Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia. |
id |
UFRN_762f91e99537f2bbb63bca9cf5f4edcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49785 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Janaína Karla Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0111803982490587http://lattes.cnpq.br/2836927327702138Almeida Júnior, José Jailson dehttp://lattes.cnpq.br/8768677759534396Santos Filho, Pedro Luiz doshttp://lattes.cnpq.br/6532507335363986Shitsuka, RicardoFonseca, Gessica Fabiely2022-11-17T20:03:40Z2022-11-17T20:03:40Z2022-06-27SANTOS, Janaína Karla Gomes. Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal. Orientadora: Géssica Fabiely Fonseca. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.This dissertation has as general aim to identify in some school trajectories, the concepts of teaching and learning in children with microcephaly in the network municipal of child education in Natal and selected municipalities in the Metropolitan Region of Natal. The few publications in the area existing in the field of educational knowledge on this topic drew our attention to a problem regarding the reception of these children in the public network and the difficulties in conducting the educational trajectory. This is a qualitative research based on the testimonies of those responsible (mothers and educators) for such children, bringing to light the academic community the peculiarities of this type of approach. Therefore, we investigated some selected cases that serve us as a basis for thinking about school development, the effective conditions, and the next steps to attend an inclusive education. The research subjects are the teachers and the person responsible for the child and, based on the analysis of the collected data, we produced a primer with suggestions about inclusion, teaching and learning of children with microcephaly.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação especialMicrocefaliaEducação infantilPrática docenteConcepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcepcoesensinoaprendizagem_Santos_2022.pdfapplication/pdf1252715https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49785/1/Concepcoesensinoaprendizagem_Santos_2022.pdf4be1a2fee4a7e836b21db9f0766114b4MD51123456789/497852022-11-17 17:05:12.12oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49785Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-17T20:05:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal |
title |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal |
spellingShingle |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal Santos, Janaína Karla Gomes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação especial Microcefalia Educação infantil Prática docente |
title_short |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal |
title_full |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal |
title_fullStr |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal |
title_full_unstemmed |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal |
title_sort |
Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal |
author |
Santos, Janaína Karla Gomes |
author_facet |
Santos, Janaína Karla Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0111803982490587 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2836927327702138 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos Filho, Pedro Luiz dos |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6532507335363986 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Shitsuka, Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Janaína Karla Gomes |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Almeida Júnior, José Jailson de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8768677759534396 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
contributor_str_mv |
Almeida Júnior, José Jailson de Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação especial Microcefalia Educação infantil Prática docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Microcefalia Educação infantil Prática docente |
description |
Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-17T20:03:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-17T20:03:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Janaína Karla Gomes. Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal. Orientadora: Géssica Fabiely Fonseca. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Janaína Karla Gomes. Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal. Orientadora: Géssica Fabiely Fonseca. 2022. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49785/1/Concepcoesensinoaprendizagem_Santos_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4be1a2fee4a7e836b21db9f0766114b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117664355647488 |