O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839 |
Resumo: | O estudo analisa a formação continuada de professores da educação básica por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no município de Parnamirim/RN. Nesse âmbito, construímos nosso objeto de estudo: o ProInfo e suas especificidades no processo de formação docente. A pergunta de partida que teve, como fio condutor da pesquisa é a seguinte: a partir da ótica dos professores associada à análise documental, como ocorreu a formação continuada de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Quanto aos objetivos, o geral consiste em investigar como ocorreu a formação continuada por meio do ProInfo dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Parnamirim/RN. Como objetivos específicos, definimos: a) Contextualizar o ProInfo e suas especificidades enquanto parte de uma política pública de educação; b) Problematizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação docente, procurando saber como as novas tecnologias podem ou têm influenciado a vida profissional dos professores e suas respectivas formações (a continuada em especial); c) Identificar, com base na ótica dos professores a atuação do ProInfo nas suas respectivas práticas docentes. Essa investigação se desenvolveu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, dos anos de 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas junto a quatro docentes da referida escola. Para analisar os dados, nos ancoramos na técnica de análise de conteúdo de Amado (2013). Dessa análise, constatamos que, apesar da ação de formação do ProInfo haver contribuído para inserção das ferramentas tecnológicas na prática docente, a descontinuidade do processo de formação, a ausência das condições sociais e de infraestrutura estão presentes nas narrativas dos professores como obstáculos para que o uso das TICs façam parte do cotidiano da escola e da prática docente. |
id |
UFRN_78edeeb5257166a69b8265410829d03f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30839 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cid, Lílian Almeida de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2244337017973499Santana, GilmarSilva, Lenina Lopes SoaresPaiva, Irene Alves de2020-12-05T00:07:37Z2020-12-05T00:07:37Z2020-08-10CID, Lílian Almeida de Souza. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839O estudo analisa a formação continuada de professores da educação básica por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no município de Parnamirim/RN. Nesse âmbito, construímos nosso objeto de estudo: o ProInfo e suas especificidades no processo de formação docente. A pergunta de partida que teve, como fio condutor da pesquisa é a seguinte: a partir da ótica dos professores associada à análise documental, como ocorreu a formação continuada de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Quanto aos objetivos, o geral consiste em investigar como ocorreu a formação continuada por meio do ProInfo dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Parnamirim/RN. Como objetivos específicos, definimos: a) Contextualizar o ProInfo e suas especificidades enquanto parte de uma política pública de educação; b) Problematizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação docente, procurando saber como as novas tecnologias podem ou têm influenciado a vida profissional dos professores e suas respectivas formações (a continuada em especial); c) Identificar, com base na ótica dos professores a atuação do ProInfo nas suas respectivas práticas docentes. Essa investigação se desenvolveu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, dos anos de 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas junto a quatro docentes da referida escola. Para analisar os dados, nos ancoramos na técnica de análise de conteúdo de Amado (2013). Dessa análise, constatamos que, apesar da ação de formação do ProInfo haver contribuído para inserção das ferramentas tecnológicas na prática docente, a descontinuidade do processo de formação, a ausência das condições sociais e de infraestrutura estão presentes nas narrativas dos professores como obstáculos para que o uso das TICs façam parte do cotidiano da escola e da prática docente.This study analyzes the basic education teacher’s continuing education through the ProInfo program in the city of Parnamirim, in the state of Rio Grande do Norte. This is the frame that is used to build the study’s subject: on one side, there is the ProInfo and its specificities, and, on the other side, there is the teacher’s formation. The study’s starting question that serves as a guiding thread for the research is: starting from the teacher’s point of view associated with document analysis, how did the continuing education of elementary school teachers that received training from ProInfo happen? When it comes to the study’s purposes, the general one consists in investigating how the continuing formation of elementary school teachers from a Parnamirim public school, offered by ProInfo, happened. As specific purposes, the study decided to: a) contextualize Proinfo and its specificities as a part of an education’s public policy; b) problematize the Technology of Information and Communication (TICs) and the teacher’s formation, aiming to know how the new technologies may have, or have, influenced teacher’s professional lives and their respective formations (specially the continuing education); c) identify, based on the teacher’s perspective, ProInfo’s actions on the teacher’s classroom practices. The study developed this investigation in a school that is part of the city of Parnamirim’s municipal school network, with teachers that actively