Lele Burnier e get ready with me: ações de hiper-ritualização no TikTok
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50191 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva desenvolver uma análise acerca da influência de Lele Burnier, através da rede social TikTok, no consumo de marcas de luxo por jovens da Geração Z. Para realização do estudo, recorreu-se à revisitação das categorias de hiper-ritualização de Erving Goffman (1979), acompanhada de uma análise sobre o branding das marcas de luxo e sua relação com a Geração Z, além de um estudo sobre o surgimento dos influenciadores, mais especificamente na plataforma citada, apoiada na produção de Issaaf Karhawi (2021, 2022). Para o desenvolvimento da análise, foram selecionados cinco vídeos de Burnier para observação detalhada a respeito dos elementos que os compõem. Com isso, foi possível discorrer sobre esse poder de influência da Lele sobre jovens e o consumo de marcas de luxo a partir de um novo olhar, pautado na ritualização, com base na reformulação das categorias de Goffman (1979). |
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Guedes, Talita GouveiaOliveira, Raquel AssunçãoKarhawi, IssaafCarvalho, Breno da Silva2022-12-14T22:07:58Z2022-12-14T22:07:58Z2022-12-08GUEDES, Talita Gouveia. Lele Burnier e get ready with me: ações de hiper-ritualização no TikTok. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50191O presente trabalho objetiva desenvolver uma análise acerca da influência de Lele Burnier, através da rede social TikTok, no consumo de marcas de luxo por jovens da Geração Z. Para realização do estudo, recorreu-se à revisitação das categorias de hiper-ritualização de Erving Goffman (1979), acompanhada de uma análise sobre o branding das marcas de luxo e sua relação com a Geração Z, além de um estudo sobre o surgimento dos influenciadores, mais especificamente na plataforma citada, apoiada na produção de Issaaf Karhawi (2021, 2022). Para o desenvolvimento da análise, foram selecionados cinco vídeos de Burnier para observação detalhada a respeito dos elementos que os compõem. Com isso, foi possível discorrer sobre esse poder de influência da Lele sobre jovens e o consumo de marcas de luxo a partir de um novo olhar, pautado na ritualização, com base na reformulação das categorias de Goffman (1979).The current project aims to develop an analysis about the influence, through the TikTok social network, of Lele Burnier on the consumption of luxury brands by Generation Z youth. Goffman (1979), accompanied by an analysis of the branding of luxury brands and their relationship with Generation Z, in addition to a study on the emergence of influencers, more specifically on the aforementioned platform, based on the production of Issaaf Karhawi (2021, 2022 ). For the development of the analysis, five Burnier videos were selected for detailed observation regarding the elements that compose them. With this, we have the opportunity to discuss Lele's power of influence on young people and the consumption of luxury brands from a new perspective, based on ritualization, starting from the point of view of the reformulation of categories by Goffman (1979).Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoLele BurnierHiper-ritualizaçãoMarcas de luxoBrandingTikTokLele Burnier e get ready with me: ações de hiper-ritualização no TikTokinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLeleBurnierGet_Guedes_2022.pdfLeleBurnierGet_Guedes_2022.pdfapplication/pdf18846185https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50191/1/LeleBurnierGet_Guedes_2022.pdf141d9ccbd8e16a71f0ffaa597ca20543MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50191/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/501912023-01-12 16:19:17.35oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:19:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho objetiva desenvolver uma análise acerca da influência de Lele Burnier, através da rede social TikTok, no consumo de marcas de luxo por jovens da Geração Z. Para realização do estudo, recorreu-se à revisitação das categorias de hiper-ritualização de Erving Goffman (1979), acompanhada de uma análise sobre o branding das marcas de luxo e sua relação com a Geração Z, além de um estudo sobre o surgimento dos influenciadores, mais especificamente na plataforma citada, apoiada na produção de Issaaf Karhawi (2021, 2022). Para o desenvolvimento da análise, foram selecionados cinco vídeos de Burnier para observação detalhada a respeito dos elementos que os compõem. Com isso, foi possível discorrer sobre esse poder de influência da Lele sobre jovens e o consumo de marcas de luxo a partir de um novo olhar, pautado na ritualização, com base na reformulação das categorias de Goffman (1979). |
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