Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiavone, Flávia Barreto Tavares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26565
Resumo: A segurança do paciente destaca-se como uma área atual e de grande relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde. Logo, torna-se imprescindível que o ensino dessa temática seja realizado de forma transversal e efetiva, principalmente subsidiada por tecnologias digitais com a finalidade de atender as demandas atuais dos discentes. E, assim fomentar sua aprendizagem significativa, dado que, a utilização do Serious game favorece a experimentação e imersão do indivíduo na temática o que irá incidir na construção efetiva dos conhecimentos da SP na estrutura cognitiva do aprendiz e, dessa forma, incidir na aprendizagem significativa da SP. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem? E, tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo de um Serious game. Para tal, baseou-se na proposta de Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica, através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que compuseram o recurso educacional; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi. Por fim, os procedimentos analíticos, em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. Constatou-se que o ensino da segurança do paciente baseia-se majoritariamente em aspectos relacionados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Neste panorama, propôs-se roteiros de jogos baseados nestes conteúdos que obtiveram maior frequência na busca realizada, no qual o jogador irá motivarse a buscar seu conhecimento com a nas perda e ganho das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo. Após a construção de seis roteiros, realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do protótipo do Serious game. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo faz-se necessário que o recurso educacional passe por outras etapas de validação como de aparência, usabilidade e efetividade com a finalidade de comprovar sua eficácia para com o ensino da segurança do paciente.
id UFRN_7d467df972ea4f4efd725d9bd3edb3ca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26565
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Chiavone, Flávia Barreto TavaresFerreira Júnior, Marcos AntonioSalvador, Petala Tuani Cândido de OliveiraCogo, Ana Luisa PetersenSantos, Viviane Euzébia Pereira2019-02-06T21:04:36Z2019-02-06T21:04:36Z2018-12-07CHIAVONE, Flávia Barreto Tavares. Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26565A segurança do paciente destaca-se como uma área atual e de grande relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde. Logo, torna-se imprescindível que o ensino dessa temática seja realizado de forma transversal e efetiva, principalmente subsidiada por tecnologias digitais com a finalidade de atender as demandas atuais dos discentes. E, assim fomentar sua aprendizagem significativa, dado que, a utilização do Serious game favorece a experimentação e imersão do indivíduo na temática o que irá incidir na construção efetiva dos conhecimentos da SP na estrutura cognitiva do aprendiz e, dessa forma, incidir na aprendizagem significativa da SP. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem? E, tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo de um Serious game. Para tal, baseou-se na proposta de Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica, através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que compuseram o recurso educacional; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi. Por fim, os procedimentos analíticos, em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. Constatou-se que o ensino da segurança do paciente baseia-se majoritariamente em aspectos relacionados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Neste panorama, propôs-se roteiros de jogos baseados nestes conteúdos que obtiveram maior frequência na busca realizada, no qual o jogador irá motivarse a buscar seu conhecimento com a nas perda e ganho das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo. Após a construção de seis roteiros, realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do protótipo do Serious game. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo faz-se necessário que o recurso educacional passe por outras etapas de validação como de aparência, usabilidade e efetividade com a finalidade de comprovar sua eficácia para com o ensino da segurança do paciente.Patient safety stands out as a current area of great relevance to the care provided by the health sector. Therefore, it is imperative that the teaching of this subject be carried out in a transversal and effective way, mainly subsidized by digital technologies in order to meet the students' current demands. Thus, the use of the Serious game favors the experimentation and immersion of the individual in the theme which will influence the effective construction of the SP knowledge in the cognitive structure of the learner and, therefore, focus on meaningful learning of P. In the meantime, this study establishes the following guiding question: what contents are valid to compose a Serious game to support the teaching of patient safety in nursing? And, it aims to build and validate the content of the prototype of a Serious game to support the teaching of patient safety in nursing. This is a quantitative approach methodological study for the construction and validation of content of a Serious game. For that, it was based on Pasquali's proposal, namely: theoretical procedures, in which a search in the scientific literature was made, through a Scoping review, to elucidate the relevant themes for the construction of the contents that made up the educational resource; This was done by constructing the instrument for validating content via Google Forms and the Delphi steps. Finally, the analytical procedures, in which the calculation and analysis of the content validation coefficients and level of agreement were performed. The study is in accordance with the ethical precepts established by the National Health Council and had its approval authenticated by the consubstantiated opinion of the research ethics committee, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. It was verified that the teaching of patient safety is based mainly on aspects related to the international goals established by the World Health Organization. In this scenario, it was proposed game scripts based on these contents that obtained more frequency in the accomplished search, in which the player will be motivated to seek his knowledge with the loss and gain of the scores, as well as immediate feedbacks and the end of the game. After the construction of six scripts, the steps Delphi I and Delphi II were performed for content validation. At the end of the stages the level of concordance between the judges was calculated, which presented values above 80% and content validation coefficient above 0.8. It is concluded that the constructed scripts are valid in their content for construction of the prototype of the Serious game. However, it should be noted that in addition to content validation, it is necessary for the educational resource to undergo other validation steps such as appearance, usability and effectiveness in order to prove its effectiveness in teaching patient safety.