A vivência da escolha profissional para universitários de Natal-RN que desistiram de seus cursos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27117 |
Resumo: | A evasão universitária toma dimensões, cada vez maiores, no decorrer dos anos e afeta toda a sociedade. A literatura aponta que universitários atribuem tal fenômeno a fatores como a qualidade do ensino, às próprias condições socioeconômicas e à qualidade da escolha profissional. Este estudo se trata de uma pesquisa clínico-interpretativa e, nessa perspectiva, objetivando compreender os processos singulares de escolhas acadêmicoprofissionais, de evasão das graduações e perceber se essas vivências repercutiram em desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, nos participantes, nos utilizamos das lentes teóricas da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Mais especificamente dos conceitos de vivência (do russo perezhivanie) e colisões dramáticas, os quais podem levar a mudanças qualitativas e desenvolvimento de Funções Psicológicas Superiores. Ademais, recorremos ao conceito teórico de “poder de agir”, da Clínica da Atividade. Esse foi transposto para o contexto da escolha profissional. No tocante aos aspectos metodológicos, foram realizadas sete entrevistas individuais, com o estabelecimento de postura clínica acolhedora por parte da pesquisadora em relação aos participantes, conduta consoante à metodologia clínico-qualitativa. Os participantes deste estudo foram universitários com idades a partir de 18 anos, residentes em Natal/RN e com histórico de desistência de um ou mais cursos de graduação. A quantidade de entrevistas foi definida com base na demanda espontânea dos universitários que, após divulgação da pesquisa, em redes sociais, demonstraram interesse em participar, bem como na estratégia conhecida como “bola de neve” – indicações dos próprios participantes. Essas foram gravadas, transcritas e passaram pela análise de natureza clínico-interpretativa, conforme o quadro teórico e epistemológico do estudo. Os resultados apontam para escolhas de cursos acadêmico-profissionais motivadas, especialmente, pelo ingresso no ensino superior, facilitado pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU. O que acarretou, em alguns participantes, ausência de identificação com as formações escolhidas. Culminando, portanto, em vivências dramáticas; reavaliações e desistências justificadas pela falta de identificação, por deficiência no processo de ensino-aprendizagem, incipiente construção da escolha profissional e impossibilidade de conciliação entre estudo e trabalho. O diferencial deste estudo foi vislumbrar o fenômeno da evasão universitária sob a ótica do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. Assim, percebeu-se a contribuição de tais vivências, no desenvolvimento da personalidade dos participantes, por meio da construção de novos aprendizados e ampliação da consciência e visão de mundo desses. |
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Ferreira, Ana Paula de AraújoFontes, Flávio FernandesSilva, Alda Karoline Lima daAbreu, Cynara Carvalho deTorres, Tatiana de LucenaFalcão, Jorge Tarcisio da Rocha2019-06-04T19:30:55Z2019-06-04T19:30:55Z2018-06-28FERREIRA, Ana Paula de Araújo. A vivência da escolha profissional para universitários de Natal-RN que desistiram de seus cursos. 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27117A evasão universitária toma dimensões, cada vez maiores, no decorrer dos anos e afeta toda a sociedade. A literatura aponta que universitários atribuem tal fenômeno a fatores como a qualidade do ensino, às próprias condições socioeconômicas e à qualidade da escolha profissional. Este estudo se trata de uma pesquisa clínico-interpretativa e, nessa perspectiva, objetivando compreender os processos singulares de escolhas acadêmicoprofissionais, de evasão das graduações e perceber se essas vivências repercutiram em desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, nos participantes, nos utilizamos das lentes teóricas da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Mais especificamente dos conceitos de vivência (do russo perezhivanie) e colisões dramáticas, os quais podem levar a mudanças qualitativas e desenvolvimento de Funções Psicológicas Superiores. Ademais, recorremos ao conceito teórico de “poder de agir”, da Clínica da Atividade. Esse foi transposto para o contexto da escolha profissional. No tocante aos aspectos metodológicos, foram realizadas sete entrevistas individuais, com o estabelecimento de postura clínica acolhedora por parte da pesquisadora em relação aos participantes, conduta consoante à metodologia clínico-qualitativa. Os participantes deste estudo foram universitários com idades a partir de 18 anos, residentes em Natal/RN e com histórico de desistência de um ou mais cursos de graduação. A quantidade de entrevistas foi definida com base na demanda espontânea dos universitários que, após divulgação da pesquisa, em redes sociais, demonstraram interesse em participar, bem como na estratégia conhecida como “bola de neve” – indicações dos próprios participantes. Essas foram gravadas, transcritas e passaram pela análise de natureza clínico-interpretativa, conforme o quadro teórico e epistemológico do estudo. Os resultados apontam para escolhas de cursos acadêmico-profissionais motivadas, especialmente, pelo ingresso no ensino superior, facilitado pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU. O que acarretou, em alguns participantes, ausência de identificação com as formações escolhidas. Culminando, portanto, em vivências dramáticas; reavaliações e desistências justificadas pela falta de identificação, por deficiência no processo de ensino-aprendizagem, incipiente construção da escolha profissional e impossibilidade de conciliação entre estudo e trabalho. O diferencial deste estudo foi vislumbrar o fenômeno da evasão universitária sob a ótica do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. Assim, percebeu-se a contribuição de tais vivências, no desenvolvimento da personalidade dos participantes, por meio da construção de novos aprendizados e ampliação da consciência e visão de mundo desses.University evasion assumes increasing dimensions over the years and affects the whole society. Published research data indicate that university students attribute this phenomenon to factors such as the quality of teaching, their own socioeconomic conditions and professional choice. In order to understand specificities of processes of academic-professional