O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Batista da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. Propondo divulgar o uso e aplicação do Método “Da Capo” do professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) que está em sintonia com as propostas das pedagogias musicais atuais. O método “Da Capo” adapta-se para o aprendizado teórico e prático com músicas folclóricas brasileiras aproximando de uma realidade melódica brasileira. Durante a sua aplicação possibilita, além da composição da Banda de música, à criação de conjuntos com formações menores como duos, trios e quartetos no próprio corpo musical trabalhado. Desta forma, fortalece uma autoestima tão benéfica à formação dos alunos e fazendo um diálogo ativo entre a Banda de Música e às manifestações musicais presentes nas comunidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a inserção do método “Da Capo” de forma prática, onde se adaptou o seu conteúdo para sensibilizar os alunos nos aspectos de: afinação, equalização, equilíbrio, memorização e interpretação. É preciso também atentar a importância do método “Da Capo” no processo de musicalização: tanto para o seu papel de agente transformador e socializador do indivíduo, quanto na contribuição para a formação do seu caráter e desenvolvimento de sua consciência crítica. Na conclusão, constatou-se que o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão é uma ferramenta adequada para o ensinamento musical nas bandas de música, por ser uma alternativa eficiente e viável para a realização da educação musical no Brasil.
id UFRN_77220acc7c32ab396bc627b696bbdbe7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33751
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, João Batista daCarvalho, Valéria Lázaro deGonzaga, Maria Clara de AlmeidaOliveira, André Luiz Muniz de2019-06-28T15:09:32Z2021-09-16T13:16:30Z2019-06-28T15:09:32Z2021-09-16T13:16:30Z2019-06-1420150102273SILVA, João Batista da. O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. Propondo divulgar o uso e aplicação do Método “Da Capo” do professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) que está em sintonia com as propostas das pedagogias musicais atuais. O método “Da Capo” adapta-se para o aprendizado teórico e prático com músicas folclóricas brasileiras aproximando de uma realidade melódica brasileira. Durante a sua aplicação possibilita, além da composição da Banda de música, à criação de conjuntos com formações menores como duos, trios e quartetos no próprio corpo musical trabalhado. Desta forma, fortalece uma autoestima tão benéfica à formação dos alunos e fazendo um diálogo ativo entre a Banda de Música e às manifestações musicais presentes nas comunidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a inserção do método “Da Capo” de forma prática, onde se adaptou o seu conteúdo para sensibilizar os alunos nos aspectos de: afinação, equalização, equilíbrio, memorização e interpretação. É preciso também atentar a importância do método “Da Capo” no processo de musicalização: tanto para o seu papel de agente transformador e socializador do indivíduo, quanto na contribuição para a formação do seu caráter e desenvolvimento de sua consciência crítica. Na conclusão, constatou-se que o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão é uma ferramenta adequada para o ensinamento musical nas bandas de música, por ser uma alternativa eficiente e viável para a realização da educação musical no Brasil.This research presents a report about a wind and percussion instruments collective teaching experience in the Wind Ensemble-Course of PRONATEC at the city of Campo Grande-RN. The "Da Capo" Method by Professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) was used. This material uses Brazilian folk songs as part of its proposed exercises for theoretical and practical learning making the pedagogical approach to a Brazilian melodic reality. The use of this Method proposes as part of its approach to create smaller formations such as duos, trios and quartets to improve the wind ensemble experience. It helps to increase the confidence of the students and promotes a better dialogue between the different sets of the ensemble as much as stimulates in these smaller formations to contemplate musical manifestations present in the student‟s communities. The methodology used for the development of this work was to insert the "Da Capo" method in a practical way, where its content was adapted to sensitize students in the aspects of: tuning, equalization, balance, memorization and interpretation. It is also necessary to consider the importance of the "Da Capo" method in the process of musicalization. As part of this process, it helps both to transforming and to socializing the individual, as well as contributing to the formation of his character and critical awareness. As a result it was verified that the collective teaching of wind and percussion instruments is an adequate tool for musical teaching in music bands, as it is an efficient and viable alternative for music education in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em MúsicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação musicalEnsino coletivo de músicaBandas de músicaMétodo Da CapoO ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdfapplication/pdf6272523https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/1/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf19bec68995c1d8554e663afd913d6b85MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTOensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain83637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/4/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf.txtfd756ebb23456ab1deb98ab779a7df5aMD54123456789/337512021-09-16 10:16:30.835oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-16T13:16:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
title O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
spellingShingle O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
Silva, João Batista da
Educação musical
Ensino coletivo de música
Bandas de música
Método Da Capo
title_short O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
title_full O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
title_fullStr O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
title_full_unstemmed O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
title_sort O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC realizado na cidade de Campo Grande-RN: um relato de experiência
author Silva, João Batista da
author_facet Silva, João Batista da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gonzaga, Maria Clara de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Batista da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, André Luiz Muniz de
contributor_str_mv Oliveira, André Luiz Muniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Ensino coletivo de música
Bandas de música
Método Da Capo
topic Educação musical
Ensino coletivo de música
Bandas de música
Método Da Capo
description O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. Propondo divulgar o uso e aplicação do Método “Da Capo” do professor Joel Luiz da Silva Barbosa (1964) que está em sintonia com as propostas das pedagogias musicais atuais. O método “Da Capo” adapta-se para o aprendizado teórico e prático com músicas folclóricas brasileiras aproximando de uma realidade melódica brasileira. Durante a sua aplicação possibilita, além da composição da Banda de música, à criação de conjuntos com formações menores como duos, trios e quartetos no próprio corpo musical trabalhado. Desta forma, fortalece uma autoestima tão benéfica à formação dos alunos e fazendo um diálogo ativo entre a Banda de Música e às manifestações musicais presentes nas comunidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a inserção do método “Da Capo” de forma prática, onde se adaptou o seu conteúdo para sensibilizar os alunos nos aspectos de: afinação, equalização, equilíbrio, memorização e interpretação. É preciso também atentar a importância do método “Da Capo” no processo de musicalização: tanto para o seu papel de agente transformador e socializador do indivíduo, quanto na contribuição para a formação do seu caráter e desenvolvimento de sua consciência crítica. Na conclusão, constatou-se que o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão é uma ferramenta adequada para o ensinamento musical nas bandas de música, por ser uma alternativa eficiente e viável para a realização da educação musical no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-28T15:09:32Z
2021-09-16T13:16:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-28T15:09:32Z
2021-09-16T13:16:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150102273
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, João Batista da. O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751
identifier_str_mv 20150102273
SILVA, João Batista da. O ensino coletivo de Instrumentos de sopro e percussão no Curso de Músico de Banda-PRONATEC em Campo Grande-RN. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/1/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33751/4/OensinocoletivodeInstrumentos_Silva_2019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 19bec68995c1d8554e663afd913d6b85
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
fd756ebb23456ab1deb98ab779a7df5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117561091883008