Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Thales Antônio Xavier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35042
Resumo: Diante do aumento da competitividade, avanço das tecnologias, de crises no setor automotivo e de um novo comportamento do consumidor, surge a necessidade de inovação na maneira de se vender carros. A partir deste contexto, a proposta deste trabalho é analisar a utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital nas concessionárias clientes da autoforce. A empresa é uma startup, fundada em 2015, que presta suporte para diversas concessionárias automotivas no Brasil , especificamente utilizando-se de estratégias para conversão de leads nas etapas do funil de vendas proposto. Para este fim, utilizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa exploratória/descritiva com abordagem qualitativa/quantitativa tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista individual semiestruturada além de dados fornecidos pela organização. Dentre os resultados obtidos, é possível verificar que a utilização deste sistema permite que as concessionárias, além de converterem vendas acima da taxa do setor, identifiquem os gargalos com o objetivo de otimizar os desempenhos das equipes em cada fase do funil. Por fim, julga-se que a utilização do sistema autódromo tem sido uma importante ferramenta de elevação do desempenho em vendas, trazendo contribuições para a eficiência do processo e consequente estratégia organizacional.
id UFRN_7280486d29d0b9fe16a087e015c89781
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35042
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vieira, Thales Antônio XavierSilva, Francisco de Assis Medeiros daAraújo, Hugo Lopes dePignataro, Thelma2018-12-18T22:40:45Z2021-09-20T14:55:40Z2018-12-18T22:40:45Z2021-09-20T14:55:40Z2018-12-102015004743VIEIRA, Thales Antônio Xavier. Utilização do sistema Autódromo como diferencial estratégico em Marketing digital: um estudo de caso na Autoforce. 2018. 67f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35042Diante do aumento da competitividade, avanço das tecnologias, de crises no setor automotivo e de um novo comportamento do consumidor, surge a necessidade de inovação na maneira de se vender carros. A partir deste contexto, a proposta deste trabalho é analisar a utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital nas concessionárias clientes da autoforce. A empresa é uma startup, fundada em 2015, que presta suporte para diversas concessionárias automotivas no Brasil , especificamente utilizando-se de estratégias para conversão de leads nas etapas do funil de vendas proposto. Para este fim, utilizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa exploratória/descritiva com abordagem qualitativa/quantitativa tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista individual semiestruturada além de dados fornecidos pela organização. Dentre os resultados obtidos, é possível verificar que a utilização deste sistema permite que as concessionárias, além de converterem vendas acima da taxa do setor, identifiquem os gargalos com o objetivo de otimizar os desempenhos das equipes em cada fase do funil. Por fim, julga-se que a utilização do sistema autódromo tem sido uma importante ferramenta de elevação do desempenho em vendas, trazendo contribuições para a eficiência do processo e consequente estratégia organizacional.Faced with increased competitiveness, advances in technology, crisis in the automotive sector and new consumer behavior, the need for innovation in the way of selling cars arises. From this context, the proposal of this work is to analyze the use of the autódromo system as a strategic differential in digital marketing in the autoforce customers. The company is a startup, founded in 2015, that provides support to several automotive dealers in Brazil, specifically using strategies for converting leads in the stages of the proposed sales pipeline. For this purpose, a case study was conducted using an exploratory / descriptive research with a qualitative / quantitative approach, having as a data collection instrument a semi-structured individual interview in addition to data provided by the organization. Among the obtained results, it is possible to verify that the use of this system allows the concessionaires, in addition to converting sales above the sector rate, to identify the failures with the objective of optimizing the performance of the teams in each phase of the funnel. Finally, it is judged that the use of the autódromo system has been an important tool to increase sales performance, contributing to the efficiency of the process and consequent organizational strategy.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoMarketing digitalSistema autódromoFunil de vendasSetor automotivoUtilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUtilizacaodosistema_Vieira_2018Utilização do sistema AUTÓDROMO como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na AUTOFORCEapplication/octet-stream1669456https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/1/Utilizacaodosistema_Vieira_201881030ee0f1bc3e7507425b82de0b92ebMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTUtilizacaodosistema_Vieira_2018.txtExtracted texttext/plain93224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/4/Utilizacaodosistema_Vieira_2018.txt8137e6e2c2e8ffd164fc85785ad4a4d1MD54123456789/350422021-09-20 11:55:40.962oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:55:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
title Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
spellingShingle Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
Vieira, Thales Antônio Xavier
Administração
Marketing digital
Sistema autódromo
Funil de vendas
Setor automotivo
title_short Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
title_full Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
title_fullStr Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
title_full_unstemmed Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
title_sort Utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital: um estudo de caso na autoforce
author Vieira, Thales Antônio Xavier
author_facet Vieira, Thales Antônio Xavier
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Francisco de Assis Medeiros da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Hugo Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Thales Antônio Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Marketing digital
Sistema autódromo
Funil de vendas
Setor automotivo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Sistema autódromo
Funil de vendas
Setor automotivo
description Diante do aumento da competitividade, avanço das tecnologias, de crises no setor automotivo e de um novo comportamento do consumidor, surge a necessidade de inovação na maneira de se vender carros. A partir deste contexto, a proposta deste trabalho é analisar a utilização do sistema autódromo como diferencial estratégico em marketing digital nas concessionárias clientes da autoforce. A empresa é uma startup, fundada em 2015, que presta suporte para diversas concessionárias automotivas no Brasil , especificamente utilizando-se de estratégias para conversão de leads nas etapas do funil de vendas proposto. Para este fim, utilizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa exploratória/descritiva com abordagem qualitativa/quantitativa tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista individual semiestruturada além de dados fornecidos pela organização. Dentre os resultados obtidos, é possível verificar que a utilização deste sistema permite que as concessionárias, além de converterem vendas acima da taxa do setor, identifiquem os gargalos com o objetivo de otimizar os desempenhos das equipes em cada fase do funil. Por fim, julga-se que a utilização do sistema autódromo tem sido uma importante ferramenta de elevação do desempenho em vendas, trazendo contribuições para a eficiência do processo e consequente estratégia organizacional.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-18T22:40:45Z
2021-09-20T14:55:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-18T22:40:45Z
2021-09-20T14:55:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015004743
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Thales Antônio Xavier. Utilização do sistema Autódromo como diferencial estratégico em Marketing digital: um estudo de caso na Autoforce. 2018. 67f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35042
identifier_str_mv 2015004743
VIEIRA, Thales Antônio Xavier. Utilização do sistema Autódromo como diferencial estratégico em Marketing digital: um estudo de caso na Autoforce. 2018. 67f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/1/Utilizacaodosistema_Vieira_2018
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35042/4/Utilizacaodosistema_Vieira_2018.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 81030ee0f1bc3e7507425b82de0b92eb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
8137e6e2c2e8ffd164fc85785ad4a4d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832766051680256