choices, together with decisions of dropping out these choices and to evaluate repercussions of these experiences on participants intrapersonal dynamics, we have used Vygotsky's historical-cultural theory. More specifically the concepts of experience (translation for Russian word perezhivanie) and dramatic collisions, which can lead to qualitative changes and development of Higher Psychological Functions. In addition, we are equally based on the theoretical concept of "power to act", issued from Activity Clinic general theoretical framework. These conceopts have been used into the context of professional choice among young studenets. Regarding methodological aspects, individual interviews were conducted based on the establishment of a welcoming clinical position on the part of the researcher in relation to the participants, conduct according to the clinical-qualitative methodology proposed by the clinic of the activity. The participants came from the village of Natal / RN, were at least 18 years old and had a biographical history of having dropped off one or more undergraduate courses. The number of interviews was defined based on the spontaneous demand of university students who, after disclosure of the research in social networks, showed interest in participating, and also through the "snowball" method, through indications of the participants themselves. These interviews were recorded, transcribed and passed through a clinical-interpretative analysis, according to the theoretical and epistemological framework of the study. The results point to the choice of academic-professional courses motivated, especially, by the entrance in the higher education, facilitated by the Unified Selection System - SISU. This led, in some participants, to lack of identification with the chosen formations. Culminating, therefore, in dramatic experiences; reevaluations and withdrawals justified by lack of identification, deficiency in the teaching-learning process, incipient construction of professional choice and impossibility of reconciliation between study and work. The differential of this study was to glimpse the phenomenon of university evasion from the perspective of the development of the Higher Psychological Functions. Thus, the contribution of such experiences in the development of the personality of the participants was perceived through the construction of new learning and the expansion of their awareness and world view.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEscolha profissionalEvasão universitáriaVivênciasFunções psicológicas superioresTeoria histórico-culturalA vivência da escolha profissional para universitários de Natal-RN que desistiram de seus cursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVivênciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdfapplication/pdf1466326https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27117/1/Viv%c3%aanciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdfae3a773bae9062b5ff0615caed8ed4f0MD51TEXTVivênciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdf.txtVivênciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain240375https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27117/2/Viv%c3%aanciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdf.txt8ecffe134b2335953d3bf53e7fb528baMD52THUMBNAILVivênciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdf.jpgVivênciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27117/3/Viv%c3%aanciaescolhaprofissional_Ferreira_2018.pdf.jpg852d3afd32ee4095b090ebedf34197ebMD53123456789/271172019-06-09 02:25:08.337oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-09T05:25:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A evasão universitária toma dimensões, cada vez maiores, no decorrer dos anos e afeta toda a sociedade. A literatura aponta que universitários atribuem tal fenômeno a fatores como a qualidade do ensino, às próprias condições socioeconômicas e à qualidade da escolha profissional. Este estudo se trata de uma pesquisa clínico-interpretativa e, nessa perspectiva, objetivando compreender os processos singulares de escolhas acadêmicoprofissionais, de evasão das graduações e perceber se essas vivências repercutiram em desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, nos participantes, nos utilizamos das lentes teóricas da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Mais especificamente dos conceitos de vivência (do russo perezhivanie) e colisões dramáticas, os quais podem levar a mudanças qualitativas e desenvolvimento de Funções Psicológicas Superiores. Ademais, recorremos ao conceito teórico de “poder de agir”, da Clínica da Atividade. Esse foi transposto para o contexto da escolha profissional. No tocante aos aspectos metodológicos, foram realizadas sete entrevistas individuais, com o estabelecimento de postura clínica acolhedora por parte da pesquisadora em relação aos participantes, conduta consoante à metodologia clínico-qualitativa. Os participantes deste estudo foram universitários com idades a partir de 18 anos, residentes em Natal/RN e com histórico de desistência de um ou mais cursos de graduação. A quantidade de entrevistas foi definida com base na demanda espontânea dos universitários que, após divulgação da pesquisa, em redes sociais, demonstraram interesse em participar, bem como na estratégia conhecida como “bola de neve” – indicações dos próprios participantes. Essas foram gravadas, transcritas e passaram pela análise de natureza clínico-interpretativa, conforme o quadro teórico e epistemológico do estudo. Os resultados apontam para escolhas de cursos acadêmico-profissionais motivadas, especialmente, pelo ingresso no ensino superior, facilitado pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU. O que acarretou, em alguns participantes, ausência de identificação com as formações escolhidas. Culminando, portanto, em vivências dramáticas; reavaliações e desistências justificadas pela falta de identificação, por deficiência no processo de ensino-aprendizagem, incipiente construção da escolha profissional e impossibilidade de conciliação entre estudo e trabalho. O diferencial deste estudo foi vislumbrar o fenômeno da evasão universitária sob a ótica do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. Assim, percebeu-se a contribuição de tais vivências, no desenvolvimento da personalidade dos participantes, por meio da construção de novos aprendizados e ampliação da consciência e visão de mundo desses. |
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