Educação para a sustentabilidade em cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: documentos norteadores e estratégias docentes
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44667 |
Resumo: | A gestão de ações que possam promover a sustentabilidade nos diversos setores da sociedade tem sido um dos grandes desafios do mundo contemporâneo, tendo em vista o grau de interferência antrópica na Terra que, por sua vez, tem causado efeitos desastrosos, não apenas ao meio ambiente, mas também nas relações entre as sociedades e destas com o planeta. É essencial pensarmos em estratégias que melhorem a vida das pessoas e da coletividade, buscando amenizar essas relações, muitas vezes polarizadas de produção e consumo, e de injustiças sociais, situações cada vez mais comuns na contemporaneidade. Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas – ONU, lançou, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda a ser cumprida até 2030 pelos países signatários. Considerando que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem sinalizando, em seus documentos oficiais, ações para a sustentabilidade e tendo em vista a premissa de que a Educação para a Sustentabilidade (EDS) é o melhor caminho para divulgar os ODS e, com isso, colocar em prática diversas ações sustentáveis de maneira institucionalizada, foi objetivo desta pesquisa caracterizar a identidade formativa para a práxis pedagógica no que se refere à Educação para a Sustentabilidade (EDS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando compreender como essa temática chega às salas de aulas em cinco desses cursos: Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Nessa direção, são questões que compõem esta tese: os documentos oficiais da UFRN e as práticas pedagógicas dos docentes dos cursos de formação de professores trazem a sustentabilidades na sua essência? Além disso, os planejamentos dos docentes desses cursos de formação docente tendem para uma prática pedagógica transformadora? Para responder a esses questionamentos, foram analisados os dois últimos Planos de Desenvolvimento Institucional da UFRN, bem como Resoluções do Conselho de Ensino, pesquisa e extensão (CONSEPE), na busca de sinalizações que apontem para os ODS e a sustentabilidade. Foram realizadas entrevistas interventivas com 198 discentes e 14 docentes formadores, presencialmente, durante aulas em 14 componentes curriculares, nos semestres letivos de 2018.1 a 2020.1. Os resultados revelaram que a sustentabilidade é um tema em pauta nos planos de gestão da UFRN há mais de uma década e que os seus documentos oficiais propõem ações em sustentabilidade. Por outro lado, identificamos documentos que necessitarão de adequações para sua coadunação com os ODS. Os alunos avaliaram que as estratégias pedagógicas utilizadas por seus professores favoreceram práticas dialógicas, respeitando as histórias de vida dos educandos, na direção de um ensino verdadeiramente transformador que, ao menos em parte, remete às concepções de Paulo Freire. Em contrapartida, também identificamos que alguns educadores planejaram as suas aulas utilizando-se de estratégias consideradas bancárias, ou seja, que valorizavam excessivamente a memorização. A maioria dos alunos e professores entrevistados não conhecia os ODS, mas, mesmo assim, os educadores e alunos discutiram em suas aulas, temas ligados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo o ODS 4 – Educação de Qualidade – o mais trabalhado durante as aulas. Os professores dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia foram os que mais trataram do tema sustentabilidade em suas aulas. O feedback dado pelos professores formadores sobre as entrevistas interventivas realizadas pelo entrevistador permitiu identificar que o ato de planejar para a sustentabilidade não foi generalizado, especialmente porque, aparentemente, os conteúdos das disciplinas pareciam não permitir aproximação com os ODS. Além disso, também verificamos nos relatos da maioria dos professores, que as intervenções realizadas pelo entrevistador, durante a coleta de dados, interferiram positivamente para o ato de planejar no enfoque da Educação para a Sustentabilidade. Apesar disso, esses relatos também revelaram uma preocupação com a falta de tempo para um planejamento mais adequado, numa perspectiva da sustentabilidade e dos ODS. |
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Ramineli, Jorge Luiz Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8562328724271928http://lattes.cnpq.br/4511989641459455Nunez, Isauro BeltranAlmeida Júnior, José Jailson dehttp://lattes.cnpq.br/8768677759534396Palharini, Luciana Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/4547482388427152Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/0760132662492277Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de2021-10-20T15:57:31Z2021-10-20T15:57:31Z2021-05-28RAMINELI, Jorge Luiz Ferreira. Educação para a sustentabilidade em cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: documentos norteadores e estratégias docentes. 2021. 211f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44667A gestão de ações que possam promover a sustentabilidade nos diversos setores da sociedade tem sido um dos grandes desafios do mundo contemporâneo, tendo em vista o grau de interferência antrópica na Terra que, por sua vez, tem causado efeitos desastrosos, não apenas ao meio ambiente, mas também nas relações entre as sociedades e destas com o planeta. É essencial pensarmos em estratégias que melhorem a vida das pessoas e da coletividade, buscando amenizar essas relações, muitas vezes polarizadas de produção e consumo, e de injustiças sociais, situações cada vez mais comuns na contemporaneidade. Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas – ONU, lançou, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda a ser cumprida até 2030 pelos países signatários. Considerando que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem sinalizando, em seus documentos oficiais, ações para a sustentabilidade e tendo em vista a premissa de que a Educação para a Sustentabilidade (EDS) é o melhor caminho para divulgar os ODS e, com isso, colocar em prática diversas ações sustentáveis de maneira institucionalizada, foi objetivo desta pesquisa caracterizar a identidade formativa para a práxis pedagógica no que se refere à Educação para a Sustentabilidade (EDS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando compreender como essa temática chega às salas de aulas em cinco desses cursos: Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Nessa direção, são questões que compõem esta tese: os documentos oficiais da UFRN e as práticas pedagógicas dos docentes dos cursos de formação de professores trazem a sustentabilidades na sua essência? Além disso, os planejamentos dos docentes desses cursos de formação docente tendem para uma prática pedagógica transformadora? Para responder a esses questionamentos, foram analisados os dois últimos Planos de Desenvolvimento Institucional da UFRN, bem como Resoluções do Conselho de Ensino, pesquisa e extensão (CONSEPE), na busca de sinalizações que apontem para os ODS e a sustentabilidade. Foram realizadas entrevistas interventivas com 198 discentes e 14 docentes formadores, presencialmente, durante aulas em 14 componentes curriculares, nos semestres letivos de 2018.1 a 2020.1. Os resultados revelaram que a sustentabilidade é um tema em pauta nos planos de gestão da UFRN há mais de uma década e que os seus documentos oficiais propõem ações em sustentabilidade. Por outro lado, identificamos documentos que necessitarão de adequações para sua coadunação com os ODS. 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O feedback dado pelos professores formadores sobre as entrevistas interventivas realizadas pelo entrevistador permitiu identificar que o ato de planejar para a sustentabilidade não foi generalizado, especialmente porque, aparentemente, os conteúdos das disciplinas pareciam não permitir aproximação com os ODS. Além disso, também verificamos nos relatos da maioria dos professores, que as intervenções realizadas pelo entrevistador, durante a coleta de dados, interferiram positivamente para o ato de planejar no enfoque da Educação para a Sustentabilidade. Apesar disso, esses relatos também revelaram uma preocupação com a falta de tempo para um planejamento mais adequado, numa perspectiva da sustentabilidade e dos ODS.The management of actions that can promote sustainability in the various sectors of society has been one of the great challenges of the contemporary world, in view of the degree of anthropic interference on Earth that, in turn, has caused disastrous effects, not only on the environment, but also in the relations between societies and between them and the planet. It is essential to think of strategies that improve the lives of people and the community, seeking to soften these relationships, often polarized in production and consumption, and social injustices, situations that are increasingly common in contemporary times. In this context, the United Nations - UN launched, in 2015, the Sustainable Development Goals (SDGs), an agenda to be fulfilled by 2030 by the signatory countries. Considering that the Federal University of Rio Grande do Norte has been signaling, in its official documents, actions for sustainability and bearing in mind the premise that Education for Sustainability (EDS) is the best way to disseminate the SDGs and, with that, , to put into practice several sustainable actions in an institutionalized way, the objective of this research was to characterize the formative identity for the pedagogical praxis with regard to Education for Sustainability (EDS) and the Sustainable Development Goals (ODS) in the teacher training courses of Federal University of Rio Grande do Norte, seeking to understand how this theme reaches the classrooms in five of these courses: Biological Sciences, Chemistry, Physics, Mathematics and Pedagogy. In this direction, the questions that make up this thesis are: are the official documents of UFRN and the pedagogical practices of teachers in teacher education courses bringing sustainability in its essence? In addition, do the plans of the teachers of these teacher training courses tend towards a transformative pedagogical practice? To answer these questions, the last two Institutional Development Plans of UFRN were analyzed, as well as Resolutions of the Teaching, Research and Extension Council (CONSEPE), in search of signs that point to the SDGs and sustainability. Interventional interviews were conducted with 198 students and 14 teacher trainers, in person, during classes in 14 curricular components, in the academic semesters from 2018.1 to 2020.1. The results revealed that sustainability has been an issue in UFRN's management plans for over a decade and that its official documents propose actions in sustainability. On the other hand, we have identified documents that will need adjustments for their compliance with the SDGs. The students assessed that the pedagogical strategies used by their teachers favored dialogical practices, respecting the students' life histories, in the direction of a truly transformative teaching that, at least in part, refers to Paulo Freire's conceptions. On the other hand, we also found that some educators planned their classes using strategies considered banking, that is, that they valued memorization excessively. Most of the students and teachers interviewed did not know the SDGs, but even so, the educators and students discussed in their classes, topics related to at least one of the 17 Sustainable Development Goals, with SDG 4 - Quality Education - the most worked during classes. The teachers of the Biological Sciences and Pedagogy courses were the ones who most dealt with the sustainability theme in their classes. The feedback given by the teacher educators on the interventional interviews carried out by the interviewer allowed us to identify that the act of planning for sustainability was not widespread, especially because, apparently, the contents of the subjects did not seem to allow approximation with the SDGs. In addition, we also found in the reports of most teachers, that the interventions performed by the interviewer, during data collection, positively interfered with the act of planning in the Education for Sustainability approach. Despite this, these reports also revealed a concern about the lack of time for more adequate planning, in a perspective of sustainability and the SDGs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEducação para sustentabilidadeFormação docenteEducação transformadoraPráxis pedagógicaPaulo FreireObjetivos de desenvolvimento sustentávelEducação para a sustentabilidade em cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: documentos norteadores e estratégias docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaosustentabilidadecursos_Ramineli_2021.pdfapplication/pdf4672494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44667/1/Educacaosustentabilidadecursos_Ramineli_2021.pdfd554535dd618285b6d068413c6dc3995MD51123456789/446672022-05-02 12:35:08.296oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:35:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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