Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040
Resumo: A pandemia do Covid19 mudou a forma com que os consumidores passaram a fazer suas escolhas de compra e as empresas precisaram se adaptar à nova realidade do mercado. O Grupo Guararapes (Riachuelo), fundado em 1947, vem fazendo um trabalho de digitalização de seus negócios a fim de acompanhar a aceleração da tecnologia que veio junto com a pandemia. O presente trabalho teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas Lojas Riachuelo durante a pandemia do covid19, compreendendo também sua trajetória enquanto marca de varejo de moda off-line e online, entrada de novos negócios, marketplace e omnichannel, bem como seus planos futuros com o novo posicionamento enquanto lifestyle branding. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de diversos autores para justificar as estratégias utilizadas, bem como entender os possíveis riscos, além da busca de matérias publicadas em site sobre as entradas dos novos negócios.
id UFRN_79e2de57507a1a8a80f0e6beafd64700
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49040
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos deBezerra, JosenildoMedeiros, ThiagoMuneiro, Lilian2022-08-04T15:32:47Z2022-08-04T15:32:47Z2022-07-11CARVALHO, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de. Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do Covid-19. 62f. 2022. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040A pandemia do Covid19 mudou a forma com que os consumidores passaram a fazer suas escolhas de compra e as empresas precisaram se adaptar à nova realidade do mercado. O Grupo Guararapes (Riachuelo), fundado em 1947, vem fazendo um trabalho de digitalização de seus negócios a fim de acompanhar a aceleração da tecnologia que veio junto com a pandemia. O presente trabalho teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas Lojas Riachuelo durante a pandemia do covid19, compreendendo também sua trajetória enquanto marca de varejo de moda off-line e online, entrada de novos negócios, marketplace e omnichannel, bem como seus planos futuros com o novo posicionamento enquanto lifestyle branding. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de diversos autores para justificar as estratégias utilizadas, bem como entender os possíveis riscos, além da busca de matérias publicadas em site sobre as entradas dos novos negócios.The Covid19 pandemic changed the way consumers started making their purchasing choices and companies needed to adapt to the new reality of the market. The Guararapes Group (Riachuelo), founded in 1947, has been doing a job of digitizing business in order to monitor the acceleration of technology that came along with the pandemic. The present work aimed to identify and analyze the marketing strategies used by Riachuelo Stores during the covid 19 pandemic, also comprising its trajectory as an offline and online fashion retail brand, new business entry, marketplace and omnichannel, as well as it is future plans with the new positioning as lifestyle branding. A bibliographic research was carried out by several authors to justify the strategies, as well as to understand the possible risks, in addition to the search for articles published on websites about the new business entries.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialVarejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, MarketplaceRetail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, MarketplaceEstratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19Strategy and risk: the growth of Riachuelo stores during the covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdfEstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdfapplication/pdf2082790https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/3/EstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdffec93f98cfaf1d0fcce54f0d9ace0fe3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/490402023-01-12 16:40:42.1oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:40:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Strategy and risk: the growth of Riachuelo stores during the covid-19 pandemic
title Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
spellingShingle Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de
Varejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, Marketplace
Retail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, Marketplace
title_short Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
title_full Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
title_fullStr Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
title_full_unstemmed Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
title_sort Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
author Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de
author_facet Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bezerra, Josenildo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Thiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muneiro, Lilian
contributor_str_mv Muneiro, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, Marketplace
Retail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, Marketplace
topic Varejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, Marketplace
Retail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, Marketplace
description A pandemia do Covid19 mudou a forma com que os consumidores passaram a fazer suas escolhas de compra e as empresas precisaram se adaptar à nova realidade do mercado. O Grupo Guararapes (Riachuelo), fundado em 1947, vem fazendo um trabalho de digitalização de seus negócios a fim de acompanhar a aceleração da tecnologia que veio junto com a pandemia. O presente trabalho teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas Lojas Riachuelo durante a pandemia do covid19, compreendendo também sua trajetória enquanto marca de varejo de moda off-line e online, entrada de novos negócios, marketplace e omnichannel, bem como seus planos futuros com o novo posicionamento enquanto lifestyle branding. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de diversos autores para justificar as estratégias utilizadas, bem como entender os possíveis riscos, além da busca de matérias publicadas em site sobre as entradas dos novos negócios.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-04T15:32:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04T15:32:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de. Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do Covid-19. 62f. 2022. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040
identifier_str_mv CARVALHO, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de. Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do Covid-19. 62f. 2022. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/3/EstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fec93f98cfaf1d0fcce54f0d9ace0fe3
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117764112973824