Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040 |
Resumo: | A pandemia do Covid19 mudou a forma com que os consumidores passaram a fazer suas escolhas de compra e as empresas precisaram se adaptar à nova realidade do mercado. O Grupo Guararapes (Riachuelo), fundado em 1947, vem fazendo um trabalho de digitalização de seus negócios a fim de acompanhar a aceleração da tecnologia que veio junto com a pandemia. O presente trabalho teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas Lojas Riachuelo durante a pandemia do covid19, compreendendo também sua trajetória enquanto marca de varejo de moda off-line e online, entrada de novos negócios, marketplace e omnichannel, bem como seus planos futuros com o novo posicionamento enquanto lifestyle branding. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de diversos autores para justificar as estratégias utilizadas, bem como entender os possíveis riscos, além da busca de matérias publicadas em site sobre as entradas dos novos negócios. |
id |
UFRN_79e2de57507a1a8a80f0e6beafd64700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49040 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos deBezerra, JosenildoMedeiros, ThiagoMuneiro, Lilian2022-08-04T15:32:47Z2022-08-04T15:32:47Z2022-07-11CARVALHO, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de. Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do Covid-19. 62f. 2022. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040A pandemia do Covid19 mudou a forma com que os consumidores passaram a fazer suas escolhas de compra e as empresas precisaram se adaptar à nova realidade do mercado. O Grupo Guararapes (Riachuelo), fundado em 1947, vem fazendo um trabalho de digitalização de seus negócios a fim de acompanhar a aceleração da tecnologia que veio junto com a pandemia. O presente trabalho teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas Lojas Riachuelo durante a pandemia do covid19, compreendendo também sua trajetória enquanto marca de varejo de moda off-line e online, entrada de novos negócios, marketplace e omnichannel, bem como seus planos futuros com o novo posicionamento enquanto lifestyle branding. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de diversos autores para justificar as estratégias utilizadas, bem como entender os possíveis riscos, além da busca de matérias publicadas em site sobre as entradas dos novos negócios.The Covid19 pandemic changed the way consumers started making their purchasing choices and companies needed to adapt to the new reality of the market. The Guararapes Group (Riachuelo), founded in 1947, has been doing a job of digitizing business in order to monitor the acceleration of technology that came along with the pandemic. The present work aimed to identify and analyze the marketing strategies used by Riachuelo Stores during the covid 19 pandemic, also comprising its trajectory as an offline and online fashion retail brand, new business entry, marketplace and omnichannel, as well as it is future plans with the new positioning as lifestyle branding. A bibliographic research was carried out by several authors to justify the strategies, as well as to understand the possible risks, in addition to the search for articles published on websites about the new business entries.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialVarejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, MarketplaceRetail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, MarketplaceEstratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19Strategy and risk: the growth of Riachuelo stores during the covid-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdfEstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdfapplication/pdf2082790https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/3/EstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdffec93f98cfaf1d0fcce54f0d9ace0fe3MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/490402023-01-12 16:40:42.1oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:40:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Strategy and risk: the growth of Riachuelo stores during the covid-19 pandemic |
title |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 |
spellingShingle |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de Varejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, Marketplace Retail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, Marketplace |
title_short |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 |
title_full |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 |
title_fullStr |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 |
title_full_unstemmed |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 |
title_sort |
Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do covid-19 |
author |
Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de |
author_facet |
Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bezerra, Josenildo |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Medeiros, Thiago |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muneiro, Lilian |
contributor_str_mv |
Muneiro, Lilian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, Marketplace Retail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, Marketplace |
topic |
Varejo, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitalização, Marketplace Retail, Riachuelo, Marketing, Omnichannel, Digitization, Marketplace |
description |
A pandemia do Covid19 mudou a forma com que os consumidores passaram a fazer suas escolhas de compra e as empresas precisaram se adaptar à nova realidade do mercado. O Grupo Guararapes (Riachuelo), fundado em 1947, vem fazendo um trabalho de digitalização de seus negócios a fim de acompanhar a aceleração da tecnologia que veio junto com a pandemia. O presente trabalho teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas Lojas Riachuelo durante a pandemia do covid19, compreendendo também sua trajetória enquanto marca de varejo de moda off-line e online, entrada de novos negócios, marketplace e omnichannel, bem como seus planos futuros com o novo posicionamento enquanto lifestyle branding. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de diversos autores para justificar as estratégias utilizadas, bem como entender os possíveis riscos, além da busca de matérias publicadas em site sobre as entradas dos novos negócios. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-04T15:32:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-04T15:32:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de. Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do Covid-19. 62f. 2022. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Hadassa Rhebekka Gsquiwaze Santos de. Estratégia e risco: o crescimento das lojas Riachuelo durante a pandemia do Covid-19. 62f. 2022. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/3/EstrategiaRiscoCrescimento_Carvalho_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49040/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fec93f98cfaf1d0fcce54f0d9ace0fe3 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117764112973824 |