Compreendendo a dança do Torém: visões de folclore, ritual e tradição entre os Tremembé do Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18704 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir as mudanças históricas e culturais que têm afetado o torém, a dança específica mantida pelos Tremembé do estado do Ceará. Ainda que o torém tenha sido referido em registros históricos desde o século dezenove, ele tem sido objeto de apreciações e percepções diversas por muitos grupos sociais. Índios, pesquisadores, missionários e agentes do Estado têm tido diferentes posições, às vezes contraditórias, sobre a dança. Um de meus principais objetivos é entender como o torém tem sido progressivamente objetificado por idéias de folclore, etnicidade e política a partir dos contextos históricos específicos nos quais eles devem ser situados. Preocupações antropológicas sobre a experiência da etnicidade são relacionadas a elementos particulares da dança, especialmente os significados do vestuário, da música e da performance. |
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