBNAILMonicaMGSG_TESE.pdf.jpgMonicaMGSG_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3943https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/7/MonicaMGSG_TESE.pdf.jpgf23421be782022248a694a34269b9398MD57AcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.jpgAcompanhamentoMemorialFormação_Gaspar_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/9/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.jpg255c6aa531b51ee03a2e925077e10c62MD59123456789/145252019-07-07 02:16:20.909oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14525Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-07T05:16:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
title |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
spellingShingle |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza Acompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográfica Follow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical Research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
title_full |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
title_fullStr |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
title_sort |
Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se |
author |
Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza |
author_facet |
Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7792275216361433 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Souza, Elizeu Clementino de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3968241717391173 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Campelo, Maria Estela Costa Holanda |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Mônica Maria Gadêlha de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográfica |
topic |
Acompanhamento. Memoriais de formação. Formação de professores. Experiência. Aprendizagem. Pesquisa (Auto)biográfica Follow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical Research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Follow up and monitoring. Educational Memories. Teacher training. Experience. Learning. (Auto)biographical Research |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-05 2014-12-17T14:36:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GASPAR, Mônica Maria Gadêlha de Souza. Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525 |
identifier_str_mv |
GASPAR, Mônica Maria Gadêlha de Souza. Acompanhamento do memorial de formação: entre formar e formar-se. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/1/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/6/MonicaMGSG_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/8/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/7/MonicaMGSG_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14525/9/AcompanhamentoMemorialForma%c3%a7%c3%a3o_Gaspar_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be2875c835812f62fd3bd7fcdbd9b948 20a99d45132bf9076bb6ee56ce4664d2 4e8ea4e6714006e248ae32d1da20034f f23421be782022248a694a34269b9398 255c6aa531b51ee03a2e925077e10c62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832757547728896 |