Tecnologia assistiva: a importância de sua implementação para a diversidade e inclusão nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jéssica Aparecida Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56358
Resumo: A diversidade e inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no atendimento ao público e nas equipes de trabalho de empresas é um tema importante que vem ganhando destaque nos últimos anos. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), sancionada em 2015, estabelece que as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar 2% de suas vagas de emprego para PCDs. Além disso, a LBI também garante a acessibilidade a todos os espaços, serviços e produtos, incluindo os ambientes de trabalho. As pessoas com deficiência (PCDs) representam uma parcela significativa da população brasileira, cerca de 8,9%, segundo o IBGE. No entanto, ainda há desafios a serem superados para garantir a diversidade e inclusão dessas pessoas no atendimento ao público e nas equipes de trabalho de empresas. As tecnologias assistivas são recursos que podem auxiliar as PCDs a realizarem tarefas cotidianas, como comunicação, mobilidade, acesso à informação e participação social. Essas tecnologias podem ser utilizadas no atendimento ao público e nas equipes de trabalho de empresas para garantir a acessibilidade e a inclusão das PCDs. A utilização de tecnologias assistivas pode contribuir para melhorar a experiência dos clientes e funcionários, garantindo-lhes um atendimento de qualidade e a possibilidade de participarem plenamente da vida em sociedade. Além de garantir a acessibilidade e a inclusão, a utilização de tecnologias assistivas também pode trazer benefícios para as empresas. As empresas que investem em acessibilidade e inclusão são mais propensas a serem reconhecidas como socialmente responsáveis , e ainda, ter o benefício de desenvolver o "employer branding", atrair e reter talentos. Desta forma, torna-se importante estudar a importância da implementação de tecnologias assistivas como um passo para garantir a diversidade e inclusão de PCDs no atendimento ao público e nas equipes de trabalho de empresas. A pesquisa envolve a procura do problema, a busca da situação atual, a valoração da necessidade de desenvolver soluções, para trazer considerações finais que contribuam para o conhecimento do tema.
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A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), sancionada em 2015, estabelece que as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar 2% de suas vagas de emprego para PCDs. Além disso, a LBI também garante a acessibilidade a todos os espaços, serviços e produtos, incluindo os ambientes de trabalho. As pessoas com deficiência (PCDs) representam uma parcela significativa da população brasileira, cerca de 8,9%, segundo o IBGE. No entanto, ainda há desafios a serem superados para garantir a diversidade e inclusão dessas pessoas no atendimento ao público e nas equipes de trabalho de empresas. As tecnologias assistivas são recursos que podem auxiliar as PCDs a realizarem tarefas cotidianas, como comunicação, mobilidade, acesso à informação e participação social. Essas tecnologias podem ser utilizadas no atendimento ao público e nas equipes de trabalho de empresas para garantir a acessibilidade e a inclusão das PCDs. A utilização de tecnologias assistivas pode contribuir para melhorar a experiência dos clientes e funcionários, garantindo-lhes um atendimento de qualidade e a possibilidade de participarem plenamente da vida em sociedade. Além de garantir a acessibilidade e a inclusão, a utilização de tecnologias assistivas também pode trazer benefícios para as empresas. As empresas que investem em acessibilidade e inclusão são mais propensas a serem reconhecidas como socialmente responsáveis , e ainda, ter o benefício de desenvolver o "employer branding", atrair e reter talentos. Desta forma, torna-se importante estudar a importância da implementação de tecnologias assistivas como um passo para garantir a diversidade e inclusão de PCDs no atendimento ao público e nas equipes de trabalho de empresas. A pesquisa envolve a procura do problema, a busca da situação atual, a valoração da necessidade de desenvolver soluções, para trazer considerações finais que contribuam para o conhecimento do tema.Diversity and inclusion of people with disabilities (PWDs) in customer service and company work teams is an important topic that has been gaining prominence in recent years. The Brazilian Law on the Inclusion of People with Disabilities (LBI), enacted in 2015, establishes that companies with more than 100 employees must reserve 2% of their job openings for PWDs. In addition, the LBI also guarantees accessibility to all spaces, services, and products, including workplaces. PWDs represent a significant portion of the Brazilian population, about 8.9%, according to the IBGE. However, there are still challenges to be overcome to ensure the diversity and inclusion of these people in customer service and company work teams. Assistive technologies are resources that can help PWDs perform everyday tasks such as communication, mobility, access to information, and social participation. These technologies can be used in customer service and company work teams to ensure accessibility and inclusion for PWDs. The use of assistive technologies can contribute to improving the experience of customers and employees, ensuring them quality service and the opportunity to participate fully in society. In addition to ensuring accessibility and inclusion, the use of assistive technologies can also bring benefits to businesses. Companies that invest in accessibility and inclusion are more likely to be recognized as socially responsible, and also have the benefit of developing "employer branding", attracting and retaining talent. In this way, it becomes important to study the importance of implementing assistive technologies as a step towards ensuring the diversity and inclusion of PWDs in customer service and company work teams. The research involves looking for the problem, seeking the current situation, and valuing the need to develop solutions, in order to bring final considerations that contribute to the knowledge of the topic.Universidade Federal do Rio Grande do NorteCiência e Tecnologia com ênfase em negócios tecnológicosUFRNBrasilCiência e TecnologiaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessdiversidadeinclusãotecnologia assistivarecursos humanosTecnologia assistiva: a importância de sua implementação para a diversidade e inclusão nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiaAssistivaImportancia_Costa_2023 .pdfTecnologiaAssistivaImportancia_Costa_2023 .pdfapplication/pdf1358387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56358/4/TecnologiaAssistivaImportancia_Costa_2023%20.pdfa7e4184ea6a0e377f40179d53fea0464MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56358/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56358/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55123456789/563582023-12-20 12:04:57.384oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56358Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T15:04:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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