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMSegurança do pacienteEnsinoTecnologia educacionalMateriais de ensinoEstudos de validaçãoEnfermagemConstrução e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagemConstruction and validation of contents of the prototype of a serious game to support the teaching of patient safety in nursinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTConstruçãovalidaçãoconteúdo_Chiavone_2018.pdf.txtConstruçãovalidaçãoconteúdo_Chiavone_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain205523https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26565/2/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oconte%c3%bado_Chiavone_2018.pdf.txt748b05a5db94fd671d3e9aa290b9a859MD52THUMBNAILConstruçãovalidaçãoconteúdo_Chiavone_2018.pdf.jpgConstruçãovalidaçãoconteúdo_Chiavone_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26565/3/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oconte%c3%bado_Chiavone_2018.pdf.jpg18a7131109945542dfde45005b2d8ed8MD53ORIGINALConstruçãovalidaçãoconteúdo_Chiavone_2018.pdfapplication/pdf3497145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26565/1/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oconte%c3%bado_Chiavone_2018.pdf1131f1250cf8d9b262663083fbaae69eMD51123456789/265652019-02-07 01:32:21.837oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26565Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-07T04:32:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Construction and validation of contents of the prototype of a serious game to support the teaching of patient safety in nursing
title Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
spellingShingle Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
Chiavone, Flávia Barreto Tavares
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Segurança do paciente
Ensino
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Estudos de validação
Enfermagem
title_short Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
title_full Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
title_fullStr Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
title_full_unstemmed Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
title_sort Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
author Chiavone, Flávia Barreto Tavares
author_facet Chiavone, Flávia Barreto Tavares
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira Júnior, Marcos Antonio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiavone, Flávia Barreto Tavares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Viviane Euzébia Pereira
contributor_str_mv Santos, Viviane Euzébia Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Segurança do paciente
Ensino
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Estudos de validação
Enfermagem
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do paciente
Ensino
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Estudos de validação
Enfermagem
description A segurança do paciente destaca-se como uma área atual e de grande relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde. Logo, torna-se imprescindível que o ensino dessa temática seja realizado de forma transversal e efetiva, principalmente subsidiada por tecnologias digitais com a finalidade de atender as demandas atuais dos discentes. E, assim fomentar sua aprendizagem significativa, dado que, a utilização do Serious game favorece a experimentação e imersão do indivíduo na temática o que irá incidir na construção efetiva dos conhecimentos da SP na estrutura cognitiva do aprendiz e, dessa forma, incidir na aprendizagem significativa da SP. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem? E, tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo de um Serious game. Para tal, baseou-se na proposta de Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica, através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que compuseram o recurso educacional; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi. Por fim, os procedimentos analíticos, em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. Constatou-se que o ensino da segurança do paciente baseia-se majoritariamente em aspectos relacionados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Neste panorama, propôs-se roteiros de jogos baseados nestes conteúdos que obtiveram maior frequência na busca realizada, no qual o jogador irá motivarse a buscar seu conhecimento com a nas perda e ganho das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo. Após a construção de seis roteiros, realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do protótipo do Serious game. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo faz-se necessário que o recurso educacional passe por outras etapas de validação como de aparência, usabilidade e efetividade com a finalidade de comprovar sua eficácia para com o ensino da segurança do paciente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-06T21:04:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-06T21:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHIAVONE, Flávia Barreto Tavares. Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26565
identifier_str_mv CHIAVONE, Flávia Barreto Tavares. Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26565/2/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oconte%c3%bado_Chiavone_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26565/3/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oconte%c3%bado_Chiavone_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26565/1/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oconte%c3%bado_Chiavone_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 748b05a5db94fd671d3e9aa290b9a859
18a7131109945542dfde45005b2d8ed8
1131f1250cf8d9b262663083fbaae69e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117824160727040