Percepção das mães de crianças com risco para transtorno do espectro autista quanto ao perfil comunicativo de seus filhos no contexto da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lidia Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46978
Resumo: Introdução: A identificação dos sinais clínicos de risco para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela própria família é fundamental na busca por auxílio profissional, seja para o processo de diagnóstico, seja para intervenção. Com o contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19 as famílias passaram a conviver mais tempo com seus filhos, o que levou ao aumento da percepção de dificuldades relacionadas à comunicação. Objetivos: Caracterizar a percepção dos cuidadores de crianças com risco para TEA a respeito das dificuldades comunicativas dos seus filhos, além de investigar se essa percepção é compatível com a avaliação fonoaudiológica. Método: Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo observacional, cuja amostra foi composta por oito mães cujos filhos apresentavam indicadores clínicos de risco para o TEA e que foram acompanhados em um projeto de telemonitoramento breve. Os resultados foram divididos em dois manuscritos, sendo que no primeiro foi utilizado o Questionário sobre Dificuldades Comunicativas (QDC); e no segundo foram utilizados o Perfil Funcional da Comunicação (PFC) e o protocolo de pragmática do teste infantil ABFW. Resultados: A partir dos resultados obtidos foi possível caracterizar as principais dificuldades percebidas pelas mães e constatar que a participação no programa de telemonitoramento não provocou mudanças substanciais nessa percepção. Além disso, o perfil comunicativo destas crianças foi caracterizado e comparado com a percepção de suas mães. Conclusão: Os instrumentos utilizados demonstraram capacidade de caracterizar a percepção das mães a respeito das dificuldades comunicativas de seus filhos, contribuindo para o processo diagnóstico e intervenção.
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Com o contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19 as famílias passaram a conviver mais tempo com seus filhos, o que levou ao aumento da percepção de dificuldades relacionadas à comunicação. Objetivos: Caracterizar a percepção dos cuidadores de crianças com risco para TEA a respeito das dificuldades comunicativas dos seus filhos, além de investigar se essa percepção é compatível com a avaliação fonoaudiológica. Método: Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo observacional, cuja amostra foi composta por oito mães cujos filhos apresentavam indicadores clínicos de risco para o TEA e que foram acompanhados em um projeto de telemonitoramento breve. Os resultados foram divididos em dois manuscritos, sendo que no primeiro foi utilizado o Questionário sobre Dificuldades Comunicativas (QDC); e no segundo foram utilizados o Perfil Funcional da Comunicação (PFC) e o protocolo de pragmática do teste infantil ABFW. Resultados: A partir dos resultados obtidos foi possível caracterizar as principais dificuldades percebidas pelas mães e constatar que a participação no programa de telemonitoramento não provocou mudanças substanciais nessa percepção. Além disso, o perfil comunicativo destas crianças foi caracterizado e comparado com a percepção de suas mães. Conclusão: Os instrumentos utilizados demonstraram capacidade de caracterizar a percepção das mães a respeito das dificuldades comunicativas de seus filhos, contribuindo para o processo diagnóstico e intervenção.Introduction: The identification of clinical signs of risk for Autism Spectrum Disorder (ASD) by the family itself is essential in the search for professional help, either for the diagnosis process or for intervention. With the context of social distancing imposed by the COVID-19 pandemic, families began to spend more time with their children, which led to an increase in the perception of difficulties related to communication. Objectives: To characterize the perception of caregivers of children at risk for ASD regarding their children's communicative difficulties, in addition to investigating whether this perception is compatible with the speech therapy assessment. Method: This research was carried out through an observational study, whose sample consisted of eight mothers whose children had clinical indicators of risk for ASD and who were followed up in a brief telemonitoring project. The results were divided into two manuscripts, the first using the Questionnaire on Communicative Difficulties (QDC); and in the second, the Functional Communication Profile (PFC) and the pragmatics protocol of the ABFW child test were used. Results: From the results obtained, it was possible to characterize the main difficulties perceived by the mothers and verify that the participation in the telemonitoring program did not cause substantial changes in this perception. Furthermore, the communicative profile of these children was characterized and compared with the perception of their mothers. Conclusion: The instruments used demonstrated the ability to characterize the perception of mothers regarding their children's communication difficulties, contributing to the diagnosis and intervention process.2023-06-24Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilDesenvolvimento da linguagemDistúrbios da comunicaçãoTranstorno do Espectro AutistaDesenvolvimento infantilCuidadoresPercepção das mães de crianças com risco para transtorno do espectro autista quanto ao perfil comunicativo de seus filhos no contexto da pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPercepcaomaescriancas_Souza_2021.pdfapplication/pdf1532917https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46978/1/Percepcaomaescriancas_Souza_2021.pdf8af22e147f002f6c993d7e75c9551b2fMD51123456789/469782024-03-19 01:05:17.397oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46978Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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