Investigando o uso de aulas on-line de programação de jogos digitais no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Reis da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23501
Resumo: A introdução de atividades ou mesmo matérias relacionadas ao ensino de programação nas escolas tem sido discutida cada vez mais, com entusiasmo nas associações e comissões que tratam do ensino de Computação. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) recomenda que noções de programação sejam ensinadas a partir do Ensino Básico, argumentando que as habilidades associadas, quando construídas desde cedo, contribuem para o desenvolvimento de raciocínio lógico e resolução de problemas, o que ajuda a aumentar o número de profissionais da área além de trabalhar o despertar vocacional dos jovens. Os jogos digitais são elementos que vêm sendo muito utilizados na inserção do ensino de programação nas escolas por oferecerem momentos lúdicos e interativos no processo de aprendizagem. Além disso, são atrativos ao aluno e aumentam a disposição deste para aprender. Assim, este trabalho de doutorado consistiu na realização de um conjunto de estudos experimentais para se investigar diferentes formatos de aulas on-line de ensino de programação de jogos digitais para a educação básica, resultando em um modelo de Tutoria Virtual. Nesse contexto, este trabalho propõe: (i) criar uma metodologia de ensino de programação de jogos digitais on-line que possa ser utilizada em larga escala; (ii) ensinar programação de jogos nas escolas através de formatos de videoaulas; e (iii) a condução de estudos empíricos que busquem identificar os benefícios e limitações da metodologia proposta. Os resultados obtidos em tais estudos trazem evidências que os formatos são viáveis, e que apresentaram um bom nível de entendimento pelos alunos. Além disso, nossos resultados sugerem que o uso do Formato Tutor Virtual é promissor para a aquisição de habilidades de programação de jogos digitais utilizando a ferramenta Construct2, quando os programadores têm pouca ou nenhuma experiência prática com programação. Por fim, a percepção dos alunos através do Formato Tutor Virtual foi positiva quando comparada com os outros formatos investigados.
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No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) recomenda que noções de programação sejam ensinadas a partir do Ensino Básico, argumentando que as habilidades associadas, quando construídas desde cedo, contribuem para o desenvolvimento de raciocínio lógico e resolução de problemas, o que ajuda a aumentar o número de profissionais da área além de trabalhar o despertar vocacional dos jovens. Os jogos digitais são elementos que vêm sendo muito utilizados na inserção do ensino de programação nas escolas por oferecerem momentos lúdicos e interativos no processo de aprendizagem. Além disso, são atrativos ao aluno e aumentam a disposição deste para aprender. Assim, este trabalho de doutorado consistiu na realização de um conjunto de estudos experimentais para se investigar diferentes formatos de aulas on-line de ensino de programação de jogos digitais para a educação básica, resultando em um modelo de Tutoria Virtual. Nesse contexto, este trabalho propõe: (i) criar uma metodologia de ensino de programação de jogos digitais on-line que possa ser utilizada em larga escala; (ii) ensinar programação de jogos nas escolas através de formatos de videoaulas; e (iii) a condução de estudos empíricos que busquem identificar os benefícios e limitações da metodologia proposta. Os resultados obtidos em tais estudos trazem evidências que os formatos são viáveis, e que apresentaram um bom nível de entendimento pelos alunos. Além disso, nossos resultados sugerem que o uso do Formato Tutor Virtual é promissor para a aquisição de habilidades de programação de jogos digitais utilizando a ferramenta Construct2, quando os programadores têm pouca ou nenhuma experiência prática com programação. Por fim, a percepção dos alunos através do Formato Tutor Virtual foi positiva quando comparada com os outros formatos investigados.The introduction of activities or even disciplines related to the teaching programming in schools has been increasingly discussed with enthusiasm in associations and commissions that deal with teaching of Computing. In Brazil, the Brazilian Computer Society (SBC) recommends that programming notions should be taught since elementary school. They argue that the associated skills, when assimilated early, contribute to the development of logical reasoning and problem solving, which contributes to increasing number of professionals in the area and also develops the vocational aptitude of teenagers. The digital games are elements that have been often used to introduce teaching programming in the schools by offering playful and interactive moments in the learning process, being attractive to the student and increasing the student's disposal to learn. Thus, this doctoral work consisted in the realization of a set of experimental studies that investigates different formats of online classes of digital games programming for elementary school students, resulting in a model of Virtual Tutoring. In this context, this work proposes: (i) to create a teaching methodology of online digital game programming that can be used on a large scale; (ii) teach game programming in schools using video lectures; and (iii) conduct empirical studies that seeks for evidences of benefits and limitations of the proposed methodology. The results obtained from such studies bring evidences that the formats are feasible and indicate a good level of understanding by the students. In addition, our results suggest that using the Virtual Tutoring format is promising for the development of digital game programming skills when programmers have few or none experience programming practice. Finally, the students' perception using Virtual Tutoring format was positive when compared with the others investigated formats.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOEnsino de programaçãoProgramação de jogos digitaisEnsino on-lineEstudos empíricosEducação básicaInvestigando o uso de aulas on-line de programação de jogos digitais no ensino básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALThiagoReisDaSilva_TESE.pdfThiagoReisDaSilva_TESE.pdfapplication/pdf3756018https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23501/1/ThiagoReisDaSilva_TESE.pdf62f698a486286ac41270191ccc59f505MD51TEXTThiagoReisDaSilva_TESE.pdf.txtThiagoReisDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain397440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23501/4/ThiagoReisDaSilva_TESE.pdf.txte78c971ac29d563e309918bdcec7e02aMD54THUMBNAILThiagoReisDaSilva_TESE.pdf.jpgThiagoReisDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2972https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23501/5/ThiagoReisDaSilva_TESE.pdf.jpg3814c1a86076e6c44918376806e3209dMD55123456789/235012017-11-03 14:45:04.312oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23501Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T17:45:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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