Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Cilene de Menezes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20724
Resumo: Esta pesquisa parte do interesse em compreender a questão do saber docente, precisamente dos saberes necessários à docência relacionados à profissionalização do professor, ou seja, que saberes os professores constroem no seu contexto de trabalho. Temos consciência que o estágio é um momento de fundamental importância para a elaboração de saberes iniciais da profissão docente e da construção da identidade profissional. Buscando entender tais aspectos indagamos: que saberes os estagiários constroem ou mobilizam durante a prática de ensino desenvolvida no estágio? Temos como objetivo compreender o processo identitário dos licenciandos de Pedagogia da UFRN e identificar os saberes construídos na prática de ensino desenvolvida durante o estágio supervisionado do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com dez (10) acadêmicos que em 2014.1 haviam realizado a prática de ensino no estágio supervisionado. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Como referencial teórico, apoiamo-nos também em autores como Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1995), Perrenoud (2002), dentre outros, que tratam dos saberes docentes no âmbito da profissionalização docente, estabelecendo relação com o processo identitário. Os resultados obtidos indicam que, no que se referem à identidade profissional, os estudos teóricos no percurso da formação inicial, aliados às experiências vivenciadas principalmente no estágio, contribuíram para mudar o que os alunos sabiam sobre a docência, ou seja, o que é necessário para ser professor. Desse modo, alguns fortaleceram a identidade com a profissão enquanto outros desistiram de investir na carreira docente. Em relação aos saberes construídos, é possível afirmar que os estagiários percebem a pluralidade de saberes necessários a uma profissão tão complexa, como a docente. Porém, como em uma síntese, esses saberes se voltam para o saber planejar aulas considerando as necessidades discentes e seu contexto social. Os estagiários declaram saber realizar a mediação da aprendizagem através do diálogo e de atividades bem estruturadas e que a afetividade colabora para a aprendizagem. Nessa direção, entendemos que as construções de saberes no estágio se articularam a uma reflexão sobre a própria prática e indicam o que foi mais significativo em termos de aprendizagem na percepção dos alunos. A partir desse entendimento, acreditamos que os momentos de observação (primeiro passo no estágio) e a própria regência poderiam ser mais considerados no processo formativo, assim, os alunos registrariam o aprendizado proporcionado pela prática. Faz-se necessário, portanto, que os alunos investiguem a própria atividade pedagógica, transformando seus saberes numa contínua construção e reconstrução de suas identidades a partir do significado social que atribuem à docência.
id UFRN_6e5ad71e1133f7873baafabb3bc3cca0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20724
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Maria Cilene de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/9754881932477712http://lattes.cnpq.br/9948649246857678Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz dehttp://lattes.cnpq.br/5195640047312319Melo, Elda Silva do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1296070757502494Contaldo, Silvia Maria dehttp://lattes.cnpq.br/3941343383404942Sá Júnior, Lucrecio Araújo de2016-06-16T00:45:24Z2016-06-16T00:45:24Z2015-07-28SILVA, Maria Cilene de Menezes. Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN. 2015. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20724Esta pesquisa parte do interesse em compreender a questão do saber docente, precisamente dos saberes necessários à docência relacionados à profissionalização do professor, ou seja, que saberes os professores constroem no seu contexto de trabalho. Temos consciência que o estágio é um momento de fundamental importância para a elaboração de saberes iniciais da profissão docente e da construção da identidade profissional. Buscando entender tais aspectos indagamos: que saberes os estagiários constroem ou mobilizam durante a prática de ensino desenvolvida no estágio? Temos como objetivo compreender o processo identitário dos licenciandos de Pedagogia da UFRN e identificar os saberes construídos na prática de ensino desenvolvida durante o estágio supervisionado do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com dez (10) acadêmicos que em 2014.1 haviam realizado a prática de ensino no estágio supervisionado. