Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janaína Karla Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.
id UFRN_762f91e99537f2bbb63bca9cf5f4edcb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49785
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Janaína Karla Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0111803982490587http://lattes.cnpq.br/2836927327702138Almeida Júnior, José Jailson dehttp://lattes.cnpq.br/8768677759534396Santos Filho, Pedro Luiz doshttp://lattes.cnpq.br/6532507335363986Shitsuka, RicardoFonseca, Gessica Fabiely2022-11-17T20:03:40Z2022-11-17T20:03:40Z2022-06-27SANTOS, Janaína Karla Gomes. Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal. Orientadora: Géssica Fabiely Fonseca. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.This dissertation has as general aim to identify in some school trajectories, the concepts of teaching and learning in children with microcephaly in the network municipal of child education in Natal and selected municipalities in the Metropolitan Region of Natal. The few publications in the area existing in the field of educational knowledge on this topic drew our attention to a problem regarding the reception of these children in the public network and the difficulties in conducting the educational trajectory. This is a qualitative research based on the testimonies of those responsible (mothers and educators) for such children, bringing to light the academic community the peculiarities of this type of approach. Therefore, we investigated some selected cases that serve us as a basis for thinking about school development, the effective conditions, and the next steps to attend an inclusive education. The research subjects are the teachers and the person responsible for the child and, based on the analysis of the collected data, we produced a primer with suggestions about inclusion, teaching and learning of children with microcephaly.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação especialMicrocefaliaEducação infantilPrática docenteConcepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcepcoesensinoaprendizagem_Santos_2022.pdfapplication/pdf1252715https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49785/1/Concepcoesensinoaprendizagem_Santos_2022.pdf4be1a2fee4a7e836b21db9f0766114b4MD51123456789/497852022-11-17 17:05:12.12oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49785Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-17T20:05:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
title Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
spellingShingle Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
Santos, Janaína Karla Gomes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação especial
Microcefalia
Educação infantil
Prática docente
title_short Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
title_full Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
title_fullStr Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
title_full_unstemmed Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
title_sort Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
author Santos, Janaína Karla Gomes
author_facet Santos, Janaína Karla Gomes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0111803982490587
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2836927327702138
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos Filho, Pedro Luiz dos
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6532507335363986
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Shitsuka, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Janaína Karla Gomes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Almeida Júnior, José Jailson de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8768677759534396
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Gessica Fabiely
contributor_str_mv Almeida Júnior, José Jailson de
Fonseca, Gessica Fabiely
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação especial
Microcefalia
Educação infantil
Prática docente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Microcefalia
Educação infantil
Prática docente
description Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-17T20:03:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-17T20:03:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Janaína Karla Gomes. Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal. Orientadora: Géssica Fabiely Fonseca. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785
identifier_str_mv SANTOS, Janaína Karla Gomes. Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal. Orientadora: Géssica Fabiely Fonseca. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49785/1/Concepcoesensinoaprendizagem_Santos_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4be1a2fee4a7e836b21db9f0766114b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117664355647488