Habilidades culinárias em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jéssica Adla Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48613
Resumo: O desenvolvimento das habilidades culinárias apresenta relação com a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, uma vez que são um conjunto de conhecimentos e comportamentos que possibilitam planejar, gerenciar e preparar o seu próprio alimento. A transição da escola para a universidade é um período de mudanças no estilo de vida, principalmente nos alimentares. Os estudantes universitários relatam barreiras para adquirir hábitos alimentares saudáveis, principalmente pela falta de tempo devido aos estudos, baixa oferta de alimentos saudáveis no ambiente universitário e pouco conhecimento nas habilidades culinárias. Além disso, a pandemia causada pelo novo coronavírus colaborou para uma crise sanitária, afetando ainda mais essa adoção de hábitos alimentares saudáveis e a aquisição de alimentos. Com isso, o objetivo do presente estudo foi caracterizar as habilidades culinárias de estudantes de graduação da UFRN durante a pandemia de COVID-19. Primeiramente, o estudo foi submetido e aprovado ao Comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE 36572420.1.0000.5292, parecer 4.523.788). Posteriormente, a coleta de dados entre os meses de outubro de 2020 a março de 2021 e foi conduzido com os estudantes de graduação da UFRN. Um formulário contendo o Questionário Brasileiro de Avaliação das Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável foi enviado para os endereços eletrônicos institucionais (e-mails) para os estudantes de graduação da UFRN, para ser respondido on-line, utilizando a plataforma Google Forms. A adesão dos estudantes na participação do estudo foi de forma voluntária e sem aleatoriedade, foram coletados dados sobre a caracterização sociodemográfica, estado nutricional e nível das habilidades culinárias dos universitários. No total foram obtidas 823 respostas. Os melhores níveis de habilidades culinárias estão associados com algumas variáveis sociodemográficas, dentre elas: a autodeclaração de saber cozinhar, o maior tempo disponível para cozinhar, o sexo feminino, o aumento do preparo das refeições durante à pandemia e o fato de o estudante e mais uma pessoa serem responsáveis por essas refeições, além do local da principal refeição ser a própria casa. No mais, o estado nutricional classificado em eutrofia também foi associado a maiores níveis das habilidades culinárias estudadas. É evidente, portanto, que os maiores níveis de habilidades culinárias estão relacionados a melhores escolhas alimentares e, consequentemente, a um melhor estado de saúde. Dessa maneira, o ambiente universitário pode ser um dos principais cenários para desenvolver e incentivar as medidas de promoção à saúde como ação de intervenção e melhoria na saúde por meio do estímulo ao desenvolvimento das habilidades culinárias.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição), Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48613Universidade Federal do Rio Grande do NorteNutriçãoUFRNBrasilDepartamento de NutriçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessautoeficácia culináriacozinharconsumo alimentarnutriçãocomportamento alimentaralimentação saudávelHabilidades culinárias em estudantes universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO desenvolvimento das habilidades culinárias apresenta relação com a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, uma vez que são um conjunto de conhecimentos e comportamentos que possibilitam planejar, gerenciar e preparar o seu próprio alimento. A transição da escola para a universidade é um período de mudanças no estilo de vida, principalmente nos alimentares. 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