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Como referencial teórico, apoiamo-nos também em autores como Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1995), Perrenoud (2002), dentre outros, que tratam dos saberes docentes no âmbito da profissionalização docente, estabelecendo relação com o processo identitário. Os resultados obtidos indicam que, no que se referem à identidade profissional, os estudos teóricos no percurso da formação inicial, aliados às experiências vivenciadas principalmente no estágio, contribuíram para mudar o que os alunos sabiam sobre a docência, ou seja, o que é necessário para ser professor. Desse modo, alguns fortaleceram a identidade com a profissão enquanto outros desistiram de investir na carreira docente. Em relação aos saberes construídos, é possível afirmar que os estagiários percebem a pluralidade de saberes necessários a uma profissão tão complexa, como a docente. Porém, como em uma síntese, esses saberes se voltam para o saber planejar aulas considerando as necessidades discentes e seu contexto social. Os estagiários declaram saber realizar a mediação da aprendizagem através do diálogo e de atividades bem estruturadas e que a afetividade colabora para a aprendizagem. Nessa direção, entendemos que as construções de saberes no estágio se articularam a uma reflexão sobre a própria prática e indicam o que foi mais significativo em termos de aprendizagem na percepção dos alunos. A partir desse entendimento, acreditamos que os momentos de observação (primeiro passo no estágio) e a própria regência poderiam ser mais considerados no processo formativo, assim, os alunos registrariam o aprendizado proporcionado pela prática. Faz-se necessário, portanto, que os alunos investiguem a própria atividade pedagógica, transformando seus saberes numa contínua construção e reconstrução de suas identidades a partir do significado social que atribuem à docência.Esta investigación parte del interés en la comprensión de la cuestión de los conocimientos enseñanza, precisamente el conocimiento necesario para el profesor profesional relacionada enseñanza, es decir, cuáles son los conocimientos, los profesores a construir en su contexto de trabajo. Somos conscientes de que el escenario es un momento de importancia fundamental para el desarrollo del conocimiento inicial de la profesión docente y la construcción de la identidad profesional. Tratando de entender estos aspectos nos preguntamos: ¿Qué conocimientos de los futuros profesores construyen o se movilizan durante la práctica docente desarrollado en el escenario? Nuestro objetivo es entender el proceso de identidad de estudiantes Pedagogía UFRN e identificar el conocimiento construido sobre la práctica docente desarrollada durante el entrenamiento supervisado de dicho curso. Se trata de una investigación cualitativa, y tenía como instrumento de recolección de datos, entrevistas semi-estructuradas con diez (10) en 2014.1 académicos que habían ocupado la práctica docente en el entrenamiento supervisado. Las entrevistas fueron sometidas a análisis de contenido propuesto por Bardin (2011). Como marco teórico, los autores también apoyan en tan Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1995), Perrenoud (2002), entre otros, se trata de la enseñanza de conocimientos dentro de la profesionalización docente, estableciendo relación con el proceso de identidad. Los resultados indican que, en lo que respecta a la identidad profesional, estudios teóricos en el curso de formación inicial, junto con las experiencias vividas en su mayoría en el escenario, contribuyeron a cambiar lo que los estudiantes sabían acerca de ser un maestro. Por lo tanto, algunos han fortalecido la identidad con la profesión, mientras que otros han renunciado a invertir en la carrera docente. En cuanto a conocimiento construido, se puede decir que los alumnos se dan cuenta de la pluralidad de conocimientos necesarios para una profesión tan compleja como la enseñanza. Sin embargo, a modo de síntesis, este conocimiento a su vez a aprender a planificar lecciones considerando las necesidades de los estudiantes y su contexto social. Los participantes declaran saber cómo llevar a cabo la mediación del aprendizaje a través del diálogo y actividades bien estructuradas y afecto contribuye al aprendizaje. En este sentido, se entiende que las construcciones de conocimiento en el escenario se articularon a reflexionar sobre su propia práctica e indican lo que era más importante en términos de aprendizaje de la percepción de los estudiantes. Sobre la base de este entendimiento, creemos que los momentos de observación (primero paso en el escenario) y el muy regencia podrían considerarse en el proceso de formación, para que los estudiantes se registre el aprendizaje proporcionado por la práctica. Es necesario, por tanto, que los estudiantes investiguen su propia actividad pedagógica, convirtiendo sus conocimientos en una continua construcción y reconstrucción de sus identidades a partir de la importancia social que conceden a la enseñanza.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstágio supervisionadoSaber docenteIdentidade profissionalFormação de professoresProcesso identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdfMariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf676618https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20724/1/MariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf210b19318c8087c1726d3ed1b0f6aee7MD51TEXTMariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.txtMariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain275554https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20724/6/MariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.txt5453d89a25b03d3b1feb87a6581e0dbdMD56THUMBNAILMariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.jpgMariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3579https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20724/7/MariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.jpg15fffb5208e75870440d6be425b418d3MD57123456789/207242017-11-03 11:57:13.676oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20724Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T14:57:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
title Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
spellingShingle Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
Silva, Maria Cilene de Menezes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Estágio supervisionado
Saber docente
Identidade profissional
Formação de professores
title_short Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
title_full Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
title_fullStr Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
title_full_unstemmed Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
title_sort Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
author Silva, Maria Cilene de Menezes
author_facet Silva, Maria Cilene de Menezes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9754881932477712
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9948649246857678
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5195640047312319
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1296070757502494
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Contaldo, Silvia Maria de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3941343383404942
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Cilene de Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá Júnior, Lucrecio Araújo de
contributor_str_mv Sá Júnior, Lucrecio Araújo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Estágio supervisionado
Saber docente
Identidade profissional
Formação de professores
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Saber docente
Identidade profissional
Formação de professores
description Esta pesquisa parte do interesse em compreender a questão do saber docente, precisamente dos saberes necessários à docência relacionados à profissionalização do professor, ou seja, que saberes os professores constroem no seu contexto de trabalho. Temos consciência que o estágio é um momento de fundamental importância para a elaboração de saberes iniciais da profissão docente e da construção da identidade profissional. Buscando entender tais aspectos indagamos: que saberes os estagiários constroem ou mobilizam durante a prática de ensino desenvolvida no estágio? Temos como objetivo compreender o processo identitário dos licenciandos de Pedagogia da UFRN e identificar os saberes construídos na prática de ensino desenvolvida durante o estágio supervisionado do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com dez (10) acadêmicos que em 2014.1 haviam realizado a prática de ensino no estágio supervisionado. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Como referencial teórico, apoiamo-nos também em autores como Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1995), Perrenoud (2002), dentre outros, que tratam dos saberes docentes no âmbito da profissionalização docente, estabelecendo relação com o processo identitário. Os resultados obtidos indicam que, no que se referem à identidade profissional, os estudos teóricos no percurso da formação inicial, aliados às experiências vivenciadas principalmente no estágio, contribuíram para mudar o que os alunos sabiam sobre a docência, ou seja, o que é necessário para ser professor. Desse modo, alguns fortaleceram a identidade com a profissão enquanto outros desistiram de investir na carreira docente. Em relação aos saberes construídos, é possível afirmar que os estagiários percebem a pluralidade de saberes necessários a uma profissão tão complexa, como a docente. Porém, como em uma síntese, esses saberes se voltam para o saber planejar aulas considerando as necessidades discentes e seu contexto social. Os estagiários declaram saber realizar a mediação da aprendizagem através do diálogo e de atividades bem estruturadas e que a afetividade colabora para a aprendizagem. Nessa direção, entendemos que as construções de saberes no estágio se articularam a uma reflexão sobre a própria prática e indicam o que foi mais significativo em termos de aprendizagem na percepção dos alunos. A partir desse entendimento, acreditamos que os momentos de observação (primeiro passo no estágio) e a própria regência poderiam ser mais considerados no processo formativo, assim, os alunos registrariam o aprendizado proporcionado pela prática. Faz-se necessário, portanto, que os alunos investiguem a própria atividade pedagógica, transformando seus saberes numa contínua construção e reconstrução de suas identidades a partir do significado social que atribuem à docência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-16T00:45:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-16T00:45:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Cilene de Menezes. Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN. 2015. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20724
identifier_str_mv SILVA, Maria Cilene de Menezes. Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN. 2015. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20724/1/MariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20724/6/MariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20724/7/MariaCileneDeMenezesSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 210b19318c8087c1726d3ed1b0f6aee7
5453d89a25b03d3b1feb87a6581e0dbd
15fffb5208e75870440d6be425b418d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832894505385984