work in classrooms from the first to the fifth year of the elementary school, so it could address some aspects related to the training offered by ProInfo, between 2010 and 2014. This study has a qualitative approach, and its methodological process consisted of a bibliographic review, document analysis, and semistructured interviews with the teachers from the chosen school. In order to analyse the data, we used the content analysis technique proposed by Amado (2013). From this analysis, the study realized that, although ProInfo’s formation action have contributed to the introduction of technological tools in the teaching practices, the formation process’ discontinuity and the lack of social condition and infrastructure are present in the teacher’s narratives as obstacles to the usage of TICs as part of school’s daily life and of the teaching practice.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilProInfoFormação de professoresTICsPrática docenteCapacitaçãoO Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdfapplication/pdf1406510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/1/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf80ac1c442725014f11b18e687c05e16cMD51TEXTProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txtProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain226050https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/2/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txtc7dbae2bc5a7a77dad239b77f7c1f1eaMD52THUMBNAILProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpgProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/3/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpgc4dfe8737bd435837478af006f584c34MD53123456789/308392020-12-06 05:07:09.603oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-06T08:07:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN |
title |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN |
spellingShingle |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN Cid, Lílian Almeida de Souza ProInfo Formação de professores TICs Prática docente Capacitação |
title_short |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN |
title_full |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN |
title_fullStr |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN |
title_full_unstemmed |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN |
title_sort |
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN |
author |
Cid, Lílian Almeida de Souza |
author_facet |
Cid, Lílian Almeida de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2244337017973499 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santana, Gilmar |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Lenina Lopes Soares |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cid, Lílian Almeida de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paiva, Irene Alves de |
contributor_str_mv |
Paiva, Irene Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ProInfo Formação de professores TICs Prática docente Capacitação |
topic |
ProInfo Formação de professores TICs Prática docente Capacitação |
description |
O estudo analisa a formação continuada de professores da educação básica por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no município de Parnamirim/RN. Nesse âmbito, construímos nosso objeto de estudo: o ProInfo e suas especificidades no processo de formação docente. A pergunta de partida que teve, como fio condutor da pesquisa é a seguinte: a partir da ótica dos professores associada à análise documental, como ocorreu a formação continuada de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Quanto aos objetivos, o geral consiste em investigar como ocorreu a formação continuada por meio do ProInfo dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Parnamirim/RN. Como objetivos específicos, definimos: a) Contextualizar o ProInfo e suas especificidades enquanto parte de uma política pública de educação; b) Problematizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação docente, procurando saber como as novas tecnologias podem ou têm influenciado a vida profissional dos professores e suas respectivas formações (a continuada em especial); c) Identificar, com base na ótica dos professores a atuação do ProInfo nas suas respectivas práticas docentes. Essa investigação se desenvolveu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, dos anos de 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas junto a quatro docentes da referida escola. Para analisar os dados, nos ancoramos na técnica de análise de conteúdo de Amado (2013). Dessa análise, constatamos que, apesar da ação de formação do ProInfo haver contribuído para inserção das ferramentas tecnológicas na prática docente, a descontinuidade do processo de formação, a ausência das condições sociais e de infraestrutura estão presentes nas narrativas dos professores como obstáculos para que o uso das TICs façam parte do cotidiano da escola e da prática docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-05T00:07:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-05T00:07:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CID, Lílian Almeida de Souza. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839 |
identifier_str_mv |
CID, Lílian Almeida de Souza. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/1/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/2/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/3/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80ac1c442725014f11b18e687c05e16c c7dbae2bc5a7a77dad239b77f7c1f1ea c4dfe8737bd435837478af006f584c34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832756720402432 |